DIVERSÃO / Confira as opções de lazer em Cabo Frio e região neste final de semana

Pré-carnaval; ensaios de blocos; Aldeia Criativa e Pôr do Sol Histórico estão entre os destaques da programação


CABO FRIO

Bloco Carnavalesco Quintal do Chapoquinha / Praça da Vila Nova: No domingo (16), o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Quintal do Chapoquinha, que completa quatro anos neste Carnaval, vai se concentrar na Praça da Vila Nova, das 17h à 0h. O tema escolhido é “De volta às origens, resgatando o bom e velho samba”. Segundo a organização, o “Quintal do Chapoquinha” costuma reunir uma média de 300 participantes, não cobra abadá e tem como cores oficiais o vermelho e branco.

Ensaio do Bloco Parókia/ Rua Jorge Lóssio: Um dos blocos mais tradicionais de Cabo Frio, o Unidos do Parókia, completa meio século este ano. A programação está pra lá de especial e a folia já começa com os ensaios semanais. Nesta sexta-feira (14) acontece o penúltimo deles, a partir das 21h, na Rua Jorge Lóssio, reduto dos parokianos. O último ensaio acontece no dia 7 19 de fevereiro, no mesmo horário e local, ao som das marchinhas antigas, misturadas aos novos ritmos. Os desfiles do bloco acontecem no domingo e terça de Carnaval. A concentração também acontece na Jorge Lóssio e o desfile segue pela Nilo Peçanha, pegando a Francisco Mendes, em seguida a Rui Barbosa e chegam até a Antonio Feliciano de Almeida, retornando para a Jorge Lóssio.

 

Ensaio do Bloco Acadêmicos de Cabo Frio/ Praça da Bandeira: Neste domingo, acontece um ensaio do Bloco Acadêmicos de Cabo Frio em conjunto com o Bloco Família é Mole mas é Meu, na Praça da Bandeira a partir das 15h. O ensaio faz parte do planejamento do Bloco Acadêmicos de Cabo Frio, que além das festividades de Momo, que tradicionalmente acontecem no domingo a noite na Praia do Forte, traz também o Arrastão da Inclusão na terça feira de carnaval (25), a partir das 11h, na Estação do Carnaval na Praia do Forte.

 

Pôr do Sol Histórico/ Peró: Na sexta-feira (14), o Pôr do Sol Histórico acontece na praia do Peró a partir das 17h. A concentração será no mastro da Bandeira Azul. Os historiadores Daniel Henriques e Luciana Rocha da Superintendência de Turismo Histórico apresentarão a história da Confederação dos Tamoios em Cabo Frio e a origem do nome do bairro Peró, atrelado a história indígena da região. E nos intervalos poemas de Gonçalves Dias e música de Jorge Benjor.

 



Aldeia Criativa/ Praça da Bandeira: A feira Aldeia Criativa dá continuidade no Projeto “Circuito das Praças” em parceria com a Secretaria de Turismo e de Cultura. Esta edição, com o tema “Paetê”, ocorre na Praça da Bandeira, no bairro da Passagem das 17h às 22h. Cerca de 30 expositores oferecerão ao público participante um mercado alternativo com opções de comida baiana, massas artesanais, produtos mineiros, fritas, doces, geleias, chopp artesanal local, brechó pague o justo, peças ecológicas, artesanatos diferenciados, moda infantil, peças para o lar e acessórios com descontos especiais. Cerca de 300 pessoas são esperadas no evento.

Jovens Pianistas/Charitas: A próxima edição da Série Jovens Pianistas, que acontece no sábado (15), na Casa de Cultura José de Dome, Charitas, em Cabo Frio, terá como convidado do pianista Alexandre Augusto, o tenor lírico-spinto André Figueiredo. Os músicos apresentarão o recital lírico “Zarzuela por el mundo”. A entrada, convertida para os músicos, será na forma de contribuição voluntária. O projeto, que está na 78ª edição, ocorre durante todo o ano na Casa de Cultura e possui público cativo que tem lotado o espaço a cada apresentação. O evento, que completa 18 anos em setembro, já tem datas agendadas até o mês de Outubro.



IGUABA GRANDE

Pré-carnaval/ Praça da Estação: Oficialmente o carnaval só começa no dia 21, mas em Iguaba Grande a festa tem início nesta sexta-feira (14) e vai até o dia 29 com muita alegria, diversão e samba no pé. Na programação, grandes atrações como bateria campeã da Mangueira, grupo Bom Gosto, Naldo Benny e Imaginasamba, bailinhos infantis, carnaval da família e shows com atrações locais e regionais, além do desfile de mais de 10 blocos de arrastão. Todos os shows serão na Praça da Estação. A primeira atração do pré-carnaval de Iguaba será o cantor Leonardinho, nesta sexta-feira (14), às 23h. No sábado (15), também às 23h, a grande e tradicional bateria da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, campeã do carnaval carioca em 2019, vai “roubar” a cena com muito samba. No domingo (15) tem o projeto Tardezinha, às 17h, com Grupo Sambará, e às 23 horas Jero e Banda vão sacudir a Praça da Estação.

 

 

BÚZIOS

Feira Nordestina/ Praça do INEFI: Búzios realiza a Feira Nordestina aos sábados e domingos, das 18h às 23h30. Desde a sua criação, em 24 de junho de 2017, a feira oferece uma combinação perfeita entre os sabores dos pratos típicos da culinária nordestina com o animado Forró. As simpáticas e coloridas barraquinhas dispostas ao ar livre, seguem os moldes do Nordeste. A feira acontece no bairro da Rasa, marcando território na Praça do INEFI. As tradições nordestinas caíram no gosto dos buzianos. Atualmente, a Feira Nordestina de Búzios vem atraindo turistas e moradores de bairros mais distantes. Em meio a tantas qualidades pode ser considerada um espaço democrático e familiar, que reúne um público de todas as idades.

 

 

Exposição “Etnias - A Beleza do Ser Humano” / Espaço Zanine: Búzios segue com a exposição “Etnias – A beleza do ser humano” no Espaço Cultural Zanine. A mostra reúne obras do artista plástico, Matheus Pereira, e retrata a beleza da diversidade cultural, apresentando diferentes estilos de vida dos povos ao redor do mundo. Matheus Pereira é buziano, descendente de famílias que vivem nessa região por gerações, vê na beleza da cidade, e na ancestralidade, uma grande fonte de inspiração. Tem 24 anos, é autodidata, e participou de vários movimentos culturais, como o Circuito de Arte Búzios, onde expôs na Rua das Pedras e no Zanine. A exposição segue até sábado, dia 15.

 

 

Revelando Beleza Negra/ Espaço Cultural Zanine: O Espaço Cultural Zanine convida para a abertura do projeto “Revelando Beleza Negra” que acontecerá nesta sexta-feira (14), às 18h. O evento marca o início das oficinas gratuitas de artesanato em parceria com artesãs e apoiadores. O projeto, que tem por objetivo fomentar a cultura afrodescendente local, apresenta uma programação variada com enfoque em temas atuais, como sustentabilidade, reciclagem, maquiagem, penteados, e muito mais.

 

 

 

 

 

 

SÃO PEDRO DA ALDEIA

Lançamento do livro infantil “A Estória do Cachorrinho Tony”/ Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos: Nesta sexta-feira (14), às 19h, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos vai sediar o lançamento do livro infantil “A Estória do Cachorrinho Tony”, do escritor Ronaldo Lobo. A programação vai contar com coquetel, apresentação do autor ao público e venda de exemplares. O evento tem entrada gratuita e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura.

 

 

 

 

 

 

 

Exposição coletiva “Ritmo de Verão – Arte e Cor” / Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos: A exposição coletiva “Ritmo de Verão – Arte e Cor”, assinada pelo artista plástico premiado Reinaldo Caó em conjunto com alunos do ateliê “A Casa de Caó” continua em São Pedro da Aldeia. A mostra de pinturas fica na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, localizada no centro da cidade. A visitação ficará aberta até o dia 20 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

 

 

 

ARARUAMA

Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador/ Parque de Exposição Manoel Marinho Leão: Através da Secretaria Municipal de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca, Araruama realiza, de 13 a 16 de fevereiro de 2020, a XXX Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador. Com o aval da ACCMMERJ - Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro, o evento acontece no Parque de Exposição Manoel Marinho Leão a partir das 9h no sábado (15) e das 9:30h no domingo (16).

 

MACAÉ

Feira do Artesanato/ Praia dos Cavaleiros: A Feira de Artesanato que acontece na orla da Praia dos Cavaleiros, em frente ao restaurante Durval, volta ao normal nos dias 14, 15 e 16, de 11h às 23h. Quem passar pelo local, poderá encontrar artesanatos diversos, como panos de pratos, acessórios para crianças e adultos, bolsas e luminárias de PVC, distribuídos em dez tendas. A iniciativa é uma realização do Polo de Artesanato de Macaé e conta com apoio das Secretarias de Cultura e Turismo. Os artesanatos serão comercializados até o dia 26 de fevereiro, de quinta a sexta, de 16h às 23h; sábados e domingos de 11h às 23h.

 

Esporte Verão/ Praia Campista: Macaé lança o "Esporte Verão". Serão várias atrações para o público a partir deste final de semana. As atividades esportivas começam no sábado (15) e vão até o dia 22 de março, sempre aos sábados e domingos, das 8h às 12h e das 15h às 19h. A finalidade é incentivar ainda mais a prática esportiva na orla do município até o fim da estação mais quente do ano. A secretaria vai disponibilizar estrutura e material esportivo para todos que quiserem praticar esportes nos fins de semana na arena esportiva, localizada na Praia Campista. Após as atividades deste fim de semana, a programação volta a ser realizada no mês de março, nos dias 07 e 08, 14 e 15 e 21 e 22. Haverá quadras de Vôlei de Praia, Futevôlei e Beach Soccer; práticas de Frescobol, Altinha e Futmesa; e aulas de Alongamento, Ritmos, FitDance. Também será oferecida avaliação física a quem desejar.

Pré-Carnaval/ Anfiteatro Imbetiba: O Pré-Carnaval de Macaé continua nesta sexta-feira (14), agora no Anfiteatro Imbetiba. O segundo dia de esquenta para a maior festa popular do país começará às 19h. A animação estará por conta da Bateria Amigos do Samba e também da Banda da Secretaria de Cultura. A folia da noite de quinta-feira (13), no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé foi ao som de Beto Vally e da Banda da Secretaria de Cultura. Os eventos da Secretaria de Cultura irão até domingo (16), sempre com entrada franca.

 

Categorias: Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias