Concurso IBGE 2020: saem editais com mais de 208 mil vagas

Os aprovados irão atuar no Censo Demográfico 2020, por todo o Brasil. Ao todo, estão abertas 208.695 vagas temporárias


Foram divulgados os editais do concurso IBGE 2020, com mais de 208 mil vagas temporárias, em todo o país. O primeiro deles conta com oportunidades para os cargos de agente censitário municipal e supervisor, com mais de 28 mil postos, e o segundo com mais de 180 mil oportunidades para recenseador. 

Os aprovados irão atuar no Censo Demográfico 2020, por todo o Brasil. O contrato dos agentes terá duração de cinco meses, enquanto o recenseador irá trabalhar, inicialmente, por três meses. Ao todo, estão abertas 208.695 vagas temporárias, com a seguinte distribuição:

A produtividade do recenseador será calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo contratado, de unidades (domicílios urbanos e/ou rurais) e pessoas recenseadas, além do registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável do recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. Os profissionais podem simular a estimativa de remuneração através de ferramenta disponibilizada pelo IBGE.  É necessário informar o município de atuação e a carga horária. Acesse o simulador de remuneração (https://censo2020.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html). Já os agentes irão atuar 40 horas semanais, oito horas por dia. Os editais na íntegra, além da tabela de vagas com a distribuição por cidades e estados, foram divulgados por volta das 10h, no site do Cebraspe , o organizador. 

Inscrições vão até o dia 24 de março

Os interessados no concurso podem ser inscrever até as 23h59 do dia 24 de março. Para quem visa concorrer ao cargo de agente censitário municipal e agente censitário supervisor a exigência é ter o nível médio completo. Já o para recenseador o requisito é ter o nível fundamental completo. Para isso, é preciso pagar uma taxa de R$35,80 (agentes) e R$23,61 (recenseador). Candidatos membros de família de baixa renda, inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea podem solicitar a isenção da taxa, durante todo o período de inscrição, no site da banca.

Um dos principais atrativos do concurso IBGE 2020 é o quantitativo de vagas. São 208 mil vagas espalhadas por todo país, entre as capitais e cidades do interior. Dentre elas os destaques ficam para: Recensador: Belo Horizonte - 2.065; e Curitiba - 1.782. Agentes: Rio de Janeiro - 860; e São Paulo - 1.727.

Provas serão aplicadas em maio

Os candidatos do concurso IBGE serão avaliados por meio de provas objetivas, que estão programadas para maio. No entanto, elas serão aplicadas em dois dias diferentes. Para os cargos de agente, as provas objetivas vão ser aplicadas no dia 17 de maio. Já para a função de recenseador a data da primeira etapa está marcada para o dia 24 de maio. As provas serão aplicadas no turno da tarde, no horário previsto das 13h às 17h. O resultado final do concurso para agentes está previsto para 12 de junho, enquanto que para os recenseadores a previsão é 3 de julho. As provas objetivas serão realizadas, simultaneamente, em 4.612 municípios, no caso dos agentes, e em 5.569 municípios para o recenseador. Os exames ocorrerão nos 26 estados, além do Distrito Federal. As perguntas serão sobre: Agentes - 60 questões Língua Portuguesa (dez); Raciocínio Lógico Quantitativo (dez); Ética no Serviço Público (cinco); Noções de Administração/Situações Gerenciais (15); e Conhecimentos técnicos (20). Recenseador - 50 questões Língua Portuguesa (dez); Ética no Serviço Público (cinco); Matemática (dez); e Conhecimentos técnicos (25).

Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. Por questões administrativas, o último contrato poderá ter vigência menor que 30 dias. A previsão do IBGE é contratar os selecionados até agosto deste ano . Isso porque, segundo o Instituto, a coleta de dados para o Censo Demográco 2020 será realizada entre os meses de agosto e outubro. No Censo, serão visitados todos os domicílios do país. Os recenseadores, que contam com mais de 180 mil vagas, irão coletar as informações através de uma entrevista direta.

Categorias: Emprego Geral

Fotos da notícia




Outras notícias