SÃO PEDRO: Vacinação contra gripe em idosos acima de 80 anos começa nesta quinta (26)

Vacinação de rotina para outras doenças ficará suspensa até 15 de abril para não sobrecarregar unidades de saúde e evitar aglomerações nos postos


Seguindo a nova estratégia estadual de vacinação contra a Influenza, São Pedro da Aldeia vai iniciar, nesta quinta-feira (26), a vacinação de idosos acima de 80 anos. Além da imunização nas unidades de saúde, equipes de apoio irão vacinar os idosos de forma residencial.

Por orientação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado, os postos aldeenses e a sala de vacinas suspenderão a vacinação de rotina para outras doenças até 15 de abril, e seguirão vacinando apenas contra a Influenza, de acordo com o novo cronograma de imunização da Campanha Nacional contra a Influenza. 

Os moradores que estejam dentro do público-alvo de idosos com mais de 80 anos, e que não sejam cadastrados em suas unidades de saúde, podem entrar em contato com os números 2627-6687 e 2621-0128 para fornecer informações sobre os idosos presentes nas residências. Além dos contatos telefônicos, a Secretaria de Saúde também disponibilizou um formulário on-line para esse cadastro: https://forms.gle/59xKchdiYijCtbsQ9. Após a população acima de 80 anos, será a vez dos moradores entre 70 e 79 anos.

Para os idosos que precisam realizar o cadastro, é necessário informar nome, idade, endereço completo, cartão do SUS e um número de contato. Qualquer parente ou pessoa que dividir um domicílio com um idoso pode cadastrar o morador. O número de cartão do SUS não é obrigatório.

“A nossa vacinação seguirá a estratégia definida pelo Estado, vamos iniciar a imunização de idosos acima de 80 anos e seguir as demais faixas etárias. A vacina estará nos postos e será disponibilizada de forma residencial, vamos imunizar quem já está cadastrado nos postos e quem não está pode entrar em contato pelos canais disponibilizados. Pedimos calma à população, o período de vacinação é longo e os idosos são grupo prioritário, logo serão imunizados até o fim do prazo destinado”, destacou a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina não protege contra o novo coronavírus (Covid-19), mas é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns. Ainda de acordo com o órgão federal, a priorização dos idosos nessa primeira etapa é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça e orienta que, mediante a esse cenário de combate ao coronavírus, quem precisar procurar as unidades de saúde não deve se aglomerar, respeitando o distanciamento seguro entre as pessoas.

Categorias: São Pedro da Aldeia Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias