VÍDEOS / Funcionários que prestam serviço para terceirizada da Enel entram em greve

Servidores não prestarão serviços externos até que a empreiteira regularize a situação junto aos funcionários, e todos os veículos usados na manutenção da rede elétrica na região se encontram trancados na sede da empresa


Funcionários contratados pela Endicon, empreiteira terceirizada que presta serviços para a Enel na Região dos Lagos, entraram em greve na tarde desta quinta-feira (6) em função de atraso salarial e do não cumprimento de outros direitos trabalhistas.

Os servidores anunciaram que não prestarão serviços externos até que a empresa terceirizada regularize a situação junto aos funcionários, e todos os veículos usados na manutenção da rede elétrica na região se encontram trancados na sede localizada no bairro Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia, onde os trabalhadores se encontram mobilizados.

De acordo com os grevistas, apesar da Enel ter feito o repasse integral da verba destinada ao pagamento da mão de obra, a Endicon depositou apenas metade do salário habitual, e afirmou que a outra metade sairá apenas no próximo mês, mesmo problema que eles vivem com relação à alimentação e passagem.

Além disso, os trabalhadores afirmam que o dissídio que estipulou reajuste de 4% no salário dos funcionários não está sendo respeitado pela empreiteira, e que a Endicon também descumpre regras de homologação de trabalhadores demitidos:

“Não estamos entrando em greve por um motivo específico, mas em função do acúmulo de uma série de problemas. Muitos aqui trabalham há anos para a empresa (Endicon) e ela não está agindo de forma digna com a gente. A Enel paga a empreiteira, mas a empreiteira não cumpre as obrigações dela com os trabalhadores. Sabemos que essa paralisação causa um grande desconforto para a população, e não é esse nosso objetivo, apenas queremos nossos direitos. Todos os carros da empreiteira estão trancados na sede e não prestaremos serviços externos até que a empresa acerte tudo o que deve para os trabalhadores da ativa e também os que foram demitidos” – declarou um dos servidores que preferiu não se identificar.

Através de nota, a Enel Distribuição Rio informou que os serviços de atendimento e solicitações emergenciais não foram afetados pela paralisação de ontem (06/02). A companhia esclarece que o atendimento da prestadora de serviço está normalizado.

Categorias: Região dos Lagos

Fotos da notícia




Outras notícias