VÍDEOS / CABO FRIO - Acúmulo de algas e forte odor na Praia do Forte levanta suspeita de despejo de esgoto no local

Prolagos e ambientalistas foram taxativos em afirmar que se trata de um fenômeno natural sem qualquer ligação com o saneamento do município


Um vídeo gravado em Cabo Frio nesta quarta-feira (12) tem circulado nas redes sociais mostrando o canto da Praia do Forte tomado por algas, no qual o morador afirma que o “cheiro de esgoto” é praticamente insuportável.

Mais uma vez, a população da Região dos Lagos cobrou medidas da Prolagos por acreditar que o problema foi desencadeado pela empresa e seu sistema de tempo seco, que não é considerado adequado por ambientalistas por provocar situações como a registrada na última semana no Canal do Itajuru, quando a abertura das comportas em decorrência da chuva resultou no escoamento das águas pluviais com resíduos que se encontravam nas vias públicas.

 

Após toda a repercussão, a Prolagos foi taxativa em afirmar que “não existe nenhum tipo de efluente de esgoto sendo despejado pela empresa nas imediações da Praia do Forte”, destacando que, “Segundo especialistas, essas algas fazem parte de um fenômeno natural que, com a força das marés, se desprendem do fundo do mar e chegam até a areia. Sua decomposição tem um cheiro forte característico, mas nem assim os estudiosos sugerem a sua retirada mecânica. Após a ressaca, elas voltam para o mar e servem de nutrientes para algumas espécies”.

A explicação da Prolagos foi embasada e confirmada por ambientalistas do município, que confirmaram que se trata de um fenômeno natural.

O biólogo Eduardo Pimenta, ex-secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, analisou a situação e gravou um vídeo esclarecendo a questão:

O ambientalista e também ex-secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Dias Nogueira Junior, foi outro que veio à público comentar o vídeo que viralizou nas redes sociais:

“Tá rolando um vídeo no Lido sobre o caso de um fenômeno NATURAL que acontece na praia do Forte, e estão confundindo ou dando a entender que é algo relacionado a saneamento! Por favor, mais responsabilidade. Não tem nada a ver com esgoto. É o que se conhece na região como Maresia, ou melhor, Algas Arribadas que por circulação superficial e correntes vem parar nas praias da região. (...) Vamos as raízes e conhecer a história natural de nossos ambientes e TAMBÉM deixar a natureza acontecer e agir. Sim, a "MARESIA" pode chegar e se instalar em nossas praias!” – declarou.

No final da tarde desta quinta (13), a Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio informou que realiza monitoramentos e acompanhamentos constantes em todas as praias da cidade. A Secretaria ressalta ainda que o aparecimento de algas vermelhas é  um fenômeno comum da natureza, ou seja, são trazidas e levadas de volta pelo movimento das marés.

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias