Festa em Búzios durante a quarentena com presença de autoridades é denunciada ao Ministério Público Estadual

Após grande repercussão no balneário, juiz da Comarca buziana e Procurador da República se manifestam sobre série de irregularidades praticadas por agentes públicos


Uma festa em uma mansão de Armação dos Búzios com a presença de diversas autoridades, que teria começado na tarde do último sábado (28) e terminado na manhã de domingo (29), desrespeitou uma série de normas estaduais e municipais estabelecidas para o combate ao coronavírus, gerando repercussão negativa imediata no balneário.

De acordo com vizinhos, o encontro teve participação de um capitão do 25º BPM, conhecido por ser proprietário de estabelecimentos comerciais em área nobre de Cabo Frio; do deputado estadual Filippe Poubel; empresários da região; um secretário municipal de Búzios; e do ex-PM e youtuber Gabriel Monteiro, que no início de março perdeu o porte de arma e o direito à identidade funcional da corporação ao fazer sérias acusações contra um ex-comandante da PM.

Gabriel Monteiro, inclusive, chegou a postar uma foto no Instagran do momento em que chegava no balneário e foi abordado por agentes de segurança pública, que tietaram o youtuber assim que o reconheceram. A publicação logo tomou as redes sociais acompanhadas de relatos de pessoas que moram no entorno do local onde a festa foi realizada, e que se diziam revoltadas com a desordem que varou a madrugada e contou com a conivência de agentes que deveriam proibir tal encontro.

Nesta segunda-feira (30), o caso ganhou ainda mais repercussão ao ser noticiado no RJ 1ª Edição, da InterTV, afiliada da rede Globo na Região dos Lagos.

 

JUIZ DA COMARCA DE BÚZIOS E PROCURADOR DA REPÚBLICA SE POSICIONAM SOBRE FESTA E PARTICIPAÇÃO DE GABRIEL MONTEIRO

O juiz Raphael Baddini, responsável pela 2ª Vara da Comarca de Armação dos Búzios, usou seu perfil pessoal de Facebook para recriminar a atitude. "A última coisa que a gente precisa neste momento é um “PM” anunciando que está violando ordens de confinamento e de vedação de entrada na cidade de Armação dos Búzios", escreveu o magistrado.

O procurador da República Leandro Mitidieri enviou, nesta segunda-feira (30), uma representação ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), pedindo que o policial militar e youtuber Gabriel Monteiro seja processado por desobedecer a determinação de quarentena em Armação dos Búzios. De acordo com o documento, Gabriel teria participado de uma festa durante o fim de semana no balneário.

A representação encaminhada ao Ministério Público Estadual aponta a prática de crime e tem, como anexo, filmagens da festa e uma lista dos políticos que supostamente compareceram ao evento.

De acordo com Procuradoria, a participação no evento configura prática de crime tipificado no artigo 268 do Código Penal, que consiste em "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa".

"Tendo em vista a notícia de que o Policial Militar Gabriel Monteiro teria ingressado indevidamente no Município de Armação dos Búzios/RJ, no dia 28/03/2020, para participar de evento festivo privado em imóvel situado possivelmente próximo à Praia de João Fernandes, naquela cidade, com aglomeração de pessoas, em descumprimento às proibições contidas nos arts. 4º e 7º, I, ambos do Decreto Municipal nº 1.366/2020, o que pode configurar a prática do crime tipificado no art. 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa), encaminhe-se a representação em tela ao órgão do Ministério Público Estadual com atuação no Município de Armação dos Búzios/RJ. Instrua-se a representação com os arquivos anexos (filmagens na festa e lista de políticos que supostamente compareceram ao evento)", - diz o documento emitido pelo procurador Leandro Mitidieri.

A Secretaria de Estado da Polícia Militar se limitou a informar que nenhuma denúncia de perturbação do sossego foi registrada na área do 25º BPM durante o final de semana na localidade onde a festa foi realizada.

PREFEITO SE MANIFESTA

Na noite desta segunda-feira (30), o prefeito André Granado (MDB) se manifestou a respeito da reunião que aconteceu no sábado (28), por meio de nota:

"Boa noite,

Após receber denúncias sobre uma festa em João Fernandes, no último sábado (28) à tarde, por vias de mensagens pessoais, forneci o número das autoridades competentes e acionei pessoalmente o Secretário de Segurança Publica, para que averiguasse o que estava acontecendo.

Tratava-se de uma reunião familiar de um deputado, e de um oficial da polícia militar, em ambiente externo. O Secretário aguardou no local, o tempo necessário para falar com os responsáveis, para que fosse respeitado o decreto municipal.

A participação de funcionários públicos está sendo seriamente verificada, para esclarecer se estiveram no local. Processos administrativos foram abertos para averiguar qualquer ato indevido.

Enquanto isso, não só lamento e repudio o acontecido; pretendo ficar ainda mais vigilante para impedir qualquer acontecimento que contrarie as medidas decretadas para assegurar a proteção das famílias do nosso município.

Continuamos trabalhando sem intervalos, para reforçar a campanha de VacinAção em Casa e para encontrar soluções sustentáveis, que tragam o equilíbrio certo entre o enfrentamento da propagação do coronavírus e a estabilidade de nossa cidade".

DEPUTADO NEGA TER PARTICIPADO

O Deputado estadual Dr. Serginho foi procurado pelo Portal RC24h e negou que tenha participado da festa, conforme teria sido especulado.

Categorias: Armação dos Búzios Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias