CARNAVAL 2020 / Rede Hoteleira e demais setores ligados ao turismo de Cabo frio seguem otimistas para a folia

Expectativa é de que pelo menos 700 mil pessoas movimentem a economia do município durante os dias de folia e que ocupação em pousadas e hotéis supere os 90%


A rede hoteleira e demais setores ligados ao turismo em Cabo Frio estão otimistas como o Carnaval 2020, que mesmo não atingindo o patamar de sua época áurea, poderá ser um dos mais lucrativos dos últimos anos.

De acordo com a estimativa da Prefeitura do município, pelo menos 700 mil pessoas devem movimentar a economia da cidade durante os dias de folia, e a expectativa é de que pousadas e hotéis tenham taxa de ocupação acima dos 90%.

De acordo com Carlos Cunha, presidente da Associação de Hotéis de Cabo Frio, e que também administra uma pousada no Peró; o panorama atual é totalmente diferente do mesmo período do ano passado, que de acordo com ele, foi um dos piores já vividos pelo setor:

“O Carnaval de 2019 foi bastante frustrante, com a ocupação hoteleira na faixa de 75%, muito abaixo do esperado. Esse ano, a maioria dos estabelecimentos teve que reformular seus pacotes de hospedagem para garantir a ocupação durante todos os dias de folia. Muita gente tem procurado hospedagem apenas para dois ou três dias, ao invés dos pacotes de cinco dias comumente vendidos. Além de oferecermos preços menores do que os praticados no ano passado, tivemos que quebrar os pacotes para vender e, dessa forma, garantir ocupação em todos os dias. Estamos com 90% de ocupação em pacotes médios de 3 diárias, e contamos com a procura de última hora para elevar esse índice. Nossa expectativa é de que o Carnaval volte a nos surpreender de forma positiva, e parece que teremos uma retomada nesse sentido a partir deste ano” - declarou Carlos Cunha.

Em recente entrevista ao Portal RC24h, Paulo Cotias, secretário de Turismo de Cabo Frio, demonstrou muito otimismo para os dias de folia, garantindo que “Cabo Frio está retomando sua vocação para o Carnaval”:

“Tivemos quase 100% de ocupação na rede hoteleira durante o Réveillon, e a maioria das pousadas e hotéis se manteve com cerca de 90% dos leitos ocupados nas semanas seguintes. Excursionistas e grupos que compram pacotes de hospedagem também lotaram os imóveis destinados à aluguel de temporada, e esperamos movimentação semelhante durante os dias de folia. Necessitamos recuperar de maneira plena nossa vocação para o Carnaval, não podemos ter uma festa tímida e apequenada. Trata-se de uma época que atrai muitos visitantes e, consequentemente, é muito importante para nossa economia. Em termos de comparação, é como se fosse um segundo Réveillon para nós” – avaliou.

 

RECENTES CASOS DE VIOLÊNCIA NA REGIÃO NÃO DEVEM INTERFERIR NO CARNAVAL, AVALIA PRESIDENTE DA ACIA E DO CCS

Patrícia Cardinot, presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia) e do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio (CCS), afirmou estar confiante de que o Carnaval será tranquilo e proveitoso para turistas, moradores e comerciantes; apesar do inevitável clima de apreensão que se instalou na cidade após a morte de dois policiais na região durante a última semana:

“Enquanto representante da Acia e do CCS, desejo o mesmo que toda a população, que é um Carnaval onde impere a paz e a tranquilidade. Esse ano, os blocos estarão liberados para desfilarem por todo o Centro e pela orla, o que deve resultar num fluxo maior de pessoas na cidade em uma data que é fundamental para movimentar nossa economia. Todo esse panorama somado aos recentes caos de violência, que inclusive vitimou dois policiais militares, nos obriga a ter uma atenção ainda maior com relação à segurança e outros problemas. Torcemos para que o turista venha de fato, porque nossa economia precisa fluir, e clamamos para que a paz e o direito de ir e vir sejam preservados, não só para a população como para todos nossos agentes de segurança, seja onde fora e a hora que for” – declarou.

 

PELO MENOS 450 MIL VEÍCULOS DEVEM CHEGAR À REGIÃO DOS LAGOS NOS PRÓXIMOS DIAS, E CABO FRIO É O PRINCIPAL DESTINO DOS VISITANTES

A concessionária que administra a RJ-124 (ViaLagos) iniciou nesta quarta-feira (19) a Operação Especial de Carnaval 2020. De acordo com a estimativa da empresa, pelo menos 450 mil veículos deverão passar pela principal rodovia de acesso à Região dos Lagos até o dia 2 de março, dos quais a grande maioria deve seguir com destino à Cabo Frio. Os dias de maior fluxo deverão ser a sexta-feira (21) e o sábado (22), com expectativa de passagem de 45 mil e 52 mil veículos, respectivamente.

Na volta para casa, a expectativa é de que o fluxo de veículos comece a ficar intenso a partir de terça-feira (25), quando pelos menos 41 mil veículos devem seguir sentido Rio de Janeiro. No entanto, o dia de maior fluxo sentido capital deverá ser a Quarta-Feira de Cinzas (26), quando são esperados 49 mil veículos. A previsão é que a quinta-feira (27) também seja movimentada na rodovia, com previsão de 38 mil veículos passando pelo local.

Categorias: Cabo Frio Turismo

Fotos da notícia




Outras notícias