Concurso IBGE é suspenso e adiado para 2021 devido ao Coronavírus

O Censo Demográfico será adiado para 2021 devido ao avanço do Coronavírus, suspendendo assim o concurso IBGE 2020 com mais de 208 mil vagas


O concurso IBGE 2020 está suspenso. A realização do Censo Demográco foi adiada devido ao avanço do Covid-19 (Coronavírus) no país. A informação foi divulgada no final da tarde desta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geograa e Estatística.

Em nota, o IBGE informou que a realização do Censo Demográco, prevista para este ano, foi adiada para 2021 diante do avanço do Coronavírus. De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográco terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

"A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional", disse o IBGE.

O IBGE informou que o Conselho Diretor anunciou que vai rever o cronograma do Censo 2020, o que inclui a nova data de abertura dos processos seletivos. O novo calendário está sendo definido e ainda não foi divulgado. Conforme o instituto, o concurso, com mais de 208 mil vagas está suspenso. Os candidatos que já fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

Ainda em nota, o IBGE informou que o orçamento que seria destinado ao Censo será transferido para o Ministério da Saúde para combater o avanço do Coronavírus. "Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE", disse a instituição. Outra mudança anunciada nesta terça, mas que não está relacionada ao concurso, é a suspensão da coleta domiciliar presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Segundo o IBGE, serão estudadas alternativas para a realização da pesquisa de modo que não envolvam visitas a domicílios.

 

Categorias: Emprego Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias