BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (17)

Prefeito de Arraial endurece e edita medidas sanitárias para enfrentar o coronavírus; Gabinete de Crise em Cabo Frio define trabalho do funcionalismo; Presidente da Câmara de Búzios tem homenagem da OAB e reunião na Alerj; Meio Ambiente de Iguaba sem titular; Ex-vereador frequenta Casa e atende munícipes; Pré-candidato de Araruama e atual vice disparam contra prefeita... E muito mais!


PROBINDO ESTRANGEIROS

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (Republicanos) endureceu ainda mais as determinações de enfrentamento ao coronavírus. Além do decreto publicado na última sexta (13) e reforçado na segunda (16), o chefe do executivo cabista editou medidas sanitárias de prevenção, válidas por 15 dias (podendo ser prorrogada). Uma delas diz que os comércios noturnos devem encerrar as atividades no máximo à meia-noite. Também estarão suspensas as atividades de todas as academias e estacionamentos. Renatinho afirmou que segue o decreto de emergência do Estado e protocolos do Ministério da Saúde. Quem insistir será notificado. Até uma espécie de barreira está sendo estudada. "Estamos radicalizando sim. Estamos inclusive pensando em montar barreiras na entrada da cidade impedindo o acesso de carros com visitantes estrangeiros. E daí por diante", disse Renatinho. Vale lembrar, ainda, que infringir uma determinação do poder público, destinada a impedir a propagação de doença contagiosa é crime, com pena de detenção de um mês a um ano, e multa.

 

 

 


MONITORAMENTO DE FAKE NEWS

Com o fim principal em desmentir falsas notícias divulgadas na cidade, a prefeitura de Arraial do Cabo anunciou nesta terça-feira (17), a criação da Central de Monitoramento às fake news. Caso tenha alguma dúvida e/ou denúncia de notícias falsas no município, basta encaminhar via WhatsApp. No momento, a equipe de Comunicação segue trabalhando em regime de plantão a fim de manter os moradores e turistas informados a respeito da pandemia do novo coronavírus e principais formas de prevenção do contágio. O número da central é (22) 99710-2636.

 

 

 

MEDIDAS EM CABO FRIO

Em Cabo Frio, após o prefeito Dr Adriano (DEM) editar decreto de medidas de prevenção ao coronavírus, o Gabinete de Crise se reuniu na noite desta segunda-feira (16) para traçar medidas internas que estabelecem diretrizes e orientações ao funcionalismo. Entre elas, o revezamento no trabalho dos servidores e a dispensa de atividades daqueles com mais de 60 anos. Ainda sobre a prevenção ao coronavírus, Adriano divulgou no fim da tarde um vídeo protestando contra abuso de alguns estabelecimentos superfaturarem o preço do álcool gel. Lembrou que o Procon está de olho e está notificando as farmácias, nos dois distritos. E está mesmo. O detalhe é que Mônica Boniolli (coordenadora do Procon) é brava e com ela não tem conversa. 

 

 

 

 

 

REDE COM BONIFÁCIO

O pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), já tem partido certo para compor com ele nas eleições de outubro. Bonifácio participou de reunião com a executiva municipal do Rede Sustentabilidade por quase três horas, fazendo colocações e respondendo perguntas. No fim da tarde, veio a resposta positiva da sigla, que deve coligar com o pedetista. Falando em José Bonifácio, ele avisou que a entrega da Medalha Pedro Ernesto, que ele receberia nesta quarta-feira (18), por indicação do vereador Rafael Aloisio Freitas, foi adiada. Uma nova data será agendada.

 

 

 

 

NOTA DE PESAR

É com tristeza que comunicamos o falecimento do Pastor Samuel Bento, irmão do ex-deputado, Silas Bento, e tio do vereador Vanderlei Bento. Samuel era um dos líderes evangélicos mais respeitados da cidade. Faleceu aos 56 anos, vitimado por um câncer no pâncreas. Pelo telefone, muito abatido, Silas lamentou a perda: "Perdi não só meu irmão, mas um grande amigo. Eu o amava muito. Tenho certeza que ele deixará muita saudade", lamentou Silas. Ainda não foi informado horário e local do velório e sepultamento.

 

 

 

 

VÍDEOS DO ANDRÉ

O prefeito de Búzios, André Granado soltou um vídeo na página oficial da prefeitura, no começo da noite desta terça-feira (17), destacando que a cidade ainda não registrou nenhum caso suspeito de coronavírus até hoje. Também reforçou as ações implementadas através do decreto que foi publicado nessa segunda-feira (16). Anunciou inclusive novas medidas para impedir a chegada da doença, tais como disponibilizar álcool gel (que está escasso) e toalhas de papel em todas as repartições públicas municipais, além de anunciar que a partir desta quarta-feira (18), todas as unidades de saúde do município funcionarão como postos de triagem para avaliar pacientes que apresentem sintomas do coronavírus. O prefeito salientou ainda que a população deve ficar atenta às informações oficiais do poder executivo, através da página do facebook. Fez bem o prefeito. Os vídeos que ele vem divulgando ajuda a tranquilizar os buzianos.

 

 

 

 

 

RETORNO AGITADO

Desde que retornou aos trabalhos do legislativo, no início de março, após quase três meses afastada para tratamento de saúde, a presidente da Câmara de Búzios, vereadora Joice Costa (PP) - pré-candidata a prefeita, não parou mais. Nem o coronavírus a está intimidando. Na semana da Mulher, por exemplo, participou de roda de conversa na OAB Mulher e recebeu o prêmio Dandara (para mulheres que promovem trabalhos de igualdade racial). E na semana passada, participou do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, na Alerj. Na ocasião, representantes de 20 câmaras municipais e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) assinaram, o termo de adesão à Rede Nacional Legislativo Sustentável, em parceria com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, onde Búzios foi o único da Região dos Lagos a aderir.

 

 

 

CDL PARA BÚZIOS

Ainda sobre Búzios, quem também está "na correria" é o empresário Alexandre Martins, pré-candidato a prefeito pelo Republicanos. No fim de semana, reuniu-se com o secretário estadual de Trabalho e Renda, Jorge Gonçalves. Na pauta, a criação de uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no balneário para fortalecer a economia local. E parece que essa será uma importante bandeira de campanha. "O partido tem essa preocupação e estarei junto ao comércio local, arrumando meios de implantar a CDL em nossa cidade".

 

 

 

 

CONCURSO DE IGUABA

As provas do concurso público de Iguaba Grande deverão ser adiadas como medida de prevenção ao coronavírus. A data prevista para a primeira avaliação seria 19 de abril. No entanto, com a situação da doença se espalhando, o secretário municipal de Governo, Jales Lins, disse que o momento exige cautela. "A ideia é avaliarmos esta primeira semana do Decreto Estadual para tomarmos uma decisão na próxima reunião", que acontece semana que vem, explicou. A previsão é que 25 mil pessoas participem do concurso.

 

 

 

SEM SUBSTITUTO

Iguaba Grande ainda não tem substituto para a pasta do Meio Ambiente. O ex-secretário Marco Antônio pediu demissão nesta segunda-feira (16) - como publicado aqui na Boca Miúda - e por enquanto, o prefeito Vantoil Martins (Cidadania) não apresentou um novo nome. Enquanto isso não acontece, quem assume a pasta, interinamente, é o titular de Governo, Jales Lins. O que se comenta nos bastidores do executivo é que os secretários comemoraram a saída de Marco Antônio. Que coisa!

 

 

 

QUEM SERÁ?

Em São Pedro da Aldeia, um burburinho toma conta dos corredores da Câmara Municipal. A "fofoca" dá conta que um ex-vereador, cassado em 2014, estaria usando o gabinete da esposa eleita vereadora como se fosse seu escritório. E tem mais: esse mesmo "ex" estaria sendo procurado por vários munícipes que teriam agendado reunião com ele... Que vergonha hein? Pode isso, Arnaldo? Estamos ofertando um doce para quem adivinhar o nome do dito cujo.

 

 

 

GOL ABERTO

O pré-candidato a prefeito de Araruama, André Monica (PL) recebeu para um bate-papo no programa "Araruama da Gente", que foi ao ar pelo Facebook, na noite de segunda-feira (16), nada mais, nada menos, que o vice-prefeito, Marcelo Amaral (PSD). Marcelo tem se aproximado do principal adversário da prefeita Lívia. A prova foi a participação dele como consultor na área de saúde, para falar do coronavírus. Óbvio que entre uma orientação e outra, sobraram críticas à forma como o governo municipal vem tratando a pandemia. Araruama é a única cidade da Região dos Lagos que não adotou políticas públicas enérgicas de prevenção. Até agora, ela só suspendeu as aulas (exceto creches), mesmo assim, atendendo a um decreto do governador. Essa falta de atitude de Lívia, causa estranhamento e acabou deixando gol aberto para que André e Marcelo dessem uma goleada de sugestões de como agir. Importante salientar que o vice rompeu com a prefeita desde o ano passado, portanto, acabou o amor de verdade.

 

 

 

SESSÕES SUSPENSAS

As sessões da Câmara Municipal de Macaé estão suspensas por dez dias, a partir de desta quarta-feira (18), por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19). A decisão foi anunciada nesta terça (17), em plenário pelo presidente Eduardo Cardoso (Cidadania). "A reposição ocorrerá com sessões extraordinárias após esse prazo ou no recesso parlamentar", esclareceu. Ele avisou ainda que serão liberados pelo mesmo período servidores acima de 60 anos, com filhos pequenos, grávidas ou que tenham retornado recentemente de viagens ao exterior. Além disso, os demais setores da Casa funcionarão em regime de rotatividade. A orientação é que a população utilize os serviços de Ouvidoria (ouvidoria@cmmacae.rj.gov.br; http://www.cmmacae.rj.gov.br/ouvidoria/ e 0800-024-2772) e o sistema SAPL (para saber sobre as matérias em tramitação), além do telefone (22) 2796-7800 para assuntos gerais.

 

 

 

TRE SUSPENDE ATENDIMENTO

A pandemia já está interferindo no calendário eleitoral desse ano. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro suspendeu o expediente regular, inclusive nas zonas eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor, até o dia 31 de março, para conter a propagação do coronavírus. As secretarias do tribunal vão funcionar em regime de plantão presencial, com mínimo de servidores, de 12h às 16h, apenas para serviços internos. O atendimento a eleitores, advogados e representantes de partidos políticos ficará restrito à Central de Atendimento Telefônico, pelo número (21) 3436-9000, também entre 12h e 16h. Os serviços ao eleitor disponíveis no site www.tre-rj.jus.br continuarão em funcionamento. Antecipamos essa informação na última sexta-feira (13), quando uma fonte disse que procurou o TRE de São Pedro da Aldeia. Agora é oficial e atinge a todos os cartórios eleitorais do estado.  

 

 

QUARENTENA DO DOUTOR

O notório advogado eleitoral de Cabo Frio e região, Dr Carlos Magno decidiu decretar quarentena para toda equipe dele. Por conta disso, o escritório de estará fechado pelos próximos 15 dias. Isso só reforça a análise que fizemos na nota acima, ou seja, o coronavírus está realmente alterando o calendário eleitoral. Até para quem precisa de um advogado.  

 

 

 

 

NÃO PODE COBRAR

As empresas concessionárias de serviços públicos - como luz, água e telefone - não poderão cobrar de terceiros o pagamento de contas em atraso para que haja o religamento dos serviços no imóvel. É o que determina a Lei 8.853/2020, de autoria do deputado André Ceciliano (PT), que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Executivo, nesta terça-feira (17).De acordo com a nova regra, o nome do proprietário do imóvel também não poderá ser incluído na lista de inadimplentes por conta da pendência de atuais ou antigos inquilinos. "A dívida é do usuário e não do imóvel. No entanto, temos visto notícias sobre a exigência de quitação de dívidas em nome de terceiros vinculadas ao endereço, para a transferência de propriedade o que, de acordo com as normas em vigor e o entendimento dos Tribunais, é absurdo", explicou o autor.

 

 

 

CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS

A Alerj aprovou nesta terça (17), em primeira discussão, o projeto de lei 779/19. De autoria do deputado Waldeck Carneiro (PT), a proposta determina que os decretos de contratação temporárias de profissionais da educação básica detalhem as disciplinas que serão supridas e as coordenadorias regionais de educação que receberão os profissionais. A proposta ainda será votada em segunda discussão. Segundo o deputado, a transparência é necessária para evitar que os contratos temporários substituam os que devem ser preenchidos por concurso. "A contratação temporária de servidor público é um instrumento para suprir a ausência de mão de obra no serviço público, em caráter temporário. Porém ela não pode substituir o concurso", explica.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias