BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (12)

O caos do volta ou não volta das aulas da rede municipal de Cabo Frio; Câmara cabo-friense tem novo líder de governo; Ex-prefeito de Araruama incomodado com ato do PT; Arraial no ranking dos melhores destinos e a TPA; Vantoil debaixo de chuva em Iguaba Grande; Vice-prefeito de São Pedro da Aldeia se diz magoado com chefe do executivo; Legislativo de Búzios convoca audiência pública voltada à mulher... E muito mais!


INCOMODADO, EU?

O maridão da prefeita de Araruama, Lívia Belo (sem partido), Chiquinho Da Educação, ficou bastante incomodado com o fato do PT ter convocado para um ato político por ocasião da posse da nova executiva do Partido dos Trabalhadores em Araruama. O evento acontece na noite desta quarta (12) na Câmara Municipal, contou com presenças de Fabiano Horta - prefeito de Maricá, João Maurício - presidente estadual do PT, Washington Quaquá - vice-presidente nacional do PT e figura emblemática do partido no Estado, e os vereadores Penha Bernardes (MDB) - presidente da Câmara, Oliveira da Guarda (MDB), Valéria Amaral (PP) e Rone Rossy (Avante). De Cabo Frio também teve representante, o vereador Aquiles Barreto, que está indo pro partido. Acho que essa listagem de protagonistas da política da Região dos Lagos deixou Chiquinho, digamos, um pouco preocupado com a possibilidade do PT somar esforços com a oposição de Araruama - leia-se ajudar Penha, Oliveira, Valéria e Rone. Será por isso? O fato é que Chiquinho estava na lista de transmissão dele, hoje à tarde, espalhando um monte de áudio, dizendo que havia um desses áudios vazado por liderança comunitária do PT e que eles estavam oferecendo até mortadela. A propósito, Chiquinho acabou por ajudar a espalhar a notícia do evento. Nós aqui só soubemos porque ele avisou.

 

 

 

TOMA LÁ, DÁ CÁ

Enquanto Lívia de Chiquinho (sem partido) aproveita as cerimônias de inauguração que têm acontecido em Araruama para "meter o pau" nos vereadores de oposição, a maior opositora do legislativo, vereadora Penha Bernardes (MDB), presidente da Casa, aproveita as sessões para mandar chumbo na prefeita. Nessa última, na terça (11), Penha usou a tribuna para se defender e a seus pares da oposição - Oliveira da Guarda (MDB), Valéria Amaral (PP) e Gabriel Vargas (PDT), chamados por Lívia de "os quatro patetas". "Se ser pateta é ser uma vereadora atuante, pode me chamar de pateta. Porque o povo está sedento de respeito, que infelizmente o executivo não dá nessa cidade. Ser pateta é cobrar os R$ 100 milhões em royalties que entraram em 2019 e até hoje a gente não sabe onde foi empregado? Ser pateta é para uma cobrança indevida de estacionamento?", disse Penha, que em seguida listou todas as cobranças que têm sido feitas à prefeita de Araruama.

 

 

#15MINUTOS ADIADO

Ainda não foi dessa vez. A entrevista com o pré-candidato a prefeito de André Mônica (PL), que participaria nesta quarta (12) do #15MinutosNoRC, foi adiada para a próxima semana. A assessoria do político entrou em contato informando que a mãe de Mônica teria consulta com especialista justamente hoje e ele teria que estar presente.

 

 

 

VOLTA ÀS AULAS?

A "volta às aulas" de Cabo Frio está o verdadeiro samba do crioulo doido. Pais e alunos que vão para a porta das escolas - desde segunda-feira (10) - sem saber se vão ter dia letivo ou não e voltam pra casa sem a resposta; salário que continua atrasado e a greve mantida pelo sindicato até que todos tenham recebido seus pagamentos. Apesar da Seme jurar que o funcionamento está sendo normalizado gradativamente, não é o que vem acontecendo, os responsáveis pelos alunos é quem têm que correr atrás e se se informarem. Vale lembrar que na maioria das escolas o ano letivo de 2019 não foi concluído e não há informação oficial sobre isso também. Mudou o secretário da pasta mas a situação caótica continua a mesma.

 

 

 

GOL DE PLACA

O prefeito Dr Adriano (DEM) está todo animado com a campanha que a GOL, companhia aérea, fez para divulgar Cabo Frio. O vídeo - que ficou de fato uma belezura - mostra muitos 'esconderijos' dentro do município que até mesmo os moradores mais antigos ou aqueles nascidos e criados na cidade desconhecem. Vale a pena dar uma conferida no vídeo que a gente postou aqui para você ter acesso. Ah, um detalhe: Adriano fez questão de divulgar esse vídeo na lista de transmissão com o seguinte lembrete: "É extremamente importante a divulgação de todos".

 

 

 

 

NOVO LÍDER

A Câmara de Vereadores de Cabo Frio tem novo líder de governo, Guilherme Aarão (Cidadania), que foi confirmado oficialmente nesta terça (11). O vereador aceitou de pronto o convite feito pelo prefeito Dr Adriano (DEM) na última sexta (7). A posição antes era ocupada por Vinícius Corrêa (PP) desde abril do ano passado. "Aceitei o convite com o intuito de ajudar o governo a ouvir mais o legislativo e as demandas do povo cabo-friense. Minha missão é colaborar com a cidade. Jamais perderei minha essência de parlamentar e meu compromisso com o povo. Minha atuação não mudará: cobrar e levar as demandas da população aos órgãos competentes", disse Aarão.

 

 

 

PROS E BERNARDO

O deputado estadual Mauro Bernardo (PROS), que é pré-candidato a prefeito Cabo Frio, vive uma grande incerteza a oito meses da eleição, e mais que isso, a pouco menos de dois meses do esgotamento dos prazos para apresentação das candidaturas (abril). É que até hoje, a presidente estadual da sigla, a deputada federal Clarissa Garotinho, ainda não definiu se Cabo Frio realmente terá candidatura própria. Depende do aval dela a liberação do partido para garantir que Bernardo dispute a eleição. Entramos em contato essa semana com a deputada, mas ela não atendeu. E através da assessoria, disse que por enquanto, não quer comentar o assunto. No entanto, nos bastidores, existe uma forte especulação que o PROS não vai ceder legenda para o ex-policial, embora não tenha nenhuma confirmação oficial. E se a negativa acontecer, das duas uma: ou Bernardo renuncia ao mandato ou muda de casa cometendo infidelidade partidária, o que poderá acarretar na perda do cargo. Ou seja, verdadeira sinuca de bico. Será que o deputado terá coragem de renunciar? Ou teria ele articulação boa com as bases do partido? Responder essas perguntas está valendo ouro.

 

 

 

IMPRESCINDÍVEL

Um município que é reconhecido como o que tem as melhores praias do Brasil e do mundo, segundo ranking da área de turismo, também tem que estar reconhecido pela sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente. Para isso, é imprescindível que a Taxa de Preservação Ambiental - a TPA seja posta em prática o quanto antes para melhorar o turismo da cidade. E é o que vai acontecer em breve em Arraial do Cabo, onde está marcada para a próxima segunda-feira (17) a licitação da empresa que vai operar o sistema de cobrança dessa taxa. O prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) tem as melhores expectativas quanto a isso, já que a TPA significará várias soluções ao mesmo tempo, como mobilidade urbana, aumento da arrecadação e da segurança.

 

 

 

FICOU MAGOADO

O vídeo da entrevista ao Atitude News, de São Pedro da Aldeia, com o vice-prefeito da cidade mostrou um Mauro Lobo desapontado com a apresentação do advogado Stéfano Leite como herdeiro do prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) para as eleições deste ano. Mauro Lobo chorou vários pés de pitangas e assumiu que está magoado. Ele, que assumiu recentemente a direção regional do DEM, afirmou que foi pego de surpresa e que foi "preterido por um grupo de emrpesários que não têm compromisso com a cidade, com o meio ambiente, com nada". "Foi uma escolha dele (Chumbinho) pessoal (...) Escolha de candidatura não deveria ser uma opinião isolada, mas uma definição em grupo (...) Jamais vou criticar nossa administração, tenho muito apreço a Chumbinho (...) mas se tem uma coisa com a qual não me iludo é com a política. Sou muito claro nas minhas propostas e pé no chão", disse Lobo, que disse que é um dos pré-candidatos ao executivo aldeense assim mesmo.

 

 

 

OCUPADA 100%

Ainda sobre o município aldeense, o setor hoteleiro já comemora o bi dos 100% da ocupação dos 700 leitos disponíveis na cidade para o Carnaval, tal como foi ano passado. Mas, segundo o secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Rocha, isso não deve desanimar o visitante que pretende curtir a folia na cidade. Há outras opções de hospedagem, principalmente aluguéis de casa para temporada. A abertura do Carnaval em São Pedro da Aldeia acontece na sexta-feira (21), com show da Bateria Diferente e desfile dos blocos Deixa Amor, As Poderosas e Sou Tainha, já fui Piranha, e se encerra na terça-feira (25), com show do grupo Nada Igual. Em cada dia, um show diferente no Largo da Matriz e desfile do Bloco dos Bonecões, nas ruas do Centro, além de blocos de embalo nos bairros e praias.

 

 

 

CHOVA OU FAÇA SOL

Faça chuva ou faça sol ele tá lá, de olho em tudo. Mesmo com a chuvarada que caiu pesado sobre Iguaba Grande (e em toda a Região dos Lagos), o prefeito Vantoil Martins (Cidadania), acompanhado da diretora do galpão de obras, Suely Batista - a 'Dama de Ferro', foi verificar in loco como anda a obra da praça da Estação. 

 

 

 

 

 

 

 

 

AUDIÊNCIA DA MULHER

A Comissão de Defesa da Mulher da Câmara Municipal de Búzios - composta pelos vereadores Niltinho de Beloca (MDB), Dida Gabarito (DEM) e Valmir Nobre (Republicanos) - irá realizar Audiência Pública no dia 5 de março, às 17h30, no plenário. O objetivo é tratar da saúde, segurança e políticas públicas voltadas às mulheres do município.

 

 

 

 

NÃO TÁ FÁCIL PRA NINGUÉM

O prefeito de Macaé bem que tentou dar uma notícia boa para os munícipes mas, como não tá fácil pra ninguém, acabou tomando uma traulitada. Ele foi para o twitter hoje cedo, pela manhã, às 8h35, para anunciar "Não sei onde você estará na sexta de Carnaval, mas te garanto: o salário do servidor de Macaé estará na conta", disse Dr Aluizio (PSDB), todo serelepe. Tão logo o prefeito fez essa declaração, todo simpático, crente que iria agradar em cheio, eis que, momentos depois, os twitteiros de Macaé já estavam criticando. A Isabela Freitas, por exemplo, cobrou de cara que se viesse junto o reajuste do piso do ACE (agente de combate a endemia) seria melhor. Já a Camile Santos disse "E o reajuste? Esse é atrasadinho né?". Já o Alysson Andrade, engrossou o coro que cobra a adequação do piso salarial do ACE e do ACS (comunitário de saúde). Ou seja, até quando você faz o dever de casa e entrega antes do prazo, críticas acontecem. Não tá fácil pra ninguém, hein?

 

 

 

SERVIÇOS DE RELIGAMENTO

A Alerj aprovou em primeira discussão, nesta quarta-feira (12), o projeto de lei 1.404/19, do deputado Welberth Rezende (PPS), que estabelece que as empresas terão até 12 horas para religar os serviços de fornecimento de luz, água e gás após o pagamento de dívida que justificou o corte. A medida complementa a Lei 8.265/18, que definia o valor de débito com as empresas como o valor máximo da taxa de religamento desses serviços. A legislação proposta proíbe a cobrança dessa taxa, mas define que o religamento do serviço ocorrerá após a quitação da dívida.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias