BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (11)

Vantoil Martins e a busca incessante por melhorias para Iguaba; Gladys "brotando no BK"; Frente histórica do PDT pode estar surgindo; Protesto na Prefeitura de Cabo Frio; #15MinutosComAndréMônica nesta quarta (12), Provocações na Câmara de Arraial; E muito mais!


QUEM NÃO CHORA, NÃO MAMA

Nesta terça-feira (11), Vantoil Martins recebeu Romulo Massacesi, presidente da Faetec, que esteve em Iguaba Grande, acompanhado de uma comitiva da Fundação. Durante o encontro, o prefeito Iguabense apresentou um prédio público que está sem uso, e que poderá se tornar uma unidade da Faetec no município. Apesar de nenhuma definição sobre a proposta ter sido concretizada nesta primeira reunião, Vantoil ficou satisfeito e otimista com o diálogo e com a possibilidade da instalação da rede de cursos técnicos de qualificação profissional. É como diz o ditado: “quem não chora, não mama”, e o prefeito, sempre pidão, não perde uma oportunidade, aproveitando todas as ocasiões na qual se encontre com alguma autoridade ou com empresários que queiram investir em Iguaba. Mesmo reunido com a comitiva da Faetec, Vantoil disse que permaneceu atento às consequências da chuva intensa que atinge a Região dos Lagos, desde segunda-feira (10), e apesar do grande volume de água, não houve grandes incidentes nos trechos que geralmente são mais afetados. O prefeito atribui isso ao trabalho preventivo de limpeza dos canais, garantindo a drenagem da água com rapidez.

 

 

 

 

“BROTANDO NO BK”

E quando todos pensavam que o pré-candidato e policial, Leandro do Bope (PDT), iria ser o primeiro a tomar uma atitude com relação a bandidagem que tomou conta do Buraco Quente da Rasa, eis que mais uma vez, entra em ação a vereadora Gladys Nunes (PROS). Parece até que a mulher tem “peito de aço”! A doida “brotou no BK” e mandou a real. Disse que está encaminhando vídeos e denúncias ao comando geral da PM e ao judiciário. E mais que isso, pretende se reunir com advogados e policiais especializados da capital para ajudar a identificar os criminosos. Na live que ela fez no facebook hoje, direto do local, a vereadora ainda aproveita para alfinetar até os deputados da região. A verdade é uma só: a gente tenta não falar de Gladys por aqui, mas todo dia ela inventa uma “lacração”. Assim fica difícil não ter vitrine. Será que somente ela vai se posicionar sobre esse tema? Inacreditavelmente, parece que sim. Nem o “polícia cana dura” mais conhecido do balneário quis “brotar no BK”.

 

 

 

 

NOTA DA PREFEITURA

Entrando em contato com a Comunicação de Búzios para saber se o governo municipal iria adotar alguma medida com relação à bandidagem da Rasa, a assessoria do prefeito encaminhou a seguinte nota: “Antes de tudo gostaríamos de ressaltar que apesar do vídeo ter viralizado nas redes, isso não se trata de uma situação habitual, na cidade. Este fato isolado e pontual recebeu atenção imediata do Executivo, que entrou em contato com o Comandante Geral da PMERJ e do 25º Batalhão de PMERJ, responsável pela região. Quanto à Segurança Pública, a Prefeitura de Búzios é uma das únicas no estado a oferecer 16 vagas no PROEIS (Programa Estadual de Integração de Segurança). Através desta parceria, do monitoramento dos bairros e das ações de nossa Guarda Municipal, trabalhamos para o bem-estar e a proteção de toda a população.” A prefeitura destacou ainda que tal fato não alterou a rotina da cidade que continua a receber normalmente os visitantes e turistas.

 

 

 

 


FRENTE HISTÓRICA?

Tão logo assinou a ficha de filiação ao PDT, o vice-prefeito Felipe Monteiro postou no Facebook tremendo afago no coração do pedetista raiz: “Fico feliz e honrado por fazer parte do Partido de Leonel de Moura Brizola, Darcy Ribeiro, Ciro Gomes e José Bonifácio.” Conversando com o presidente do PDT municipal, Janio Mendes revelou que já estão confirmados na coligação com Zezinho o PSB e PC do B, mas que as tratativas bem avançadas para compor com Rafael Peçanha, podem trazer outras siglas como PV, Cidadania, Podemos e REDE. E tem mais, disse que existe o desejo de atrair o PT para formação daquela que pode ser a maior aliança de centro esquerda progressista da História política de Cabo Frio. Ainda sobre PDT, na sexta-feira (14), acontecerá a convenção dos trabalhistas para formação do novo diretório municipal, com direito a inauguração do auditório Osmar Sampaio, falecido pedetista da cidade.

 

 

 

ASSINANDO CONVÊNIO

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno assinou na manhã desta terça-feira (11), o convênio com o Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para implantação de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional para jovens e adultos. O objetivo é habilitar a população para ter acesso ao emprego formal e à prestação de serviço autônomo. Estão previstas qualificações nas áreas de técnicas de montagem drywall, execução de alvenaria com blocos cerâmicos, pintura em alvenaria, instalações hidráulicas e prediais, excel, informática para área administrativa, dentre outros.

 

 

 

 

 

 

PROTESTO NA PREFEITURA

Enquanto Adriano assinava convênio com a Firjan em seu gabinete, agentes comunitários de Cabo Frio se reuniram na frente da Prefeitura para cobrar do prefeito salários atrasados e o cumprimento da lei de incentivo e insalubridade. De acordo com os servidores, a categoria luta por isso desde o ano passado: “Para o cumprimento desses direitos, não depende de um centavo do governo municipal, pois é uma verba carimbada, que vem do Governo Federal. Estamos tentando um novo diálogo e não estamos conseguindo. Sabemos que o dinheiro chega até a Prefeitura, temos conhecimento de que se trata de uma verba federal de mais de R$ 1 milhão”, explicou uma representante da Comissão dos agentes comunitários.

 

 

 

 

ELEIÇÃO NO CODIM 

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cabo Frio (Comdim) convoca conselheiras e o população para assembleia que irá eleger a nova vice-presidência do órgão. A reunião será segunda-feira (17), às 14h, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Mulher (Sedesdim). Atualmente o cargo é de Raquel Rezende, entretanto ela faz parte do governo municipal, o que é vedado. Outras conselheiras também serão substituídas pela mesma situação. Na pauta ainda a formação da Comissão da 5ª Conferência sobre Políticas Públicas para Mulheres, prevista para os dias 28 e 29 de abril, com o tema “Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”. A Sedesdim está situada na Rua Florisbela Rosa da Penha, nº 292, no bairro Braga.

 

 

 

 

#15MINUTOSCOMANDRÉMÔNICA

André Mônica, pré-candidato a prefeito em Araruama pelo Partido Liberal (PL), participa nesta quarta-feira (12), do quadro #15MinutosNoRC, onde irá falar um pouco sobre suas propostas e responder perguntas de internautas. A entrevista acontece por volta das 15h, e será transmitida ao vivo pelo Facebook. Entre os assuntos que serão abordados, o principal será a questão fiscal do município. De acordo com André, Araruama arrecada cerca de R$ 15 milhões em royalties por mês, e a oposição se queixa de que os investimentos na cidade estão muito aquém do que é arrecadado.

 

 

 

 

SESSÃO SOLENE

Nesta segunda-feira (11), foi realizada uma Sessão Solene na Câmara de Araruama em comemoração aos 161 anos de aniversário da cidade. Na ocasião, que contou com a presença das principais autoridades do município, foram entregues homenagens como o Título de Cidadania Araruamense, Medalha Tupinambá e Funcionário Destaque. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem à família de Ciraldo Fernandes, ex-vereador do município assassinado em setembro do ano passado e que foi lembrado pelos relevantes serviços prestados à população através de seu mandato.

 

 

 

 

 

CONEXÃO BRASÍLIA x SÃO PEDRO

O secretário de Governo de São Pedro da Aldeia, Eron Bezerra começou a semana em Brasília buscando a liberação das obras paralisadas nas creches do Porto do Carro, Rua do Fogo e São João. Segundo disse, essa “via crúcis” já dura dois anos. Eron explicou que em 2018, o Governo Federal decidiu interromper o repasse de verbas para todas as creches que não estavam com as obras em andamento, só quem em São Pedro, os trabalhos estavam acontecendo. E mesmo assim, o repasse foi cancelado, e desde então, o governo tenta a liberação. Para tal, teve que dar comprovações. A aposta agora é que até o final dessa semana, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deverão vistoriar as creches para comprovar as alegações do município. Eron estava bastante otimista com adiantamento do processo. E antes de retornar, ele informou que ainda iria “passar o pires” no gabinete de alguns deputados como Deley Alves (PTB), para tentar trazer algumas emendas parlamentares para saúde de São Pedro e toda região.

 

 

 

 

 

HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

A Câmara Municipal de Arraial do Cabo homologou o concurso público ocorrido em 2016, nesta terça-feira (11). Segundo a nota oficial, o presidente, Thiago Fantinha (PSC), declarou que alguns impasses deixados pela gestão passada atrasaram o andamento do processo. Mediante esta questão foi criada uma comissão formada pelos vereadores Ton Porto (PC do B), Alexandre Barreto - Galego (PEN) e Júnior Chuchu (PTB), a fim de avaliar as condições para efetivar o concurso, que abrange 32 vagas para cargos técnicos e administrativos. O presidente reforça ainda, que a decisão da homologação foi totalmente espontânea, sem necessidade de determinação judicial. Importante salientar que a validação para a convocação é de até dois anos a partir da data da homologação". 

 

 

 

 

 

PROVOCANDO O ANTECESSOR

Mera coincidência ou as notas oficiais do atual presidente do parlamento cabista, Thiago Fantinha, não perdem a oportunidade de desqualificar a gestão anterior, que foi do Ayron Freixo, que hoje é secretário de Assistência Social? Perceba que ela (a nota) diz que “alguns impasses deixados pela gestão passada atrasaram o andamento do processo”. Será só impressão? Ainda sobre a Câmara de Arraial, por lá os trabalhos recomeçam bem depois das outras cidades. Somente dia 18 os vereadores voltam às atividades.

 

 

 

 

 

PSL E PT JUNTOS?

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou nesta terça-feira (11), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar a ocorrência de danos ambientais e o derramamento de resíduos químicos na lagoa de Araruama. O detalhe curioso da composição da equipe que vai conduzir os trabalhos, é que envolve dois dos partidos mais antagonistas no atual cenário político nacional: PSL e PT. As duas siglas arqui-inimigas estarão unidas em prol da laguna. O presidente da CPI é o requerente, Dr. Serginho (PSL), a vice-presidente será a deputada Zeidan (PT), já o relator da CPI é o deputado Gustavo Schmidt (PSL). Ou seja, Zeidan vai encarar as feras de peito aberto. Uma demonstração de civilidade que merece destaque. Também estiveram presentes à reunião de formação do grupo, os deputados Anderson Alexandre (SDD), Jorge Felippe Neto (PSD) e Martha Rocha (PDT).

 

 

 

 

JOINT VENTURE EM MARICÁ

Golaço da prefeitura de Maricá. A Companhia de Desenvolvimento (Codemar) e o grupo industrial italiano Leonardo assinam nesta quarta-feira (12), uma “joint venture” nas áreas de aviação e segurança. O documento prevê investimentos e a implantação de uma base da Leonardo - o principal conglomerado de tecnologia, aviação e segurança da Itália - no município. A solenidade será às 12h. Pelo documento, uma nova companhia surgirá, na qual a Codemar – autarquia que é o braço técnico da Prefeitura de Maricá – terá 49% de participação, cabendo à Leonardo os 51% restantes. O investimento inicial é de R$ 2 milhões. Para a Prefeitura de Maricá, que modernizou o aeroporto da cidade, a parceria reforça o papel estratégico da cidade no cenário de petróleo & gás no principal estado produtor do país.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias