CABO FRIO / Bandeira Azul do Peró poderá ficar hasteada durante todo o ano de 2021

Certificação foi suspensa durante o período de quarentena e área segue monitorada para manter o padrão de qualidade


Com a temporada 2019/2020 reduzida por causa da pandemia do Covid-19, a Bandeira Azul do Peró poderá ficar hasteada durante todo o ano de 2021 e não somente no período de verão.  A informação foi dada pelo Secretário municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira, depois de solicitar a renovação anual do certificado internacional de qualidade à coordenação nacional do projeto. Isso só foi possível depois de feitas as 20 medições que atestaram a qualidade excepcional da água da Praia do Peró, que está interditada por causa da pandemia.

A Bandeira Azul foi arriada antes do tempo, em meados de março, quando começou a quarentena recomendada pelo Ministério da Saúde. Desde então, o acesso à praia foi fechado e os quiosques foram orientados a encerrar as atividades até a nova orientação da secretaria municipal de Saúde. A orla do Peró está liberada apenas para acesso de moradores. A bandeira ficaria hasteada até abril.

"Nós fizemos 20 coletas de água e agora vamos reivindicar a temporada longa, de 12 meses. Neste ano a Bandeira Azul não voltará a ser hasteada, mas o controle da área continua" – garantiu Mário Flávio.

Após o pedido de renovação do selo, a coordenação nacional do projeto vai marcar a vistoria da praia para verificar se as exigências que garantem a qualidade no trecho certificado (área urbana) estão sendo cumpridas. O relatório é encaminhado ao júri nacional, do qual faz parte, entre outros, o Ministério do Turismo. Depois, a candidatura é levada ao júri internacional, que se reúne em Copenhague, capital da Dinamarca.

"Se tudo correr bem, como previsto, a Bandeira Azul será novamente hasteada em novembro ou dezembro deste ano e ficará tremulando durante um ano" – previu o secretário.

Por causa da pandemia, a reunião anual dos Amigos do Peró, prevista para o início deste mês, foi adiada e só será realizada após a liberação da praia aos banhistas. O movimento, que defende a preservação da praia, das Conchas ao Pontal, luta pela revitalização urbanística da orla (projeto pronto); saneamento básico, com esgotamento sanitário do bairro; ordenamento do espaço público; novo acesso ao Peró; e, segurança.

"A manutenção do ornamento é fundamental no período sem a Bandeira Azul. Milhares de turistas adiaram suas reservas nos hotéis e hostels para o segundo semestre do ano. Há uma expectativa de fortalecimento do turismo regional (destinos nacionais) após a pandemia" – previu o hoteleiro Roberto Saci, os Amigos do Peró.

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias