BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (19)

Coronavírus: Prefeito de Arraial do Cabo determina que somente moradores entrem na cidade; A torcida pela PEC da Prorrogação; Prefeito de Cabo Frio anuncia que cidade terá ambulâncias com UTI e entrega de remédios em domicílios de idosos; Prefeita de Araruama vai às redes sociais alertar população; Em Iguaba Grande, prefeito reforça apelo à população... E muito mais!


RADICALIZANDO GERAL!

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna decidiu proibir a entrada de carros na cidade de quem não é morador. A partir das 5h desta sexta-feira (20), só entrará no município quem conseguir comprovar domicílio. A decisão de radicalizar de vez, veio após um dia exaustivo, “brincando de gato e rato”, em que agentes da Guarda Municipal tentavam impedir turistas e visitantes de irem às praias, burlando até mesmo as barreiras montadas pela prefeitura. Como amanhã é sexta-feira, e os dias tem sido com temperaturas acima dos 34°C, o prefeito está apreensivo com o volume de pessoas que podem chegar. Depois das inúmeras medidas para tentar conter aglomerações na cidade, todas em sintonia com o decreto estadual, Arraial adota uma iniciativa histórica que promete dar o que falar. 

 

 

 

OUTRO PATAMAR

Falando nisso, apesar das dificuldades em conter a entrada de turistas, o secretário de Ordem Pública de Arraial do Cabo, Bruno Monteiro vem realizando um trabalho extraordinário no município. Policial Militar condecorado várias vezes por ser combativo no crime, agora na função de gestor público, conquista respeito do prefeito e toda população, especialmente nesse momento delicado. Encara o enorme desafio de uma pandemia, tendo que se virar no planejamento a partir de determinações cada vez mais duras, adotadas a cada dia, para impedir o acesso indiscriminado de turistas. E dele, nunca se ouviu falar de cobrar propina por aí. Quanta diferença. Até aqui, Bruno vem mostrando ser de “ouro patamar”.

 

 

 

TORCIDA PELA PEC

Tem uma notícia que está estremecendo o meio político da região e todo país. O deputado federal Carlos Gaguim (DEM-TO) vai sugerir a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores até o dia 31 de dezembro de 2022, para unificar as eleições para todos os cargos, a chamada PEC da prorrogação. Com isso, o fundo partidário eleitoral das eleições municipais de 2020 (R$ 2 bilhões) seria usado no combate à Covid-19. A proposta seria apresentada ao presidente da República, Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (19). Se pandemia se agravar, como o governo federal está em crise, essa seria uma saída para evitar aumento dos gastos públicos. Com o atual cenário caótico, pode ser sim viável a aprovação dessa PEC. Até justiça eleitoral está com dificuldades de cumprir o calendário para realização do pleito em outubro devido ao futuro incerto. O que tem de prefeito da Região dos Lagos orando para que Bolsonaro apoie essa PEC, não está no gibi. 

 

 

 

PLANO DE CONTINGENCIAMENTO

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (DEM) anunciou na tarde desta quinta-feira (19), que o município vai contar com três ambulâncias UTIs completas (para criança, idoso e adulto) a partir de segunda-feira (23). A medida é do plano de contingenciamento com relação ao coronavírus. Além disso vai implantar o programa Remédio em Casa para que idosos em grupo de risco não precisem se locomover; os medicamentos serão entregues nas residências desses idosos por moto. O anúncio foi feito junto com o secretário de Saúde, Iranildo Campos. Pela manhã, Adriano também recorreu à rede social para dizer de sua preocupação em ver que o movimento nas praias é grande. Ele rodou pelas praias de Tamoios, do Peró e do Forte. "Uma parcela da população infelizmente ainda não compreendeu a gravidade do problema. Por isso foram suspensas as atividades comerciais na areia e quiosques a partir de amanhã (sexta, dia 20).

 

 

 

 

DENUNCIOU AEROPORTO

O legislativo cabo-friense tem se mexido bastante também, quando o assunto é medida de prevenção ao Coronavírus. O vereador Vanderlei Bento (PMB) denunciou nesta quinta-feira (19), o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, por descumprimento do Decreto Municipal que proíbe a operação de voos comerciais. Como mostrado no Portal RC24h, houve desembarque de passageiros nesta quarta (18), quando a recomendação da Prefeitura já estava em vigor. A denúncia foi encaminhada à Anac e ao Ministério Público Federal.

 

 


DEFINIU PARTIDO

Como adiantado pela Boca Miúda, o deputado e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio Dr Serginho, foi expulso do PSL e só aguardava definição da sigla que abraçaria. Pois bem, agora Serginho é Republicanos oficialmente. Ele esteve na capital, na sede do partido, nesta quarta-feira, para a filiação. A foto do parlamentar junto ao coordenador regional do partido e secretário de Governo de Arraial do Cabo, Cláudio Bastos; do presidente estadual, Luiz Carlos Gomes, e do deputado estadual Carlos Macedo, nos leva a um alerta: em tempos de coronavírus, melhor evitar tirar foto tão juntinho assim...

 

 

 

'NÃO É OBRA DE FICÇÃO'

Um dia depois de editar decreto complementar, endurecendo as determinações para prevenção ao Coronavírus, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), recorreu mais um dia consecutivo à rede social, nesta quinta-feira (19), para apelar à população que siga rigorosamente as recomendações da Prefeitura. "Gente, o que está acontecendo não é obra de ficção. Precisamos fazer a nossa parte, precisamos evitar sair às ruas!" alertou o prefeito. Nesta mesma quinta, o município divulgou que há mais dois casos suspeitos da Covid-19, inteirando quatro suspeitas - nenhuma confirmada - da doença.

 

 

 

PREFEITOS SE REÚNEM

O prefeito Cláudio Chumbinho, de São Pedro da Aldeia, confirmou presença na reunião que acontece nesta sexta (20) para traçar estratégias para enfrentarem juntos a pandemia do Coronavírus. A ideia partiu do secretário de Governo aldeense, Eron Bezerra. O anfitrião será o prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano, que receberá em seu gabinete. Renatinho Vianna, chefe do executivo cabista, ainda não tem certeza se poderá comparecer, já que tem acompanhado diariamente as ações de bloqueio na cidade. Quem também confirmou presença foi Vantoil Martins de Iguaba Grande. 

 

 

 

SEM FEIRAS

Reforçando as medidas de prevenção ao coronavírus, aglomerações estão descartadas em qualquer lugar. Por causa disso, o prefeito de Búzios preferiu falar pessoalmente e se reuniu com os organizadores da Feira Nordestina, Pedro Siqueira e Miriam Scala, e da Feira Periurbana, Hamber Carvalho e Sônia Regina. O motivo do encontro foi a suspensão temporária das atividades das feiras, super concorridas no balneário. Hoje, o começo da noite Granado soltou novo vídeo informando que a cidade permanece ainda sem nenhum caso de coronavírus confirmado. 
 

 

 

AVISOU À POPULAÇÃO

Agora vai! A prefeita Lívia de Chiquinho (PP) foi ao Facebook nesta quinta-feira (19) para, enfim, convocar a população que colabore no cumprimento das medidas preventivas decretadas um dia antes em Araruama, como publicado aqui pela coluna. Mas Lívia também tranquilizou a população ao dizer que o município está preparado para cuidar de seus doentes, caso aconteça. A cidade não tem nenhum caso suspeito ainda. Veja o vídeo:

 

 

 

FOI ELEGANTE

Para os que achavam que o vice-prefeito de Araruama, Marcelo Amaral, iria disparar farpas à prefeita Lívia de Chiquinho durante entrevista na rádio Costa do Sol FM, nesta quinta (19), enganou-se redondamente. Muito pelo contrário, foi muito elegante e não a criticou em nenhum momento. Foi uma entrevista bastante cordial, onde Marcelo focou sua fala em dar orientações à população sobre as medidas preventivas.

 

 

COBRANÇA SUSPENSA

Em mais uma medida relacionada à pandemia do coronavírus, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PSDB), definiu que a partir desta quinta-feira (19), a cobrança do IPTU, de taxas e multas municipais, está suspensa pela prefeitura. A medida tem prazo indeterminado, mas apenas para quem seguir a principal estratégia de combate à disseminação do coronavírus, que é evitar aglomerações. A nova suspensão entra em vigor através de um novo decreto assinado pelo prefeito, e que reforça as medidas de evitar o contágio local da doença, que ainda não tem casos confirmados na região. O decreto não valerá para quem for observado em locais como praias, praças, parques, além de feiras, clubes e templos religiosos com mais de 100 pessoas, segundo descrito no texto.

 

 

PROJETOS APROVADOS

A Alerj aprovou, nesta quarta-feira (18), dez projetos relacionados ao coronavírus e seus impactos no estado do Rio. As propostas, votadas em regime de urgência, serão enviadas para sanção ou veto do governador Wilson Witzel. Os textos aprovados tornam proibidos o aumento de preços sem justificativa; o corte de serviços de água, luz e gás enquanto durar a emergência sanitária, e também a cobrança de taxas na remarcação e cancelamento de passagens, pacotes turísticos e reservas de casas de festas. Também foram aprovadas propostas que autorizam o Governo do Estado a descontar o ICMS cobrado nas contas de serviços públicos e a conceder auxílio a famílias de estudantes de escolas públicas e empreendedores da economia solidária, entre outras medidas. A votação foi realizada com 25 dos 70 parlamentares participando de forma remota com o intuito de reduzir a circulação de pessoas no Palácio Tiradentes e garantir o funcionamento do Legislativo.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias