BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (30)

Semana positiva para São Pedro e Chumbinho; Bonifácio costurando alianças em Cabo Frio; Plano diretor de Iguaba fluindo a todo vapor; O tiro que saiu pela culatra em Arraial do Cabo; E muito mais!


SEMANA POSITIVA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Claudio Chumbinho, esta semana, “está com tudo e não está prosa”. Nesta quarta-feira o TCE-RJ aprovou por unanimidade as contas de 2018 da gestão dele. Essa informação deixou o prefeito extremamente feliz. Conversando pelo telefone, ele fez questão de dividir os louros com toda equipe do governo. “Foi uma semana muito animadora como gestor. Um prefeito não governa sozinho. Isso é um trabalho coletivo que me dá muito orgulho. Não só para mim, mas para toda população aldeense porque a cidade está prosperando com um trabalho sério de transparência”, destacou Chumbinho. O prefeito comentou que a semana positiva começou com uma reunião com empresários holandeses que pretendem instalar um resort em Praia Linda. Além disso, Chumbinho destacou que no final do mês, logo após o Carnaval, vai inaugurar uma nova concessionária no Polo Automotivo (Hyundai Motor). E no começo de março inaugura o Hospital do Olho. Ainda no mês de fevereiro, no dia 7, será o lançamento da pedra fundamental da CEASP. “É emprego na veia da população”, comemorou o prefeito. 

 

 

 

SEM MEDO DA ELEIÇÃO

E quando o assunto é a eleição de outubro, ele se mostrou bastante seguro: “a população que vai decidir. O governo tem seu candidato que é Dr. Estefano. Hoje são Pedro tem cinco pré-candidatos e o povo que vai julgar o que é melhor para a cidade”, disse ele. E completando a conversa, Chumbinho fez questão de salientar que “independente de quem vencer as eleições, o próximo prefeito vai pegar uma cidade muito melhor do que eu peguei.  Salários em dia, fornecedores também e muitos empreendimentos que geram desenvolvimento para cidade”, destacou o prefeito Chumbinho.

 

 

 

 

 

COSTURAS A TODO VAPOR

Nesta quinta-feira (30), o pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), foi entrevistado - por mais de uma hora - na rádio Litoral, num bate papo com Bernardo Ariston e o radialista Ademilton Ferreira. Em dado momento, comentaram sobre a performance dos deputados da Região dos Lagos. Bernardo comentou que "apesar de existir um delegado da PF que diz que é deputado da Região dos Lagos", que ele nunca o viu por aqui. Zezinho lembrou que os deputados da nossa região estão fazendo muito pouco pelas cidades, e que "já houve outros representantes mais eficientes"... O clima deu a entender que existe um diálogo entre Ariston - que já foi deputado federal e não esconde de ninguém seu desejo de retornar ao Congresso Nacional - e Bonifácio, que teceu vários elogios da época em que ele tinha mandato. Depois da entrevista, encontrei os dois almoçando num restaurante bem perto da Prefeitura, ficando muito claro que existe uma costura sendo feita entre eles, com vistas não só para as eleições deste ano como também para 2022. Do pouco que consegui escutar do que se conversava na mesa, deu pra perceber que o fechamento é sério e as costuras andam na velocidade de máquina industrial. 

 

 

 

 

 

BATE-PAPO NA CÂMARA

Antes de ir almoçar com Bernardo Ariston, o pré-candidato José Bonifácio (PDT) esteve na Câmara e passou mais de uma hora no gabinete do presidente da Casa, vereador Luis Geraldo (Republicanos). Quis saber do que se tratava, ao que Luis Geraldo riu e limitou-se a dizer que todos estão querendo conversar com ele, com exceção do Subtenente Bernardo (PROS). Não quis falar mais nada sobre o teor da conversa, apenas disse que o bate-papo foi bom e que José Bonifácio está com sua campanha bem estruturada e com votos já bastante consolidados. A propósito, Luis informou que o recesso acaba dia 4/2, ou seja, na próxima terça.

 

 

 

 

 

VERBA FEDERAL

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano (DEM) assinou nesta quarta-feira (29), convênio da ordem de R$ 385 mil com a Caixa Econômica Federal para reforma da Praça Maria Nazaré, no bairro Jacaré. A verba é da União e o próximo passo será a elaboração dos projetos executivos, as aprovações e a licitação. Não foi dado um prazo para que a obra fique pronta. A comunidade do bairro espera ansiosamente por esse momento.

 

 

 

 

 

NOVAS DIRETORAS

O prefeito Vantoil Martins (Cidadania) fez questão de receber e dar as boas-vindas às novas diretoras e adjuntas que irão atuar neste ano letivo nas escolas municipais de Iguaba. Durante o encontro o prefeito parabenizou à nova equipe demostrando proximidade e uma postura humanista com as gestoras escolares. Além de Vantoil, participaram do encontro o secretário de Educação e Cultura, Fred Carvalho; e o subsecretário de Governo, Luciano Silva. A reunião, foi realizada nesta quarta (29).

 

 

 

 

 

PLANO DIRETOR

Esta quinta-feira (30) foi dia de mais uma audiência pública - a quarta do ano - para revisão do plano diretor de Iguaba Grande. A de hoje foi voltada aos moradores da Vila Nova, Arrastão das Pedras e Igarapiapunha. A próxima já está marcada para segunda-feira (3), às 17h30, na Associação de Moradores de Sapeatiba, para atender esse bairro, além de Coqueiros e Nova Iguaba. Durante todo o encontro são abordadas questões sobre ordenamento urbano, perfil viário, divisões dos bairros, entre outros problemas enfrentados por grande parte dos moradores. A última audiência está marcada para dia 17 de fevereiro, na Câmara Municipal, aberta a moradores de todos os bairros.

 

 

 

 

 

DIÁLOGOS E AFETIVIDADES

O Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, em Arraial do Cabo, realiza nesta sexta-feira (31) o evento "Diálogos e Afetividades", às 17h, no IFRJ, na Prainha. O tema central escolhido foi "Empregabilidade, cidadania e direitos humanos" e terá, além de palestrantes, o lançamento do grupo de trabalho "Emprega Trans" e a campanha "Banheiro sem transfobia". O evento lembra o Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro) que tem como objetivo promover reflexões sobre a cidadania das pessoas travestis, transexuais (homens e mulheres trans) e não-binárias (que não se reconhecem nem como homens nem como mulheres). Embora a discussão tenha avançado nos últimos anos e muitos direitos já tenham sido reconhecidos, devido à transfobia, diversas pessoas trans ainda sofrem com a rejeição, enfrentam dificuldades de inserção no mercado de trabalho, entre outros. Além disso, o Brasil é um dos países em que mais se registram assassinatos de pessoas, particularmente das travestis e mulheres trans, configurando uma série de crimes de ódio que pode ser caracterizada como um tipo de feminicídio.

 

 

 

 

 

EFEITO REVERSO

Após Anderson Cardoso de Brito, o Andinho, indicar o irmão dele para encabeçar a chapa de seu grupo político na disputa pela Prefeitura de Arraial, muitos apostavam que a medida esvaziaria a pré-candidatura de seu primo Walter Lúcio Cardoso, o Tê, mas a decisão acabou tendo um efeito reverso. Conforme se comenta nos bastidores da política no município, Tê, que passou a utilizar a cor branca para se diferenciar dos demais candidatos, tem avançado em suas articulações e conquistou o apoio de muito vereadores e líderes políticos que antes caminhavam ao lado de Andinho. Em contato telefônico, Tê revelou ao Portal RC24h que sua pré-campanha vem numa crescente e tem superado expectativas. De acordo com a avaliação dele, o grande diferencial tem sido focar única e exclusivamente na divulgação de seu plano de governo e nas propostas para o município, ao invés de ficar atacando os adversários ou o governo Renatinho Vianna como fazem os seus concorrentes. Além disso, Tê se diz mais receptivo e disposto a dialogar que seus adversários, algo que não acontece no grupo de Andinho e que foi decisivo para que os dois passassem a caminhar em lados opostos.

 

 

 

 

 

PROTESTO EM ARARUAMA

Na tarde desta quinta (30), famílias que foram excluídas da listagem inicial do Condomínio "Minha Casa Minha Vida" do bairro Areal fizeram um protesto cobrando da prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido) um posicionamento sobre a questão. Os moradores se reuniram na Praça da Bíblia e seguiram até a Prefeitura de Araruama com o intuito de serem recebidos por algum representante do governo, o que acabou não acontecendo. Um representante das famílias protocolou um oficio na Câmara de Vereadores solicitando uma audiência pública para discutir e investigar a denúncia de haveria manipulação nas indicações dos apartamentos do programa federal envolvendo diversos funcionários com cargos de confiança na Prefeitura. Os vereadores Penha Bernardes e Oliveira da Guarda, ambos do MDB, encaminharam um dossiê para a Procuradoria do Ministério Público Federal relatando o caso, e aguardam um desfecho favorável às famílias envolvidas.

 

 

 

 

DIÁLOGOS COM PSB

O empresário e presidente da TurisRio, Thomas Weber teve uma reunião na tarde desta quinta-feira (30) com a executiva do PSB buziano. Liguei para saber detalhes desse encontro e ele declarou que ele foi convidado para uma reunião em que a conversa “foi muito boa” e fez questão de salientar que não se filiou à sigla, mas essa possibilidade não está descartada. “O PSB é um partido que tenho muito amigos, inclusive o deputado Minc e o Mardônio Gomes (presidente municipal do PSB), que é um campeão na área do Turismo”. Questionado se o aceite do convite tem alguma relação com a ida de Henrique Gomes para o PSDB, - o que deixou Thomas sem espaço para manobra, uma vez que HG se tornou o coordenador da Região dos Lagos -, Weber acabou confessando que de certa maneira sim: “Não estou concordando muito com as novas determinações do PSDB em Búzios e Macaé. Não só eu, como muitos filiados”, confessou, embora frisasse que não tem nada pessoal contra Henrique. Thomas disse ainda que o momento político é de muito diálogo e é isso que ele vem fazendo.

 

 

 

 

SEGURANÇA EM FOCO

Na manhã desta quinta-feira (30), Fabiano Horta, prefeito de Maricá, participou da primeira reunião da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional organizada com o intuito de definir planos e metas para a segurança pública do município. De acordo com o prefeito, todos os envolvidos não estão poupando esforços para que Maricá tenha uma gestão integrada de segurança que abrange agentes do poder executivo e judiciário, além dos agentes de segurança pública e representantes da sociedade civil.

 

 

 

 


NOVOS QUIOSQUES

A prefeita de Saquarema entregou ontem as chaves dos novos quiosques de Itaúna. Os responsáveis, definidos por meio de chamamento público, também assinaram o Termo de Permissão para uso de bens públicos. Segundo Manoela Peres (DEM), os equipamentos fazem parte do projeto de revitalização das orlas da cidade. As próximas a receberem novos quiosques serão Jaconé e da Vila, com espaços de lazer e ambientes revitalizados. A propósito, a senhora sorridente ao lado da prefeita trabalha com barraca na praia há anos e é conhecida como dona Dedeca.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias