Comércio continuará fechado em Armação dos Búzios. Novo decreto será lançado nesta sexta-feira (27)

Prefeito André Granado deu entrevista coletiva nesta sexta e falou que a abertura de portas de outros segmentos estão em estudo. Serviços essenciais continuam em funcionamento e a permissão para que outros pequenos estabelecimentos como lojas de manutenção de celular, chaveiros e borracharias possam funcionar parcialmente


Diferente de outros municípios como Iguaba Grande, Arraial do Cabo e Araruama, Armação dos Búzios vai manter o comércio fechado como uma das formas de combate à disseminação do Coronavírus. As exceções seguem o decreto do governo estadual, que permitiu o funcionamento de supermercados, mercados, mercearias, hortifrutis, farmácias, padarias, açougues, peixarias, postos de combustíveis e casas de material de construção. 

A informação foi dada pelo prefeito André Granado (MDB), durante coletiva dada no fim da manhã desta sexta-feira. André deve editar um decreto ainda nesta sexta.

O secretário municipal de Turismo, Armando Ehrenfreund, que acompanhou André na coletiva, disse que está em discussão a permissão de pequenas lojas também poderem funcionar - tais como de manutenção de celular, chaveiros e borracharia, essenciais ao cotidiano das pessoas. "Mas terão seguir os protocolos de higiene, não aglomeração de pessoas", comentou o secretário. "Estamos avaliando isso dia a dia para ver se poderão abrir", disse André. 

André, que é médico, afirmou que é um momento muito difícil, mas ele está seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). "Mantenho a conduta, é o que dá resultado. É melhor se adequar com menos recurso do que perder um ente querido, como aconteceu em Milão por exemplo", disse ele, se referindo à questão do fim da quarentena na regiao da Lombardia, na Itália, que contabiliza hoje mais de quatro mil mortos e cujo prefeito foi à TV pedir desculpas por ter permitido que o isolamento terminasse com uma semana apenas.

"Temos que parar para pensar no todo, na coletividade, mas sabemos que o problema social atingirá boa parte da população", completou.

Restaurantes e lanchonetes podem manter funcionamento mas apenas em sistema de entrega, como já vinha sendo feito.

O acesso às praias continua proibido e as barreiras sanitárias - que impedem a entrada na cidade para quem não seja morador - estão mantidas por tempo indeterminado.

Apesar da pressão que tem sofrido - como todos os outros prefeitos - André disse o grande desafio é hoje e tentar achar um equilíbrio entre a consequência da doença e a econômica.

Ainda não há previsão de suporte financeiro a pequenos empresários e comerciantes, mas o prefeito lembrou que há um decreto, publicado na última semana, sobre a prorrogação do pagamento de impostos por três meses. "Quem não tiver condição, poderá pagar em dezembro".

ESTRUTURA DAS UNIDADES DE SAÚDE

Com relação aos atendimentos de casos suspeitos do Coronavírus, o chefe do executivo buziano reiterou que, assim como o hospital municipal, todas as unidades de saúde estão preparadas para tal. No balneário existem 50 casos suspeitos e nenhum confirmado.

O prefeito de Búzios informou ainda que o município vai adquirir 10 mil testes rápidos do Coronavírus.

VACINAÇÃO

André disse ainda que ele e a equipe de Saúde têm focado bastante na vacinação contra a gripe para idosos e profissionais que estão na linha de frente. A imunização tem sido feita nos bairros e que mais vacinas devem chegar na segunda-feira (30).

ESCOLAS

As escolas também permanecerão fechadas e as aulas suspensas. O município não tem equipamentos nem orçamento para oferecer aulas à distância. "Meu sonho, já há muito tempo, era conseguir que cada aluno pudesse ter seu tablet ou seu computador, mas nossa realidade ainda não permite aulas online. A secretaria de Educação está preparando material para chegar na casa desses alunos para que eles possam estudar em casa".

REDUÇÃO DE SALÁRIO

Outra novidade, com vistas à tentativa de equilíbrio financeiro nas contas públicas é que André Granado vai mandar mensagem à Câmara na segunda-feira (30) com projeto de lei para reduzir salários do prefeito, vice-prefeito e cargos de confiança em 25%. A redução poderá se estender também aos cargos comissionados em 20% durante o período de calamidade pública no balneário.

Assita abaixo a entrevista na íntegra:

 

 

Categorias: Política Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias