BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (26)

Iguaba Grande resgata tradição carnavalesca; Prefeito afirma que Cabo Frio teve "o Carnaval dos carnavais"; Renatinho Vianna monitora os dias de folia em Arraial do Cabo; Em São Pedro da Aldeia, Chumbinho curte "folia na roça", em Búzios até o prefeito curtiu blocos... E muito mais!


NOTA 10

Iguaba Grande deu show neste Carnaval. Em todos os quesitos, da limpeza à segurança, além, claro, da programação durante todos os dias de folia. O prefeito Vantoil Martins (Cidadania) acompanhou tudo de perto, prestigiou artistas locais que se apresentaram nos dias de folia, com transmissão ao vivo todos as noites, como no domingo (23) no show de Naldo Benny. Há muitos anos que não se via uma festa assim na cidade, que, até então, não tinha tradição na folia. O chefe do executivo iguabense afirmou que está muito feliz com o resultado. "Fizemos uma festa para nossos moradores de todas as idades, para quem nos visita e também para quem precisava trabalhar e faturar, enfim uma festa para todos", disse Vantoil. Dessa maneira, Iguaba se torna uma cidade competitiva na hora de atrair o turista. Haja vista que com a programação de blocos oferecida por BH, SP, RJ e Salvador, procurando fazer um Carnaval cada vez mais convidativo, convencer os foliões deixarem essas capitais nos tempos de hoje, não é nada fácil.

 

 

 

 

APOSTA ASSERTIVA

Um local que os moradores de Iguaba Grande já tinham até perdido a esperança em ver reformado se transformou num a verdadeira "arena" do Carnaval. Ficou fechado, envolto em tapumes por mais de dois anos, e havia notícia que o governo anterior tinha investido R$ 2 milhões e que o local estava em obras, onde seria um teatro municipal. Quando o atual governo retirou a cerca não havia nada. Nem um resquício de obra sequer (tampouco do dinheiro investido). Foi quando resolveram dar "uma guaribada" e o espaço, de 16 mil m², se consolida como Espaço de Eventos, para onde centenas de moradores e turistas puderam curtir. E o Carnaval iguabense teve outros pontos de folia. Até mesmo quem gosta de falar mal, mesmo sem ter motivo, foi flagrado se acabando no bailinho das crianças da Praça Edyla Pinheiro, queimando a língua nas marchinhas. É Iguaba... quem te viu, quem te vê!

 

 

 

'CARNAVAL DOS CARNAVAIS'

Já o prefeito Dr Adriano (DEM) acompanhou os festejos de perto. No fim de semana, foi para a orla - acompanhado da família e dos amigos, checou como estava a organização, conversou com moradores, com turistas e com o pessoal da limpeza. Nesta terça-feira (25), ele esteve em Tamoios para curtir o último dia de Carnaval ao lado da família. "A folia aconteceu em todos os cantos da nossa cidade com segurança e respeito ao dinheiro público, valorizamos os artistas locais e movimentamos o comércio. Cabo Frio voltou aos seus bons tempos, foi o Carnaval dos carnavais", comentou Adriano. A volta dos blocos para orla rendeu bons elogios ao prefeito, que nos últimos dias vinha sofrendo muitas críticas devido aos atrasos salariais. Foi um bálsamo aos ouvidos dele. Nos bastidores o comentário é que ele ficou muito feliz em saber que agradou. 

 

 

 

SURPRESA MOMESCA

Weverton Andrade, coordenador de Eventos da prefeitura de Cabo Frio, foi um dos responsáveis pelo Carnaval esse ano na cidade. Foi ele quem convenceu Dr Adriano, junto com Clóvis Barbosa - ex-superintendente da pasta, a deixar os blocos desfilarem na Praia do Forte. Ele puxou todos os blocos que passaram pela orla, acompanhou de perto, foi na corda, checou outros detalhes - como segurança, conversou com os presidentes das agremiações, manteve-se disponível 24 horas pelo telefone, atendendo rapidamente quem precisasse dele. Foi uma surpresa para quem imaginava que esse cara seria uma pessoa mesquinha. Weverton foi muito generoso e conseguiu provar que com trabalho é possível fazer o Carnaval de Cabo Frio voltar a ser competitivo, como já foi no passado. 

 

 


TERÇA GORDA EM TAMOIOS

Quem também ficou em Tamoios nesta terça (25) de Carnaval foi o pré-candidato a prefeito José Bonifácio (PDT). Ele, que recentemente alugou uma casa no Segundo Distrito - vai morar lá e cá nesse ano eleitoral - passou o último dia oficial da festa rodando pela região, com sua inseparável "magrela". "Nesta terça-feira de Carnaval estou em Tamoios e na parte da manhã estive no Pontal de Santo Antônio e depois percorri toda a orla, de bicicleta até Unamar, onde parei para almoçar no Delícia da Roça". Apesar dos percalços passados no ano anterior, pode-se dizer que agora Zé está vendendo saúde, com corpo e mente preparados para um ano eleitoral.

 

 

 

FOLIA MONITORADA

Renatinho Vianna (Republicanos) disse que ficou bastante satisfeito com a folia na cidade. Conversando com o Portal, o prefeito de Arraial do Cabo contou que não ficou no "fervo", no meio dos blocos, mas ficou na cidade e acompanhou tudo de perto. "Nosso Carnaval foi um sucesso, graças ao empenho e ao comprometimento de todos. Monitorei tudo. Quero agradecer a todas as equipes que deram o máximo para que Arraial tivesse um Carnaval perfeito. E o mais legal: trabalharam com alegria, com orgulho de seus resultados", elogiou Renatinho.

 

 

 

FOLIA NA ROÇA

Quem também evitou o "furdunço" dos blocos e shows, mas ficou ligado em tudo foi o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB). Ele se juntou à família para relaxar um pouco no refúgio dele, um sítio que tem em Cruz, na zona rural do município. Pé no chão e fruta do pé. "Nosso Carnaval foi um sucesso, a parceria público-privada economizou o dinheiro público e as pessoas puderam curtir com segurança", disse Chumbinho.

 

 

 

 

 

 

BÚZIOS LOTADA

Apesar da polêmica envolvendo suspeita de um caso de coronavírus em Armação dos Búzios, foliões que já tinham o balneário como destino não se intimidaram. O Carnaval por lá bombou também. Além dos blocos, dois transatlânticos trouxeram outros milhares de visitantes no fim de semana momesco. O prefeito André Granado (MDB) passou os dias de folia na cidade mesmo e disse ao Portal que foi tudo um sucesso."Nosso carnaval em Búzios foi sucesso total. Todos os bairros foram contemplados, a população teve oportunidade de poder brincar, comemorar, porque faz parte da cultura do Brasil e principalmente do Rio. Tudo transcorreu dentro do planejado: de forma organizada. Os blocos respeitaram todas as regras tratadas antes. Na segurança também, a PM, CPROEIS, Guarda Municipal trabalharam com afinco, não houve nenhuma ocorrência de violência. É a cara de Búzios: uma cidade segura, alegre e hospitaleira. Tivemos o maior Carnaval da história da nossa cidade e estamos muito felizes por isso", disse André, lembrando que a festa não terminou. Sábado (29) é dia de dois blocos de arrastão, "para fechar a festa com chave de ouro", completou o prefeito, que participou de bloco com direito a abadá e máscara. 

 

 

 

 

 

 

CARNAVAL PROGRESSISTA

Para quem está na poder e pretende continuar, o Carnaval não é motivo para ficar parado sem articulações políticas. E foi pensando nisso que a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho, foi até o Rio, em plena segundona de Carnaval (24). Acompanhada do marido, Chiquinho da Educação, esteve com o deputado federal Doutor Luizinho e com Francisco Dornelles, presidente estadual do Partido Progressista (PP), ao qual se filiou. Agora Lívia é PP. Ela estava sem partido desde ano passado, quando deixou o PDT acusando a sigla de machismo.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias