BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (18)

Prefeitos da Região dos Lagos endurecem decretos que reforçam a prevenção ao coronavírus: suspensão de várias atividades com aglomeração de pessoas, funcionamento de bares e outros estabelecimentos têm horário reduzido, são algumas das várias medidas lançadas nesta quarta (18). Vereadores de algumas cidades também fazem requerimentos


NOVAS MEDIDAS E PREOCUPAÇÃO

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (DEM) disse em entrevista, nesta quarta-feira (18), que a cidade tem cinco casos suspeitos de coronavírus, ressaltando que nenhum foi confirmado e que os mesmos aguardam resultados de exame de contraprova. Antes da entrevista, Adriano foi ao Facebook falar das medidas que estão sendo tomadas na cidade, "por mais que não agradem a todos" e disse estar muito preocupado com o funcionamento do comércio, o emprego dos funcionários e os problemas financeiros que a pandemia do coronavírus pode causar. "Entendo que tais medidas, somadas às ações de prevenção de cada um de nós, colaboram com o combate à epidemia do Coronavírus. Este é um momento difícil, sei que não estou sozinho nessa batalha, mas as decisões tomadas são importantes para todos nós, acredito que a união dos nossos esforços ajudará a nossa Cabo Frio a ser exemplo para outras regiões e vidas serão protegidas". E no começo da noite desta quarta, Adriano postou um vídeo lamentando que as pessoas não estejam levando a sério a quarentena, indo à praia ou circulando pela cidade. Assista:

 

 

 

 

 

PREOCUPAÇÃO FINANCEIRA

O legislativo cabo-friense também está preocupado com a saúde financeira da população e dos comerciantes. Um exemplo é o vereador Vanderlei Bento (PMB), que nesta terça (17) foi o primeiro apresentar requerimento junto às prestadoras de serviço público (água, luz, internet, telefonia, pretadoras se TV fechada) pedindo que os serviços não sejam suspensos por falta de pagamento. "Tal medida é muito importante para que diante da pandemia a população possa cumprir o isolamento, tendo em vista a impossibilidade imposta pelo coronavirus para as atividades laborais", disse o parlamentar. Além desse requerimento, segundo Vanderlei, ele está apresentando aos governos municipal e estadual a concessão de benefícios fiscais, tais como suspensão das cobranças de impostos por dois meses e liberação de pagamento de alvarás de funcionamento para aliviar a carga dos empresários de Cabo Frio.

 

 

 

PREOCUPAÇÃO FINANCEIRA II

Quem também fez pedido formal junto à Enel e à Prolagos para a suspensão dos cortes de fornecimento de energia e água de consumidores em atraso de pagamento das contas foi o vereador Rafael Peçanha (PDT). "É uma situação de pandemia. Todos têm que dar sua contribuição. Esses cortes já são feitos irregularmente, em geral, sem direito à ampla defesa do consumidor. Na atual situação, ir a bancos e lotéricas é inviável, além da recessão comercial e econômica", justificou o parlamentar que no ano passado presidiu a CPI da Enel, que apontou 14 irregularidades cometidas pela empresa, motivando recente ação do Ministério Público contra as denúncias. Além desses pedidos, Rafael notificou oficialmente o prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (DEM), para que suspenda por 30 dias, o pagamento de IPTU, ampliando os vencimentos por esse prazo, livres de juros e multas. Na mesma petição, o parlamentar solicitou ao prefeito que realize emergencialmente o pagamento do adicional de insalubridade a todos os servidores da saúde. 

 

 

 

SUSPENSÃO DE ATIVIDADES 

Quem também oficiou a prefeitura de Cabo Frio foi a OAB, requerendo que sejam suspensas as atividades comerciais nas praias da cidade, com o intuito de auxiliar aos munícipes e turistas que permaneçam em suas casas. "Somente com atitudes mais enérgicas é que a população poderá contribuir com luta pela não proliferação do vírus. O intuito é tão somente resguardar a integridade física e a saúde de nossa população, e tal ato também já ora adotado por outros municípios, como por exemplo Arraial do Cabo".

 

 

 

NOVAS MEDIDAS

E falando em Arraial do Cabo, o prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) deu mais uma endurecida e publicou novo decreto, em complemento ao anterior, e proibiu a ocupação de casas de veraneio e o acesso às praias; estão mantidas as outras medidas como a suspensão de aulas, atendimento ao público nas repartições municipais, entrada de ônibus de turismo, vans, táxis e similares, entre outros. "Nos últimos dias tenho sido irredutível na garantia da segurança de nossa população, implementando todas as medidas restritivas legais para que o avanço do coronavírus não chegue a nossa cidade. Desta forma, transformo minhas palavras em ação ao resguardar o maior patrimônio cabista: o nosso povo. Estejam certos, vou manter o rigor, porque este é o papel do Executivo", disse ele em sua postagem no Facebook.

 

 

 

ENDURECEU MEDIDAS

Quem também endureceu medidas de combate à pandemia do coronavírus foi o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), que após editar decreto na última sexta (13), lançou complemento nesta quarta (18). Além de reforçar todas as recomendações do documento anterior, o atual determina a suspensão, pelo prazo de 15 dias, de várias atividades que signifiquem aglomeração de pessoas, tais como eventos desportivos, shows, feiras de qualquer natureza, comícios,  passeatas, entre outros (clique aqui para ler a matéria na íntegra). O novo Decreto também recomenda que bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos funcionem somente com capacidade restringida a 50% da lotação. A medida, no entanto, não se aplica aos supermercados, farmácias e serviços de saúde. Outra recomendação é a paralisação das atividades em templos religiosos de qualquer natureza, e a suspensão de atividades de lazer na Laguna de Araruama.

 

 

 

PREOCUPAÇÃO FINANCEIRA III

Gladys Nunes (PROS), vereadora de oposição em Armação dos Búzios, é a primeira a ter uma atitude voltada para os interesses do povo. E, mais uma uma vez, ela não decepcionou os eleitores dela, quando encaminhou, nesta quarta-feira (18), ofício às concessionárias de água - Prolagos e de energia - Enel, solicitando a suspensão do corte no fornecimento dos serviços para as contas em atraso e ainda o parcelamento das contas atrasadas. Sempre ela!

 

 

 

 

REUNIÃO PELA UNIÃO

O secretário de Governo de São Pedro da Aldeia, Eron Bezerra informou pelo telefone, nesta quarta-feira (18), que os prefeitos Chumbinho (São Pedro), Renatinho Vianna (Arraial) e Dr Adriano (Cabo Frio) farão uma reunião para traçar estratégias para enfrentarem juntos a pandemia do coronavírus. A ideia partiu do próprio Eron, que disse que "só com a união das cidades da Região dos Lagos será possível vencer essa doença". O encontro, a portas fechadas, foi marcado para a próxima sexta-feira (20), e vai acontecer no gabinete de Adriano, na sede da prefeitura de Cabo Frio.

 

 

 

'É MUITA OMISSÃO'

A presidente da Câmara de Araruama, vereadora Penha Bernardes (MDB), foi outra a criticar duramente a prefeita Lívia de Chiquinho (DEM) por conta das medidas adotadas na cidade para enfrentar a epidemia do coronavírus. Pelo telefone, Penha disse que o legislativo está praticamente fazendo o papel do executivo nestes tempos de pandemia, que é de orientar a população. "A prefeitura não está dando as informações diárias em relação a essa situação, o que deixa a todos inseguros e desesperados. Tem que haver uma comunicação quase que diária, até mesmo para juntos combatermos essa situação. Existe um caso suspeito e nada foi divulgado sobre o resultado. Nós é que estamos ligando para profissionais de saúde para saber. Então, é muita falta de responsabilidade. Muita omissão. Não vejo nenhuma medida de prevenção", disparou a vereadora. Falando em Câmara araruamense, a presidente da casa manteve as sessões, mas pede que a população interessada em assistir, que o faça pela internet. 

 

 

 

 

ANTES TARDE...

Já passava das 19h30, quando o marido da prefeita Lívia Belo (PP), Chiquinho da Educação encaminhou um banner com várias informações comprimidas. O texto falava de um novo decreto municipal se alinhado um pouco mais com as medidas adotadas pelas cidades vizinhas e pelo Governo do Estado, no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Dentre as quais estão a antecipação das férias escolares, suspensão das atividades das creches, proibindo aglomerações e fechando temporariamente o teatro municipal entre outras. É como diz o ditado: antes tarde do que nunca.

 

 

 

 

 

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Ainda sobre Araruama, o vice-prefeito Marcelo Amaral vai conceder entrevista nesta quinta-feira (19), exclusiva à rádio Costa do Sol FM, direto dos estúdios da emissora que tem sede no município, Depois da participação dele no programa "Araruama da Gente", na segunda (16), quando foi entrevistado pelo pré-candidato a prefeito André Mônica (PL), é lógico que a expectativa de boa parte da população e da classe política é que Marcelo volte a tecer críticas à forma como a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) vem tratando a pandemia. Até porque, ele é médico e vice, e seria muito útil para ajudar a organizar a cidade. Acontece que ele está sendo solenemente ignorado, o que é um desperdício. A verdade é que parece que a prefeita confia mais em Deus do que no alerta da comunidade científica.

 

 

 

MENOS EXPEDIENTE, ADICIONAL MAIOR

A prefeitura de Macaé publicou decreto reduzindo o expediente nas repartições públicas do município, de 8h às 12h, a partir desta quarta (18). A medida foi determinada pelo prefeito, Dr Aluízio (PSDB) dentro da estratégia de combate a disseminação do Coronavírus. A única exceção vale para unidades de emergência da rede municipal de Saúde. Pelo Twitter, Dr. Aluízio anunciou também outras medidas internas para a administração. "Evitar o contágio é manter as pessoas em casa, longe de aglomerações. Todos precisavam seguir este protocolo. Os nossos esforços agora são para garantir que toda população tenha acesso a um tratamento adequado em casos de contaminação". O prefeito também dispensou as servidoras mães e responsáveis por crianças com idade abaixo dos 12 anos e idosos acima dos 60. As repartições que não realizam atendimento ao público poderão reduzir o efetivo em 50%. Na Saúde, o prefeito autorizou o acréscimo de 30% nas gratificações de urgência, emergência e insalubridade para os servidores que atuarem nos postos de urgência e emergência do município. 

 

 

 

REPASSE À SAÚDE

A Assembleia Legislativa repassará R$ 100 milhões à Secretaria Estadual de Saúde para auxiliar no enfrentamento do coronavírus nos 92 municípios fluminenses. O anúncio foi feito pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), nesta quarta-feira (18), durante sessão no plenário em que os parlamentares votaram várias propostas relacionadas ao combate, no estado, contra essa pandemia. De acordo com Ceciliano, os recursos serão repassados em 48 horas à Secretaria de Saúde que irá destinar cerca de R$ 1 milhão a cada um dos municípios do estado. Ou seja, cada uma das cidades da Região dos Lagos (de Saquarema a Búzios) O objetivo é ajudar na ampliação das equipes do programa médico de família, treinamento de equipes de saúde na Fiocruz e para criar unidades de referência e de triagem para evitar lotação em hospitais e postos de saúde nas cidades do estado.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias