A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session0c9be3117fa4cc6b74591b0a90275e1c83785d72): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (23) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (23)

Prefeitos e Coronavírus: Em Cabo Frio, Dr Adriano determina que hotéis sejam esvaziados em 72h; André Granado vai para a linha de frente nesta segunda-feira (23) em Búzios; Renatinho Vianna faz live com secretários para atualizar população de Arraial; Vantoil Martins anuncia diminuição dos serviços públicos em Iguaba; Cláudio Chumbinho faz apelo à população de São Pedro; Lívia de Chiquinho lança várias medidas em Araruama... E muito mais!


FECHANDO HOTÉIS

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano decretou novas medidas nesta noite de segunda-feira (23). Ele mandou que todos os hotéis da cidade sejam esvaziados no prazo de 72h. Além disso, o prefeito disse que a cidade irá contar com barreiras sanitárias nas entradas do município, assim como fez Macaé e Arraial do Cabo. A decisão de proibir hospedagem na rede hoteleira da cidade, deve-se ao fato do prefeito macaense, Dr Aluízio, ter feito a mesma proibição, e com isso, o mercado off shore deve procurar Cabo Frio para suprir a falta de hospedagem: “Não podemos permitir”, explicou o prefeito. 

 

 

 

FAKE NEWS

Falando ainda em Adriano, ele foi vítima de fake news nesse fim de semana. O boato era que ele tinha sido infectado pelo coronavírus, e por isso estava isolado. E no domingo mesmo, o prefeito cabofriense fez um vídeo de casa, mostrando que estava bem e continuava preocupado com o cumprimento das medidas que ele vem decretando, como fechamento do comércio e das praias. Nesta segunda-feira (23), ele estava na prefeitura despachando na correria que o momento exige, e aproveitando para ampliar as ações de prevenção ao avanço da pandemia. Dentre elas, a criação de um call center, de 0800, com médicos da rede pública municipal orientando aqueles que queiram tirar dúvidas numa consulta. Assim, ele espera resolver boa parte das preocupações da população.

 

 

 

 

NA LINHA DE FRENTE

Apesar dos 'desencontros' do governo federal, entre elas revogação de medidas, uma coisa não se pode negar: os prefeitos da Região dos Lagos seguem firmes, até então, para que as medidas publicadas sejam cumpridas a rigor. Em Búzios, o chefe do executivo, André Granado (MDB), começou a segunda-feira (23) à frente das equipes que começaram a vacinação dos idosos contra a gripe. André, que é médico, não só orientou os servidores da Saúde como ele mesmo botou a mão na massa e também aplicou a vacina em idosos moradores do bairro Capão. Certamente isso terá "peso 2" no momento das eleições municipais deste ano, não diretamente para André, já que ele não vai concorrer por estar em seu segundo mandato, mas seu "sucessor" terá maior atenção do público. Segundo a assessoria, o prefeito foi muito bem recebido por todas as casas por onde passou.

 

 

 

PEC DA PRORROGAÇÃO DOS MANDATOS

A PEC da prorrogação dos mandatos ganhou um apoio importante nesse domingo. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, declarou apoio a PEC: "Está na hora de o Congresso falar 'adia'", disse o ministro diante uma teleconferência com prefeitos de capitais. Consultando o advogado eleitoral, Dr. Carlos Magno, ele acredita que esse projeto tem tudo para se concretizar: "Vejo como certo o adiamento das eleições deste ano. O isolamento social em decorrência do coronavírus será determinante. As eleições operam no contato interpessoal e aglutinamento de pessoas. Existem procedimentos prévios, que diante das restrições sanitárias, não poderão ser concretizados. Outro fator é a ideia de desviar recursos do fundo partidário (R$ 2 bilhões) para o combate ao vírus, proposta que ganha corpo em Brasília", explicou o advogado. Enquanto isso não se confirma, os prefeitos que estão no poder, oram com fervor.

 

 

 

LIVE COM SECRETÁRIOS

A informação (séria) é a melhor arma em tempos de coronavírus. E o prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) tem seguido isso à risca, ou seja, tem feito vídeos e postado atualizações sobre a situação de Arraial do Cabo todos os dias. Aliás, foi um o primeiro a tomar medidas mais enérgicas na cidade, tais como fechar o comércio e colocar barreiras nos acessos ao município. Na tarde desta segunda-feira (23), fez uma live - dividida em duas etapas para evitar muita gente junta no gabinete, como manda a etiqueta de enfrentamento à pandemia - para falar dos últimos acontecimentos após a primeira semana de medidas preventivas. "Continuamos com todo empenho e radicalizamos as medidas para evitar a propagação desse vírus, que é muito rápida. Temos nos esforçado para cumprir nossa obrigação como chefe do executivo", disse Renatinho. Também participaram da coletiva os secretários de Segurança Pública, Bruno Monteiro; do Ambiente, Arildo Mendes; de Saúde, Antonio Carlos de Oliveira (Kafuru), e de Assistência Social, Olívia Macedo.

 

 

 

DIMINUIÇÃO NOS SERVIÇOS

Nesta segunda-feira (23), o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), fez nova determinação como prevenção à disseminação do novo coronavírus. Ficou estabelecida a diminuição em 80% da equipe de serviços públicos na cidade. "Nos próximos dias teremos diminuído sensivelmente as equipes de roçada, varrição, retroescavadeira, patrol, entre outros. Vantoil explicou que essa é mais uma maneira de combater novas formas de contágio, já que as equipes atuam por toda a cidade. "É uma medida extremamente necessária, tanto em respeito aos nossos servidores, quanto à nossa população. Colabore com nossa cidade: respeite as determinações do Decreto, fique em casa", pediu o prefeito.

 

 

 

 

FAÇA O QUE EU DIGO MAS...

Ainda de Iguaba, uma postagem da ex-prefeita Grasiella Magalhães, rendeu “pano pra manga”. Quis atingir o atual prefeito dando a entender que a prefeitura teria sido omissa por não avisar que havia casos suspeitos na cidade. Mas foi avisado e lançado no boletim diário. O portal da Prefeitura está sendo atualizado diariamente e o próprio prefeito foi à UPA falar dos casos.  Foram os próprios internautas quem avisaram-na que ela estava desinformada e mostraram inclusive um vídeo do prefeito Vantoil Martins falando sobre a questão. E tem mais, lembra do ditado "faça o que eu digo, mas não o que eu faço"? Pois então, ainda na postagem moradores a "lembraram" que ela voltou recentemente da Itália, onde passou férias, e sequer fez a quarentena de duas semanas como orientado pela Organização Mundial da Saúde, tendo participado inclusive de um evento do PP na capital. Parentes da prefeita foram na postagem defendê-la e disseram para ela "deixar de dar audiência para o povinho" que a criticava. Um deles, uma sobrinha (pelo menos a chamou de tia) disse que era melhor ela cuidar das cabeças de gado da família do que dar atenção aos moradores da cidade. Quem pode, pode!

 

 

 

APELO À POPULAÇÃO

Seguindo o ritmo de divulgações e apelos à população sobre a importância de se ficar em casa, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PP), recorreu às redes sociais para atualizar o que a Prefeitura tem feito no intuito de frear a disseminação da Covid-19 no município. E, principalmente, que os munícipes acompanhem as notícias pelos canais oficiais, como o da Prefeitura. "Muitas postagens nas redes sociais querem trazer o caos e a desinformação, com objetivos diversos, irresponsáveis, sem se preocupar com a vida das pessoas. Estamos reunidos permanentemente no Gabinete de Crise para planejar e realizar ações que possam amenizar os impactos desse vírus em nossa cidade. Já determinamos a ampliação de leitos exclusivos, com respiradores, no Pronto-Socorro Municipal e, seguindo as orientações sensatas de autoridades estaduais e federais, temos nos preparado para os momentos ainda mais difíceis que virão", disse Chumbinho.

 

 

 

VACINA DRIVE THRU

A prefeita Lívia de Chiquinho (PP) demorou a decretar medidas de segurança à população contra o coronavírus, mas em compensação, quando começou, foi uma atrás da outra. Demorou porque apenas na última quinta (19) a chefe do executivo convocou a população para que seguisse as determinações da prefeitura, que editou decreto um dia antes. A medida mais recente saiu nesta segunda-feira (23), e é sobre a vacinação contra a Influenza em idosos. O município disponibilizou cinco unidades móveis que irão de casa em casa nos bairros para realizar a imunização. Além disso, haverá, a partir desta terça (24), começando às 9h, a Vacina Drive Thru, na Praça Menino João Hélio, onde a pessoa não precisará sair do carro. A prefeitura informou que a cidade conta com 26 casos suspeitos do coronavírus. 

 

 

 

 

PREFEITOS ALARMADOS

Um áudio encaminhado pelo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, a todos os prefeitos da Região dos Lagos foi o estopim para o lançamento de medidas mais extremas, adotadas pelos chefes dos executivos locais desde o último sábado (21). No informe, o secretário pede que todas as cidades decretem fechamento do comércio, praias, praças, pois do contrário, o Brasil seguiria o mesmo caminho fúnebre de países como a China e a Itália. "O Brasil hoje embica no caminho da tragéd", alertou ele, de forma séria. Pouco depois, por volta do meio-dia, começou a circular também no WhatsApp dos prefeitos da Região - e compartilhado a assessores e secretários - um vídeo do governador Wilson Witzel, alarmando em tom grave, o que aguarda o Rio de Janeiro nos próximos dias devido à pandemia do Coronavírus. A verdade é que Witzel tem sido incansável na adoção de medidas duras e nos alertas à população. O governador já declarou, inclusive, que em duas semanas a Saúde do Estado entrará em colapso. Mas, no entendimento geral, a população vê que o setor já está em colapso há muito tempo então, o que seria essa avaliação do governador? É de apavorar mesmo... O  complicado é que na sexta (20) à noite o presidente Bolsonaro baixou medida provisória desfazendo as várias determinações do governador Witzel, mandando abrir aeroportos, estrados e liberando ônibus intermunicipais. O fato é que a melhor coisa a se fazer é ficar em casa mesmo.

 

 

 

 

NA LINHA DE FRENTE II

Assim como em Búzios, o prefeito Dr Aluízio (PSDB) - que também é médico - foi para a linha de frente na manhã desta segunda-feira (23), e se reuniu com as equipes de agentes da Vigilância Sanitária, Guardas da secretaria de Ordem Pública e do Grupo de Apoio Operacional (GAOP) e agentes de trânsito, que atuam no cumprimento do decreto que instituiu a criação de barreiras sanitárias nos acessos do município. A estratégia nos principais acessos de Macaé reforça o combate à disseminação do coronavírus. "Cada pessoa que vier de outras cidades, que passe por Cabiúnas, Parque de Tubos e pela RJ-168, vai passar pelas barreiras. É para dizer para as pessoas que Macaé está parada. Nada vai funcionar", afirmou.

 

 

 

PACOTÃO DE MEDIDAS

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), vai por em prática, já a partir de abril, um conjunto de medidas no valor de R$ 80 milhões para fomentar a economia do município e reduzir os efeitos financeiros e sociais causados pela pandemia do Coronavírus. Entre ações previstas em decreto municipal está previsto o pagamento de um salário mínimo (R$ 1.045), convertido em Mumbucas (moeda social), por três meses. A Prefeitura calcula que são 6 mil trabalhadores afetados. Aqueles que se enquadrarem nessa qualificação, porém, terão que retirar o MEI (o alvará de microempreendedor individual) e comprovar o trabalho para ter acesso ao pagamento. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

 

 

LINHAS DE CRÉDITO

A Agência de Fomento do Estado do Rio (Agerio) poderá aprovar e conceder diretamente os financiamentos de até R$ 5 milhões às empresas fluminenses. A determinação é do projeto de lei 2050/2020, do Poder Executivo, que a Alerj vota na quarta-feira (25), em discussão única. Atualmente, todo incentivo ou financiamento concedido pela Agerio com recursos do Fundo tem que ser aprovado pela Comissão Permanente de Políticas para o Desenvolvimento Econômico (CPPDE). Com a mudança proposta, a concessão de crédito será facilitada. O governador Wilson Witzel explicou que a medida é fundamental para socorrer às micro, pequenas e médias empresas que serão impactadas financeiramente devido à pandemia de Coronavírus. 

 

 

 

FAKE TOTAL

Recebemos vários áudios e vídeos sobre um ataque ao governador Wilson Witzel (PSC) que teria acontecido hoje no Rio. E que, inclusive, ele teria sido baleado por fuzil numa tentativa de assalto. Imediatamente entramos em contato com a assessoria de imprensa do governador que informou que não procede. "O governador está bem. Nesse momento ele está em reunião no Palácio Guanabara discutindo as medidas de prevenção ao combate ao coronavírus. E sempre que sai, o governador vai acompanhado de vários seguranças. Tirando o excesso de trabalho, ele está melhor do que eu", disse a assessora de Witzel, Sandra Proença. Uma foto do governador publicada por volta das 17h reforçou que a notícia do atentado era fake. A assessora informou, ainda, que a confusão se deve ao fato que, no sábado (21) um PM que fazia a segurança do secretário de governo Cleiton Rodrigues foi baleado e morto, quando passava de carro numa rua do bairro Laranjeiras, no Rio. Isso gerou vídeos e áudios que estão sendo propagados até hoje. O secretário e a mulher, que estavam em um prédio próximo do veículo, não foram feridos.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias