A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session27eb142feb9612c0efb64f6b043ee65725261dca): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

SARAMPO / Neste sábado (15) tem Dia D de vacinação na Região dos Lagos | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

SARAMPO / Neste sábado (15) tem Dia D de vacinação na Região dos Lagos

Primeira morte por sarampo do estado do Rio foi confirmada na quinta-feira (13). Doença estava erradicada no país por mais de uma década. Imunização é voltada a pessoas dos seis meses aos 49 anos


Em 2020, foram registrados, até o dia 9 de fevereiro, 189 casos de sarampo em todo o estado do Rio. No ano passado, foram confirmadas 333 pessoas com a doença. Na última quinta-feira (13), o estado registrou a primeira morte em decorrência da doença. Em função disso, uma campanha de combate à doença está sendo realizada no país e, neste sábado (15), cidades da Região dos Lagos participam do dia D de vacinação.

Com o tema “Mais proteção para a sua família”, objetivo da nova campanha do Ministério da Saúde é imunizar mais de 3 milhões de pessoas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) ampliou a faixa etária para indivíduos a partir de 6 meses até 49 anos. Vale lembrar que é necessário apresentar o Cartão do SUS e a caderneta de vacinação, caso possua. A ação federal, iniciada em janeiro, terá outro Dia D estadual no dia 7 de março. A campanha está prevista para encerrar no dia 13.

Em Cabo Frio, as unidades que participam do Dia D Nacional, de 9h às 17h, são PS Unamar, Florestinha, Botafogo, Vila Nova, Vila do Sol, UBS Praia do Siqueira, Guarani, Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Caminho de Búzios, Boca do Mato, Jacaré, Tangará, Departamento de Saúde Coletiva.

Na próxima semana, em sequência às ações de imunização, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove a vacinação móvel. A atividade acontece na Praça de São Cristóvão (17); Cajueiro/Peró na Praça do Moinho (18); na Praça do Jardim Esperança (19) e na subprefeitura de Tamoios (20) no Shopping UnaPark. Em todos os locais o horário é das 8h às 13h.

Em São Pedro da Aldeia, a vacinação acontece das 8h às 13h. A coordenação de Atenção Básica realizou a divisão de unidades e definiu que os postos Campo Redondo II, São João I, Baixo Grande, Porto do Carro, Porto da Aldeia, Recanto do Sol, Colina, Balneário, Botafogo, Rua do Fogo, Cruz, Alecrim e a Sala de Vacinas vão atender a população neste sábado. O novo dia de mobilização acontecerá dia 7 de março, com a participação das demais unidades.

Em Arraial do Cabo a população deve procurar as Unidades Básicas de Saúde do Canaã, Prainha, Boa Vista, Monte Alto, Figueira e Sabiá, entre 8h e 12h para tomar a vacina.  

Já em Araruama, os pólos de vacinação para este sábado são ESF Ponte dos Leites, ESF Iguabinha, ESF Morro Grande e Policlínica Mataruna. Em todos os locais o horário é das 9h às 13h.

 

 

Primeira morte por sarampo do estado do Rio é confirmada. 

O Rio de Janeiro registrou a primeira morte no estado por sarampo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (13).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a vítima é um bebê de 8 meses. Davi Gabriel morreu no dia 6 de janeiro, mas a confirmação da causa da morte ocorreu apenas agora. A criança estava no abrigo Santa Bárbara, em Vila de Cava, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Ainda de acordo com a secretaria, a vacinação era feita de forma rotineira, mas a criança contraiu sarampo antes dos seis meses de vida, idade mínima para a primeira dose da vacina.

David deu entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu no dia 22 de dezembro com quadro de pneumonia. Foram coletadas amostras para os exames, que confirmaram a doença em duas diferentes análises.

 

 

Sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida por meio da fala, tosse e espirro. A doença pode deixar sequelas por toda a vida ou mesmo ser letal.

A pessoa contaminada pode apresentar mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, além de tosse, coriza e conjuntivite.

A recomendação é que pessoas entre seis meses e 59 anos se vacinem.

Contraindicações

Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina.

Alérgicos a proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

 

*Com informações do G1 Rio

Categorias: Saúde Cidades

Fotos da notícia




Outras notícias