Aulas são retomadas em Cabo Frio, mas incertezas na Educação do município permanecem

Responsáveis e alunos chegaram às escolas sem saber se realmente haveria aula, e muitos relatavam desorganização por não conseguirem concluir a matrícula e pelo fato de diversos professores estarem sendo contratados em cima da hora, já que parte dos profissionais segue em greve em função de salários atrasados


Nesta segunda-feira (10), foram retomadas as aulas na rede municipal de Cabo Frio, mas as incertezas com relação à Educação na cidade seguem tirando o sono de pais e professores, que nos últimos anos padeceram em função de diversas paralisações provocadas por atrasos de salários.

Em todas as unidades do município, responsáveis e alunos chegavam às escolas sem saber se realmente haveria aula, e muitos relatavam desorganização por não conseguirem concluir a matrícula e pelo fato de diversos professores estarem sendo contratados em cima da hora.

Alguns pais detalharam que enfrentaram problemas durante as duas etapas da pré-matrícula e não conseguiram vagas para seus filhos, e revelaram que a recomendação da Secretaria de Educação de Cabo Frio (Seme) era de que todos na mesma situação tentassem a lista de espera, o que só aumentou a apreensão dos responsáveis.

Enquanto isso, os profissionais da Educação que seguem em greve em função de salários atrasados realizam uma nova assembleia nesta terça-feira (11), às 18h, na Escola Municipal São Cristóvão, onde definirão os rumos da paralisação. Paralelamente, alguns professores que seguem com salários atrasados percorrem as escolas para conscientizar os trabalhadores de que sem pagamento em dia não haverá reposição e que a categoria precisa se manter unida até que todos recebam o que a Prefeitura deve.

A Prefeitura afirmou que as últimas pendências salariais seriam quitadas nesta segunda-feira (10), e o cumprimento da promessa será determinante para que os profissionais da Educação retomem sua rotina. Vale lembrar que, em algumas unidades de ensino, o ano letivo de 2019 ainda não foi concluído, o que torna o calendário escolar ainda mais confuso.

 

SEME DETERMINA CONTRATAÇÃO EMERGÊNCIAL DE PROFESSORES

Com o intuito de iniciar o ano letivo sem causar prejuízos aos alunos, a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (Seme) determinou a contratação emergencial para garantir que as unidades recebessem os estudantes a partir desta segunda-feira (10).

A decisão foi tomada na última sexta sexta-feira (7), durante uma reunião com a Comissão dos Diretores que definiu os procedimentos que deveriam ser seguidos pelos diretores na chamada dos servidores. O critério inicial de convocação estipulado foi a data do memorando de encaminhamento e, em caso de empate, terá prioridade o servidor com maior idade.

Os editais n.º 04/2020 e n.º 05/2020 que, respectivamente, tratam da prorrogação dos cadastros de reserva e da convocação dos classificados, regidos pelos editais n.º 65/2018 e n.º 30/2019, foram cancelados. De acordo com a Seme, foram identificadas inúmeras inconsistências em relação às convocações ordinárias e extraordinárias, com extenso número de erratas, cujas relações não foram todas devidamente publicadas, registradas e arquivadas.

Todos os servidores que estiveram ativos até 31 de dezembro de 2019 devem aguardar o contato do diretor para se apresentarem na unidade em que prestou serviço.

Categorias: Cabo Frio Educação

Fotos da notícia




Outras notícias