Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para outros grupos prioritários em Arraial do Cabo

Profissionais das forças de segurança e salvamento, pacientes com doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários recebem a vacina nos postos de saúde


Começou nesta quarta-feira (16), a vacinação contra a gripe nos novos grupos prioritários em Arraial do Cabo. Profissionais das forças de segurança e salvamento, pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma, entre outras), caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários recebem a vacina nos postos de saúde. A imunização para os idosos continua sendo realizada de casa em casa.

A vacinação ocorre nas oito Unidades Básicas de Saúde do Município, sendo elas, PS Canaã/Hermes Barcelos, PS Prainha, PS Monte Alto, PS Figueira, PS Sabiá, PS Boa Vista, PS Cabocla. O atendimento acontece de Segunda-Feira à Sexta-Feira, das 09h às 12h, e das 14h às 17h. O esquema de vacinação funciona da seguinte forma:

- São distribuídas 20 senhas no período da manhã e mais 20 senhas no período da tarde, a fim de evitar aglomerações.

- É feita uma triagem pela equipe de enfermagem, verificando se o paciente se enquadra nos critérios determinados pelo Ministério da Saúde no que se refere a vacinação deste grupo.

- Para receber a vacina, as pessoas pertencentes ao grupo prioritário deverão ter em mãos o laudo médico que determine a doença, ou possuir cadastro nos postos de saúde que possam confirmar ou atestar a doença.

- Para categorias como segurança, salvamento e portuários, a vacinação ocorre no local de trabalho com agendamento escalonado.

Por conta da pandemia do Covid-19, os médicos reforçam a necessidade de tomar a vacina da gripe em 2020 para quem faz parte do público alvo da campanha. Entretanto, é preciso deixar claro: a vacina da gripe NÃO protege contra o novo coronavírus. No momento, ela protege contra os vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1) e Influenza B e Influenza A (H3N2).

 Vale ressaltar que a vacinação para os idosos continua sendo aplicada de forma domiciliar a fim de evitar que eles saiam de casa e enfrentem aglomerações nos postos de saúde.

A vacinação ocorre conforme os lotes das vacinas chegam, por isso há uma certa demora. Os lotes são enviadas pelo Estado e distribuídos aos Municípios conforme o número de cadastrados.

O profissionais da saúde estão trabalhando com muito carinho e empenho para vacinar todos os idosos à medida que os lotes chegam. “Pedimos a colaboração de todos neste momento difícil. Sabemos da ansiedade de todos, mas o principal foco agora é evitar aglomerações”.

 

Categorias: Arraial do Cabo Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias