COVID-19: Correios suspendem alguns serviços e anunciam medidas de prevenção

Em comunicado oficial na última sexta-feira (20), a estatal informa a colaboradores e clientes quais são as medidas adotadas para enfrentar a pandemia do coronavírus


Com a paralisação das atividades de instituições pelo país e adoção de home office por várias empresas, surgiu a preocupação quanto aos serviços de entregas, entre eles os Correios. Nesta sexta-feira (20), foram divulgadas novas medidas preventivas em meio à pandemia do novo coronavírus. Dentre elas, a suspensão de modalidades de serviços para envio internacional de mercadorias e documentos. Em comunicado oficial, a estatal informa a colaboradores e clientes quais são as medidas adotadas para enfrentar a pandemia da COVID-19.

A princípio não há uma definição sobre o funcionamento das agências, que permanecem funcionando no horário normal até que se tenha um posicionamento do governo federal. Contudo, algumas restrições são tomadas como a desativação dos totens de atendimento, maior espaço entre cliente e atendente, além da dispensa de assinatura do destinatário na entrega de objetos postais.

Os serviços de entregas internacionais com prioridade Exporta Fácil Premium, Exporta Fácil Expresso, Documento Internacional Premium e Documento Internacional Expresso serão restritos. A nota não menciona, porém, as modalidades Standard e Econômico, que levam um maior tempo para serem concluídas.

Além disso, os Correios também anunciaram novas medidas para evitar o contato físico e o compartilhamento de objetos no ato da entrega.

Para documentos com registro ou enviados por Sedex, a assinatura do recebedor será substituída por uma imagem fotográfica realizada pelo carteiro no ato do despacho. Essa foto deve contemplar a informação "Entregue" e o respectivo horário. O objeto então será depositado na caixa de correspondência ou em local seguro no endereço. Caso isso não seja possível, ele será entregue a uma pessoa do endereço sem contato físico.

A ideia consiste em evitar o compartilhamento da caneta e a aproximação entre o carteiro e o destinatário.

A respeito de encomendas, a orientação é parecida. Respeitando a distância mínima recomendada pelo Ministério da Saúde, tanto para entregas individuais, como agrupadas, o carteiro vai coletar a imagem do objeto contendo o nome legível e o RG informado pelo recebedor ao carteiro e o horário da entrega.

Os funcionários dos Correios também ficarão responsáveis por preencher os avisos de recebimentos, mais uma vez, com a orientação do recebedor diante da distância mínima recomendada. As novas regras ainda determinam que a entrega e a coleta de malotes serão realizadas de forma simultânea para melhorar o aproveitamento da força de trabalho e diminuição do contato com os clientes.

 

Fechamento de agências

Em outra nota divulgada nesta sexta-feira, os Correios informaram que dialogam com os Governos Estaduais e Municipais para que as agências da empresa não sejam incluídas em decretos de restrição de funcionamento. Os estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro estabeleceram recentemente a interrupção da atividade de serviços não essenciais, mas as agências dos Correios continuam funcionando com limitações.

Na quarta-feira (18), a empresa já havia manifestado a intenção de seguir com as atividades com contingente reduzido. O argumento é que os serviços postais serão importantes em meio à epidemia, uma vez que mais pessoas estarão em casa em isolamento social.

Ainda foram divulgadas a adoção de medidas internas, como a autorização do trabalho remoto a gestantes, lactantes, grupos de risco e empregados que estiveram em viagem ao exterior ou que tiveram convívio com pessoas infectadas.

Os Correios determinaram turnos adaptados para os funcionários evitarem horários de pico no transporte público, bem como reforçaram as medidas de higienes em catracas de acesso.

 

Serviços premium estão suspensos

A princípio somente as modalidades Premium, Marketing Direto, Telegrama, bem como o pagamento de indenizações por atraso para todos os serviços nacionais e internacionais ficam suspensos. Outros como Sedex e PAC continuam funcionando regularmente, mas com contingente reduzido.

"Os Correios permanecem acompanhando e seguindo as orientações governamentais do Ministério da Saúde. Havendo novo direcionamento, a estatal ajustará de imediato as medidas preventivas e procedimentos e fará a devida divulgação ao público. Os Correios colocam-se à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site”, revela trecho da nota.

Vale ressaltar que também foram adotadas medidas internas para proteger os colaboradores, como a realização de trabalho remoto por empregados classificados em grupos de risco, suspensão de reuniões ou eventos externos, tal como cuidados de higiene reforçados nas unidades.

 

*Com informações do Canal Tech e Olhar Digital.

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