A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session3d4defd4aea84fa2900b18ff4ae81271774a7915): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (3) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (3)

Coronavírus: Prefeitura de Búzios demite 400 professores; Pré-candidata buziana vai para a porta da secretaria de Saúde; Prefeito de São Pedro da Aldeia aguarda resultado para Covid-19; Em Arraial do Cabo, prefeito trabalha de modo virtual e faz pós online; Cabo Frio divulga calendário de pagamento e gera preocupação; Prefeito de Iguaba comemora resultados; Prefeita de Araruama manda colocar barreiras a partir de segunda-feira (6)... E muito mais!


DEMISSÕES E REDUÇÃO DE SALÁRIOS

A sexta-feira (3) em Búzios foi aterradora para 400 professores contratados pela Prefeitura, que decidiu pela demissão de todos com base na MP do governo federal que prevê, entre outros, a suspensão temporária do contrato de trabalho. Segundo o governo municipal, a situação será revista assim que as aulas forem retomadas. Também nesta sexta, o prefeito André Granado (MDB) baixou o decreto 1.372/2020 que estipula uma redução de 25% do seu próprio salário e do vice-prefeito, como já publicado aqui pela coluna. Os salários dos cargos comissionados também terão uma redução, de 20%. "Com o comprometimento da arrecadação da cidade, causada pelo fechamento dos comércios e serviços, estas medidas serão aplicadas enquanto durar o estado de calamidade pública", disse a prefeitura. 

 

 


CORRENDO ATRÁS DE AJUDA

Mesmo com os perigos do coronavírus, a vereadora e pré-candidata a prefeita de Búzios, Gladys Nunes (PROS), não tem tido muita alternativa para manter seu isolamento social. Isso porque a parlamentar tem ido quase que diariamente até a secretaria de Saúde por conta da enxurrada de reclamações recebidas por moradores que dependem do SUS. O questionamento tem sido um só: a falta de atendimento na Policlínica, desde vacinação de crianças (BCG e outras), passando por consulta a idosos e até pré-natal. "Mas pelo que eu sei obstetra não trata de coronavírus", disse. Segundo Gladys, mais uma vez ela não conseguiu conversar com o secretário da pasta, Jorge Júnior. "Me pediram ajuda e eu vim, mas todas as vezes que venho aqui ele nunca está", reclamou a vereadora, que postou o vídeo no Facebook. Veja abaixo:

 

 

 


UNS COM TANTO, OUTROS...

Ainda sobre as andanças dos futuros candidatos nas eleições desse ano, o pessoal da equipe do também pré-candidato a prefeito de Búzios, Alexandre Martins (Republicanos), tá dizendo que ele tem 70 candidatos a vereador na nominata. Além disso conta com pelo menos cinco partidos na coligação: Republicanos, MDB, PV, PMN e o PL (recém cooptado por Miguel Pereira que deverá ser o vice de Alexandre). Por outro lado,  as informações de que em outros grupos políticos buzianos, as coisas andam bem difíceis.

 

 

 

 

 


TCHAU PSDB

O empresário Thomas Weber entregou sua carta de desfiliação ao PSDB nessa quinta-feira (2). Desistiu mesmo do ninho tucano, embora tenha sido o fundador da sigla em Búzios. Pegou ranço do partido depois do imbróglio envolvendo a presidência estadual (Paulo Marinho) que insistiu em dar o partido ao vice-prefeito buziano, Henrique Gomes, evitando prévias nas eleições desse ano. Entretanto, o diretório que foi destituído, não vai desistir assim tão fácil. A informação que temos é que a executiva que teve a cadeira puxada, entrou com uma ação anulatória dessa intervenção. Ainda sobre Thomas, ele informou que pediu exoneração da TurisRio conforme determina a legislação eleitoral no quesito desincompatibilização. Porém, toda essa situação envolvendo a disputa pelo PSDB o fez desistir de ser pré-candidato a prefeito. Decidiu agora que vai entrar numa nominata para disputar uma vaga de vereador. Só não revelou por qual partido ainda, embora o prazo se esgote neste sábado (4). Só na próxima semana saberemos com quem Thomas irá seguir nessa eleição.

 

 

 

AGUARDANDO RESULTADO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PP), está se sentindo melhor e com boa disposição, mas bastante ansioso à espera do resultado do exame de coronavírus. Chumbinho tem usado a medicação para o tratamento da pneumonia e está trabalhando de casa. Diariamente faz videoconferência com o Gabinete de Crise e o secretariado, para decidir ações de combate à Covid-19. Mas a preocupação é constante, pois muitos moradores ainda não levaram a sério o isolamento social. "Mas tenho mantido a tranquilidade e tenho fé que o resultado (para coronavírus) será negativo.

 

 

 

 

 

 

DINHEIRO EM BOA HORA

A Procuradora Geral de Arraial do Cabo, Nicole Brasil postou em seu perfil pessoal do Facebook (compartilhado pelo prefeito Renatinho Vianna) que o município vai aumentar substancialmente a arrecadação dos royalties nos próximos meses. De acordo com Dra Nicole, “o Judiciário reconheceu a inclusão do município de Arraial do Cabo como beneficiário de royalties em razão da existência de plataformas de petróleo em seu território. Com a decisão, o município irá receber as parcelas como produtor e de imediato teremos um acréscimo de até R$ 6 milhões mensais nas receitas”, afirmou a advogada. Uma excelente notícia nesse momento de profunda crise. O perfeito Renatinho Vianna, quando soube, chegou a ficar emocionado: “Deus é bom o tempo todo!” A emoção se explica porque agora a cidade não vai precisar fazer corte de pessoal ainda poderá potencializar o apoio aos mais vulneráveis em meio a pandemia de coronavírus.

 

 

 

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO NA QUARENTENA

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (Republicanos), que está em isolamento domiciliar desde esta quinta-feira (2), quis aproveitar melhor o tempo da quarentena. Além de trabalhar home office, Renatinho acaba de se matricular num curso online (e depois nos polos presenciais), vai fazer pós-graduação em direito administrativo. "Já estava com vontade de fazer e aproveitei esse momento".

 

 


PAGAMENTO EM CABO FRIO

A prefeitura de Cabo Frio anunciou o calendário de pagamento do funcionalismo no fim da tarde desta sexta-feira (3). E mais uma vez informou que o depósito dos salários será escalonado e conforme a arrecadação. Na terça (7) vão receber efetivos e contratados da Educação (verba do Fundeb), efetivos da administração das Guardas, Conselho Tutelar e contratados da Saúde. No dia 15, é a vez dos efetivos da Saúde e da Promoção Social. Dia 22 será depositado o salário dos efetivos da Administração e dos efetivos e comissionados da Educação. No dia 24, recebem os contratados da Administração. Os últimos a receber serão os comissionados da Saúde e da Administração, no dia 29. Contudo, os aposentados não estão incluídos nesse calendário (pelo menos até o momento) e o desespero é geral.

 

 

 

TESTE RÁPIDO E BARREIRAS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins comemorou nesta sexta-feira (3), pelo telefone, que dos seis casos investigados pelo Lacen (exames de coronavírus) deram negativo. Mesmo assim, ele está estudando a possibilidade de instalação de pelo menos uma barreira sanitária na entrada da cidade, pela ViaLagos (RJ 124). Segundo revelou, a geografia do município dificulta medidas mais enérgicas, porque Iguaba é corredor de passagem para outras cidades da Região dos Lagos, sendo assim, "o controle seria muito complicado". Vantoil também comentou sobre a chegada dos testes rápidos que foram encomendados pela prefeitura e tinham previsão de serem entregues hoje, mas os fornecedores furaram. O prefeito quer ter noção dos dados subnotificados, e para isso, o exame no próprio sistema de saúde municipal daria mais celeridade nos diagnósticos.

 

 


BARREIRA EM ARARUAMA

Em Araruama, onde foi confirmado o primeiro caso de coronavírus nesta sexta-feira (3), a prefeita, Lívia de Chiquinho (PP) determinou a colocação de barreiras sanitárias a partir das próxima segunda-feira (6). Equipes da vigilância sanitária e de saúde pública estarão nesses locais. Haverá barreiras na saída da ViaLagos e na entrada de Praia Seca. Em vídeo publicado nesta sexta, Lívia explica que está organizando medidas mais duras voltadas aos que não estão respeitando o isolamento social, com destaque para os idosos. Veja o que ela falou:

 

 

 


OU PLANO OU MULTA

A justiça de Saquarema deu 24 horas para que a prefeitura apresente um plano de contingência ao coronavírus, adotando todos os protocolos do Ministério da Saúde. A decisão é uma resposta à ação da Defensoria Pública estadual. Caso a medida não seja cumprida, a prefeita Manoela Peres (DEM) e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Pedro Ricardo (PSL), terão de pagar multa diária de R$ 80 mil cada. A notícia teve destaque na coluna de Berenice Seara, do jornal Extra. No plano terão que constar, entre outros, a indicação das unidades de saúde que vão receber pacientes diagnosticados ou com sintomas da Covid-19. A cidade tem atualmente dois casos suspeitos.

 

 

 

CALENDÁRIO ELEITORAL

Após o TSE garantir que as eleições serão realizadas ainda este ano, estipulando no máximo um adiamento do pleito para dezembro, prefeitos e políticos da Região dos Lagos questionaram a medida, afirmando que os trâmites burocráticos necessários para o registro das candidaturas burlam as recomendações estipuladas para o período de quarentena. Muitos estão fazendo reuniões o dia inteiro. Pelo calendário eleitoral em vigor, o prazo de filiação e oficialização das nominatas dos candidatos termina neste sábado (4), assim como o prazo eleitoral para o afastamento de cargo público daqueles que vão se candidatar. Situação tensa... Clique aqui para ler a matéria e veja as opiniões de prefeitos outros políticos.

 

 


DESPEJO PROIBIDO

O Senado aprovou nesta sexta-feira (3), o projeto que flexibiliza algumas relações jurídicas privadas durante a crise do coronavírus. O texto foi analisado em sessão virtual e segue para a Câmara dos Deputados. A proposta proíbe decisões de despejo liminares (provisórias) até 30 de outubro. A proibição só valerá para ações protocoladas a partir de 20 de março deste ano, quando foi decretado estado de calamidade pública no Brasil. O texto proíbe o despejo apenas no início do processo, por força de decisão provisória. Desta forma, o despejo segue permitido em caso de decisão definitiva, na conclusão da ação.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias