MODARC24H / PAOLA SIMÕES: Moda pós-epidemia

"Atual momento preconiza uma mudança real do consumo... pois após uma crise sempre tem mudanças muito, muito bruscas"


Agora de manhã assisti a uma live maravilhosa do querido Ronaldo Fraga no instagram, uma verdadeira aula de História da Moda. Em um momento mundial em que a prioridade é a aquisição de itens de alimentação, higiene e saúde, fazer parte da indústria da moda tem sido um momento tenso e desafiador. De acordo com a Câmara de Comércio Internacional, esta é uma das três áreas que mais sentirão os impactos da queda de vendas durante e pós-pandemia. As outras duas são aviação e turismo.

Mas, para além das questões financeiras – a moda é uma das indústrias que mais empregam mão de obra no país –, o atual momento preconiza uma mudança real do consumo... pois após uma crise sempre tem mudanças muito, muito bruscas.

Já é visivel, um novo ethos (espécie de síntese dos costumes de um povo) fashion está se desenvolvendo e o uso de streaming será uma condição sine qua non para se adaptar à era de recessão pós-coronavírus, que também vai exigir uma diferente percepção e ousadia para construir uma economia de base circular, com outros valores e formas de lidar com a produção, transporte, distribuição e varejo”, podemos ver que o mercado sustentavel dessa vez vai crescer muito.

Tenho visto a movimentação de amigos dono de  confecções para repensar os negócios daqui para a frente. Os calendários de lançamentos já estão sofrendo alterações frente à nova realidade do mercado, além da otimização dos processos produtivos e a adequação de todos os tipos de  canais de distribuição.

As equipes de estilo têm pela frente o grande desafio de criar produtos que traduzam uma lógica de consumo mais consciente e responsável. Para além do medo, a sensação do momento é que as pessoas estão em busca de algo que tenha um pouco mais de substância. Quando vemos imagens de Veneza com canais limpos, isso faz você questionar tudo que estavamos fazendo até aqui. O futuro precisa, merece, ser reinventado, e a moda pode fazer parte deste processo.

A sobrevivência será adaptada ao contexto social de compra de roupas. 

Essa reformulação da moda passa, principalmente, segundo especialistas e a própria indústria, pela agregação de outros valores à compra de peças de roupa que sejam diferentes de um bom tecido e de um acabamento impecável. É preciso criar sentido, acreditar nele, e comunicar o que todos estamos vivendo.

A vestimenta será ressignificada, ela esta se transformando em um objeto de resistência, de autocuidado e de conexão com as nossas essências. Essa percepção é crucial e é o que lojas e marcas já estão formulando para comunicar em suas futuras vendas. 

E o impulsionamento de vendas on-line deve ir bem além de descontos e frete grátis, Agora será necessário a marca ou a empresa estar vinculada a ações de solidariedade, por exemplo, na confecção de máscaras para distribuição gratuita ou enviar parte de suas vendas à produção de álcool em gel para ser doada a comunidades carentes, como  algumas marcas, empresas e pessoas de destaque tem feito.

Já é um consenso entre cientistas sociais que a Covid-19 é um marco para este século, para o modelo atual de capitalismo, e com certeza para moda, que já vinha na UTI faz tempos, desde antes do seculo passado. Uma outra moda está nascendo e isto está sendo acelerado pelo vírus.

Mais que defender que as confecções e os estilistas precisam fazer um reload desta estação e não fabricar a próxima, dando vida maior aos produtos já fabricados (sustentabilidade-volta do consumo consciente). Veremos pos-pidemia menos compra de roupas no mundo, mais foco em peças duráveis, a experiência de consumo será mais importante que o produto, o varejo de moda diversificará o mix de produtos e o sistema atual de fabricar seguindo estações, já estava e agora realmente vai sofrer um forte abalo e ter mudanças radicais, focando mais em pequenas coleções e menos produtos ao longo do ano.

Eu aconselho que você que trabalha com moda, será fabricação, criação, exposição e até mesmo vendas assista a live do Ronaldo Fraga no Instagram, deve estar salva nos stories. Veja outros estilistas e empresarios do ramo em suas lives. È importante para todos nós vermos onde tudo isso vai se transmutar.

 

 

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias