BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (18)

Moradores de Araruama fazem protesto na Câmara pelo escândalo do Minha Casa Minha Vida e prefeita 'faz a egípcia'; Sete nomes surgem para compor com José Bonifácio (PDT) em Cabo Frio; Marquinho Mendes reafirma pré-candidatura; 'Herdeiro' de Cláudio Chumbinho oficializa pré-candidatura em São Pedro da Aldeia; Faetec e Cederj vão chegar em Iguaba Grande; Semana intensa no legislativo buziano; Arraial e a licitação para TPA... E muito mais!


PROTESTO NA CÂMARA

Manifestantes estiveram mais uma vez protestando na Câmara Municipal de Araruama contra o escândalo do condomínio Minha Casa Minha Vida, ao foi apresentada denúncia acusando a prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido) de beneficiar aliados dela. Aqueles que se sentiram prejudicados com o benefício do programa, entraram com pedido na Casa para realização de audiência pública. E a presidente da Câmara, vereadora Penha Bernardes (MDB) já autorizou, garantindo o usos das instalações do parlamentos municipal, faltando apenas definir a data.

 

 

 

FAZENDO A EGÍPCIA

Passados mais de dois meses da denúncia desse escândalo do Minha Casa Minha Vida em Araruama, note bem amigo internauta, a prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido) faz a egípcia, finge que não é com ela. Estranha essa postura. De maneira geral, autoridades quando são acusadas de algo tão grave como esse, se manifestam rapidamente repudiando, o que não foi o caso, pelo menos até agora. Alguém viu a prefeita falar desse assunto ou, pelo menos, negar?

 

 

 

 

 

 

'VERDADEIRA AULA'

O pré-candidato a prefeito de Araruama, André Mônica (PL), disse que foi uma "verdadeira aula" o bate papo que ele fez, nesta segunda-feira (17), durante sua live semanal, chamada 'Araruama da Gente'. O convidado da vez foi o jornalista Célio Pimentel, que também é historiador e autor do livro que conta a história da Estrada de Ferro Maricá. Conversaram sobre história, memória, cultura e política.

 

 

 

 

 

 

REVOGADA

A Câmara de vereadores de Cabo Frio revogou, agora à noite, a lei que trata das organizações sociais (OSs), o que abre caminho para uma mudança no modelo de gestão da Saúde municipal. Acontece que a minuta que foi mandada à Casa estava cheia de erros e falhas, e com isso os vereadores decidiram, por unanimidade, revogá-la.  Na sessão da última quinta-feira (13), o vereador Vaguinho (Cidadania) chegou a dizer que entrou com um projeto de lei para revogar o texto, por considerar que não houve discussão suficiente.Importante destacar que OS foi uma lei que foi aprovada com o objetivo justamente de nomear Iranildo Campos, que é especializado na gestão das OSs, para cuidar da saúde e aplicação desse novo sistema na saúde cabo-friense. Essa situação revelou a fragilidade da articulação do governo com a Câmara e ainda expõe essa dificuldade com o governador.

 

 

 

SETE NOMES

Diante da desistência de Rafael Peçanha (PDT) em disputar as eleições deste ano em Cabo Frio e anunciar apoio incondicional ao pré-candidato José Bonifácio (PDT) - importante considerar que Zé e Rafael estavam conversando para formar uma grande frente progressista - outros sete nome surgem no cenário. Dentre esses, tem um que é apontado pelo movimento de mulheres; dois pastores renomados e respeitáveis na cidade; também tem pessoas ligadas à polícia militar, tem ainda um empresário destacado no município; sem falar no nome de alguns vereadores ou vedreadoras, que também estariam nesta lista daqueles que podem ser escolhidos vice de José Bonifácio. O único ponto é que quem bate o martelo para definir esse nome é Rafael Peçanha. Segundo informações de bastidores da coordenação de José Bonifácio a escolha do vice passa fundamentalmente pelo crivo de Rafael.

 

 

 

MANTÉM A ESPERANÇA

No final da tarde de ontem, conversei com o pré-candidato a prefeito de Cabo Frio nas eleições 2020 - pelo menos ele diz que é - Marquinho Mendes (MDB). Ele reafirmou seu objetivo, que vai, sim, disputar o pleito esse ano. Marquinho mantém a esperança de conseguir uma brecha na justiça para realizar esse seu desejo e falou que nesse momento suas atenções estão voltadas para a formação de uma nominata do MDB e do PSDB. Disse ainda que está reunindo os melhores para formar um time de primeira para chegar junto nessas eleições.

 

 

 

ALIANÇA DE SERGINHO

O pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, deputado Dr Serginho (PSL) já pode dizer que está de malas prontas para o Aliança pelo Brasil, de Jair Bolsonaro. Segundo ele disse em suas redes sociais, a sigla já conseguiu assinaturas suficientes para fundação. Se essa informação se confirmar oficialmente, Serginho tem menos um problema na cabeça para disputar as eleições deste ano. Basta ele aguardar a janela partidária - que se abre em abril - para poder então ingressar no novo partido e estar livre para a disputa em outubro. Falando nisso, hoje teve mais uma reunião da CPI da Prolagos, que ele preside na Alerj.

 

 

 

APARIÇÃO OFICIAL

Falando em pré-candidatura a prefeito, quem se apresentou oficialmente foi Stefano Leite, oficializando que é ele mesmo quem será o candidato do atual chefe do executivo de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB). A "aparição oficial" foi ontem, vídeo publicado no Facebook. As reações foram imediatas, sendo que a maioria reclamando porque Stefano tinha demorado tanto para se pronunciar.

 

 

 

 

FAETEC E CEDERJ

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) está apostando no ensino técnico e na qualificação profissional na cidade como um dos meios de alavancar a cidade. Dias atrás ele se reuniu com o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, para discutir a possibilidade de implantação de uma unidade no município. A instituição, que vai oferecer cursos técnicos e de qualficação profissional, deverá funcionar no prédio do antigo fórum. Vantoil, Romulo e o secretário de Governo Jales Lins foram até o local para uma visita. E tem mais, o prefeito iguabense disse ainda que além da Faetec, a unidade poderá funcionar também como um polo da Cederj, o Centro de Educação a Distância do Estado.

 

 

 

 

ACERTOS FINAIS

A programação do Carnaval de Iguaba começa, oficialmente, na sexta-feira (21), e para que saia bem e a tempo, uma reunião de avaliação da pré-folia aconteceu nesta segunda-feira (17) entre representantes das secretarias de Governo, Turismo, Serviços Públicos e Segurança e Ordem Pública. A ideia é fortalecer os pontos que deram certo nos três dias de pré-carnaval, e corrigir o que pode ser melhorado. Entre as novidades para o período momesco, estão o aumento no número de banheiros químicos e distribuição de pulseiras de identificação infantil também na Praça Edyla Pinheiro, local do 'Carnaval da Família'. 

 

 

 

INABILITADAS

A licitação para a escolha da empresa que vai operar a Taxa de Proteção Ambiental (TPA) a ser implementada em breve, em Arraial do Cabo, teve sua primeira etapa ontem (17). É que duas empresas foram consideradas inabilitadas com relação a alguns documentos e terão cinco dias para recorrer a fim de que a comissão de licitação da Prefeitura reveja a decisão. Se a inabilitação for mantida, as duas licitantes vão ter oito dias úteis para apresentar nova documentação, e aí sim os envelopes de preços serão abertos.

 

 

 

NOVO HORÁRIO

A Câmara Municipal de Arraial do Cabo realizou a primeira sessão do ano nesta terça-feira (18). A novidade foi a mudança de horário de 9h para as 17h, com intuito de atrair mais participação dos cidadãos no plenário. Entre os destaques, os vereadores citaram a necessidade de regulamentar o horário do trânsito de veículos de carga em direção ao Porto do Forno, especialmente durante a alta temporada e em picos de movimento. Outra sugestão é a instalação de brinquedos adaptados nas praças e parques. Observou-se também a preocupação com um maior rigor da fiscalização em relação à venda de cerol e de linha chilena utilizados na prática de soltar pipa, porém, ambos são considerados crime, por causarem diversos acidentes graves, inclusive mortes, e por isso, a precaução com este tipo de material deve ser constante na cidade.

 

 

 

AUDIÊNCIAS EM BÚZIOS

A semana do legislativo em Armação dos Búzios será agitada, com trabalhos acelerados por conta do Carnaval, quando não haverá trabalho. Além das sessões de hoje e de quinta (20), os vereadores marcaram duas audiências para a próxima sexta-feira (21). Ambas vão falar de relatórios do 3º quadrimestre de Gestão Fiscal e do Fundo de Saúde.

 

 

 

 

 

 

WHATSAPP CONTRA DENGUE

Na retomada das sessões após o recesso parlamentar, o Legislativo macaense aprovou, nesta terça-feira (18), dois projetos de lei (PLs) do vereador Marvel Maillet (Rede), com destaque para o PL 079/2019, que cria o Serviço de WhatsApp Macaé de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. "O inseto provoca três doenças graves e a ideia é ter a ajuda da população para preveni-las, avisando sobre focos à Secretaria de Saúde", justificou.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias