BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (6)

Coronavírus: Prefeito de São Pedro da Aldeia testa negativo para Covid-19 e edita novo decreto; Ex-prefeito de Cabo Frio faz corridinha no quintal de casa; Mais da metade da Câmara cabo-friense troca de partido; Prefeito de Iguaba Grande elogia Mandetta: 'um gestor'; Prefeito de Arraial comemora chegada dos kits de segurança alimentar; Vereadora de Búzios e prefeita de Araruama são vítimas de fake news... E muito mais!


TESTOU NEGATIVO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB), está respirando bem mais aliviado, pois seu exame médico deu negativo para Covid-19. O resultado saiu nesta segunda-feira (6). Chumbinho está em isolamento domiciliar desde a semana passada, quando passou mal e foi diagnosticado com pneumonia, chegando a ficar dois dias internado. Ele inclusive já editou novo decreto, divulgado nesta segunda (6), mantendo a quarentena sem tempo determinado, porém flexibilizando algumas atividades. 

 

 

 

CHUMBO TROCADO

Paralelo à boa notícia, o prefeito aldeense está cortando um dobrado com a oposição desde que anunciou a suspensão dos professores contratados no último processo seletivo (a Prefeitura não informou quantos foram afetados). Foi um prato cheio e que ainda está rendendo. Alguns vereadores partiram pra cima de Chumbinho na rede social, ao que o prefeito devolveu na mesma moeda: sugeriu que uma boa medida seria os nobres edis devolverem parte do duodécimo que o legislativo recebe todo mês (R$ 700 mil). Um ofício conjunto do Observatório Social (com assinatura de várias entidades, como OAB, Aciaspa, Lions e Rotary) também reforçou a sugestão de Chumbinho: o documento sugere a devolução de, no mínimo, 30% do repasse mensal (que daria em torno de R$ 220 mil mensais) para reverter tudo em combate ao coronavírus. Na tarde desta segunda, houve reunião dos vereadores com os secretários de Educação, Alessandro Teixeira, e de Governo, Eron Bezerra, sobre a demissão dos professores. Segundo a prefeitura havia dito na última sexta (3), os profissionais deverão retornar aos seus postos assim que as aulas recomeçarem.

 

 

 

CORTE NA PRÓPRIA CARNE

E no mesmo dia em que a Prefeitura de São Pedro da Aldeia confirmou o segundo caso de Covid-19, a vereadora Bia de Guga deu entrada com o Projeto de Resolução Nº 0021/2020, que obriga o Legislativo aldeense cortar 30% dos gastos gerais da Câmara Municipal, incluindo os subsídios e salários dos vereadores. O PL entrará para votação já na próxima sessão. A proposta é que esse valor seja revertido ao município no intuito de ajudar as famílias desempregadas e no combate ao coronavírus em São Pedro da Aldeia. Basta saber se os nobres edis vão aprovar o projeto da colega de Câmara. Ainda sobre a vereadora, ela também enviou um ofício ao chefe do poder executivo solicitando que ele revogue o Decreto 036/2020, que rescindiu os contratos temporários da Secretaria de Educação.

 

 

 

 

ISOLAMENTO VIRALIZOU

Ciente de pertencer ao chamado grupo de risco por ser idoso, o ex-prefeito de Cabo Frio e pré-candidato Alair Corrêa (PMB), procura se exercitar enquanto está em isolamento social. O vídeo viralizou nesta segunda-feira (6) através do WhatsApp. Nele é possível perceber que Alair está com "fôlego de atleta", se preparando para a disputa eleitoral deste ano. Pouco tempo depois de postarmos o vídeo no Facebook o número de visualizações era bem grande. E os comentários, os mais diversos, e até engraçados, possíveis. Teve gente que pediu para que nós os poupássemos de ver estas coisas... em outros, internautas diziam que ele estava se preparando para "roubar Cabo Frio de novo". Houve quem fizesse bullying com o político, dizendo para Alair ter cuidado para a peruca não cair... e por aí vai.

 

 

 

 

VOLTA PRA CASA

O vereador Miguel Alencar (DEM) volta a ocupar, nesta terça-feira (7), uma cadeira na Câmara Municipal de Cabo Frio, de onde estava licenciado desde março de 2019, quando assumiu a secretaria municipal de Governo. Em portaria emitida na última sexta (3), o governo municipal exonerou Alencar do cargo, a pedido, para que o parlamentar pudesse retornar ao mandato conquistado nas eleições de 2016. Matheus Mônica será o titular da pasta, como informado aqui na Boca Miúda mês passado. Matheus também é responsável pela pasta do Desenvolvimento Econômico e faz parte do Gabinete de Crise de combate ao Covid-19. Segundo o vereador, ele volta exercer a função de líder do governo na Casa, função esta, ocupada anteriormente por Guilherme Aarão (PRTB).

 

 

 

MUDANÇAS DE PARTIDOS

Ainda no âmbito do legislativo cabo-friense, o fim de semana e última chamada para troca de partidos, o mexe-mexe na Câmara foi grande, onde nove dos 17 vereadores mudaram de sigla e um deles optou por mandato independente. Veja como ficou: Aquiles Barreto (PT), Edilan Ferreira (MDB), Guilherme Aarão (PRTB), Jefferson Vidal (Avante), Letícia Jotta (PROS), Miguel Alencar (DEM), Rafael Peçanha (Cidadania), Blau Blau (PTB), Vagne Simão (Republicanos) e Vanderlei Bento (sem partido). Permaneceram com a mesma legenda Oséias Rodrigues (PDT), Alexandra Codeço (Republicanos), Adeir Novaes (Republicanos), Ricardo Martins (SD), Rodolfo Aguiar (SD), Luis Geraldo (Republicanos) e Vinícius Corrêa (PP).

 

 

 

NÃO À CARREATA!

Uma carreata de partidários do presidente Bolsonaro que pede o fim da quarentena em Cabo Frio, recebeu recomendação do Ministério Público para que não seja realizada. O promotor Vinícius Lameira informa ao prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano, e ao comando do 25º BPM, que não permita a realização dessa manifestação. No documento, o MP manda que sejam identificados os responsáveis pelo chamamento ao protesto, comunicado à Polícia Civil, a fim de que sejam tomadas medidas enérgicas contra a insubordinação do pedido.

 

 

 

 

VEREADOR AGRADECE?

O vereador Vanderlei Bento (sem partido) veio a público, através de sua página no Facebook, agradecer ao diretor de Serviço Públicos, Eduardo Leal, e ao próprio prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano. O motivo de toda essa gratidão é fato de terem sido atendidas as demandas referentes ao bairro Jardim Caiçara que estava lotada de buracos. Vanderlei é nascido e criado na localidade, daí, já não aguentava mais ouvir os pedidos da população. Tanto reclamou que a solução chegou. Um homem grato é chique demais.

 

 

 

ELOGIOU MANDETTA

Horas antes de ser confirmada a demissão do ministro da Saúde - e que depois veio a notícia que Bolsonaro voltou atrás nessa decisão -, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), havia divulgado em sua rede social sobre as impressões que teve de Luís Henrique Mandetta, quando de sua ida a Brasília, em julho do ano passado. "Pessoa certa, no lugar certo e na hora certa", disse ele. Vantoil contou que já naquela ocasião enxergou ali um gestor, "sempre muito atento e disposto a ouvir as necessidades dos municípios". O chefe do executivo iguabense destacou o fato da população avaliá-lo de forma positiva, principalmente no que diz respeito às recomendações de isolamento social. "O isolamento social é uma necessidade defendida pelo próprio ministro, e quanto mais rápido as pessoas entenderem isso, mais rápido voltaremos à rotina normal em nossas vidas", frisou Vantoil.

 

 

 

KITS DE SEGURANÇA ALIMENTAR 

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (Republicanos), informou via rede social que o município começou a receber os kits de segurança alimentar nesta segunda-feira (6). Renatinho ganhou um ânimo extra com a informação de que cerca de 5 mil alunos da rede municipal de Educação irão receber os alimentos, que começam a ser distribuídos nesta terça-feira (7), pelos distritos cabistas. Conforme o prefeito, o roteiro da distribuição será divulgado nas redes sociais da Prefeitura e da secretaria de Educação, além das informações dos requisitos para que as crianças recebam os kits. "E, para não esquecer, continue respeitando a quarentena. Estamos vendo ao redor do mundo inúmeros estudos e reforços para eliminar o Covid-19. Enquanto a solução não chega, a saída é a prevenção. Vamos vencer este momento juntos", finalizou Renatinho, que está em isolamento domiciliar desde a última quinta (2), por conta própria, já que tem se sentido mal e com alguns sintomas de gripe. Ele fez o teste para Covid-19 mas o resultado ainda não saiu. Enquanto isso, segue na quarentena fazendo pós-graduação a distância (direito administrativo), como já havíamos publicado aqui na coluna.

 

 

 

CLAMOR NA REDE

A prefeitura de Arraial do Cabo vai intensificar as barreiras sanitárias colocadas em pontos estratégicos do município esta semana a fim de evitar o fluxo de carros entrando e saindo da cidade na semana da Páscoa e o descumprimento do decreto que suspende as atividades turísticas em todo o município. Lembrando que o aluguel de casas para fins de semana, feriados e temporada está temporariamente suspenso, assim como reservas em hotéis, pousadas, similares e demais atividades turísticas. "Vocês não passarão pela barreira sanitária", alertou o secretário de Segurança Pública, Bruno Monteiro. Veja o que ele disse:

 

 

 

 

DESMENTINDO FAKE

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Búzios, Gladys Nunes (PROS) informou, nesta segunda-feira (6), através de suas redes sociais, que um site da Região dos Lagos, famoso por espalhar fake news e receber dinheiro para atacar os adversários políticos do grupo que financia as mentiras, voltou suas armas contra ela. Dado o estilo da matéria, isso só pode ter uma explicação, a que Gladys deve estar à frente nas pesquisas. 

 

 

 

POSTURA NADA OPORTUNA

Nesse final de semana, viralizou o vídeo de um suposto procurador de Armação dos Búzios que caminhava na praia e foi surpreendido por um guarda municipal, que o alertou quanto à proibição; a suposta autoridade "deu uma carteirada" no GM, ignorando solenemente a orientação dada. De outro lado, recebemos fotos mostrando o vereador Niltinho de Beloca (MDB) e amigos fazendo trekking de bicicleta no balneário, o que serviu de munição para os adversários e quem está na disputa eleitoral, acusar o vereador de ter cometido disparate. Realmente uma postura nada oportuna para uma pessoa pública.

 

 

 

PATRIOTA ESTÁ COM HG

O vice-prefeito Henrique Gomes (PSDB), que também é pré-candidato a ocupar a principal cadeira do executivo de Búzios, ganhou fôlego na última semana. O Patriotas vai coligar com o partido tucano - do qual HG é presidente da executiva municipal - na corrida eleitoral.

 

 

 

 

 

 

QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ

Ainda falando sobre a política de Búzios, o PDT - que já foi o maior partido do balneário e ainda continua sendo comandado, com mãos de ferro, pelo ex-prefeito e multi condenado, Mirinho Braga, sequer conseguiu fechar uma nominata de vereadores para a eleição deste ano. Que coisa hein? Quem te viu e quem te vê...

 

 

 

 

 

 

 

DESMENTINDO FAKE II

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), correu para o Facebook neste domingo (5), para dar esclarecimentos sobre um áudio que circulou pelo WhatsApp no fim de semana. Segundo Lívia trata-se de fake news a gravação de uma mulher que se diz médica do HC Lagos, informando que o município não tem respirador. "Isso não é verdade, inclusive uma pessoa que espalha isso tem que responder criminalmente, porque num momento como esse, de pandemia, trazer pânico à população é um absurdo", disse. Conforme a prefeita, no Hospital de Campanha que está sendo montado há 24 leitos – sendo que três deles com salas de CTI e duas salas semi-intensivas-, no Hospital de São Vicente de Paula há seis salas com CTI. Da mesma forma, a UPA tem todos os equipamentos necessários para uma emergência.

 

 

 

 

POSTURA TRANSPARENTE

A cidade de Macaé registrou na noite de domingo (5), o primeiro falecimento em decorrência da Covid-19. A informação foi dada em primeira mão pelo próprio prefeito, Dr. Aluízio (PSDB), por meio de seu perfil no Twitter. Agora já são 13 casos confirmados de coronavírus desde sexta (3), dentre os quais, um óbito. A prefeitura prorrogou até o dia 13 de abril o período de quarentena, mantendo todas as atividades laborais proibidas, com exceto aquelas consideradas fundamentais.

 

 

 

CALAMIDADE PÚBLICA

A Alerj vota, em discussão única, nesta terça-feira (7), o projeto de lei 2.051/2020, do Poder Executivo, que reconhece o estado de calamidade pública em decorrência do novo coronavírus. O reconhecimento do estado de calamidade permite que o Executivo descumpra temporariamente artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal dando mais flexibilidade ao orçamento em tempos de crise. De acordo com a proposta, o prazo da calamidade se estenderá enquanto durar a pandemia, conforme orientações das autoridades de Saúde competentes. A calamidade já foi reconhecida pelo Governo do Estado através do Decreto 46.973/2020, mas ainda é necessária a chancela da Alerj.

Categorias: Boca Miúda Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias