AGORA É LEI: Estado terá portal da transparência dos royalties do petróleo

No site, deverá ser informado o histórico dos últimos dez anos, contendo as receitas, o valor arrecadado e a previsão de arrecadação futura


O Rio terá um portal da transparência destinado a divulgar os gastos feitos com a receita proveniente dos royalties e da participação sobre a produção de petróleo, repassados pela União. É o que estabelece a lei 8.719/2020, do deputado Carlo Caiado (DEM), que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel (PSC) e publicada pleo Diário Oficial do Executivo, nesta segunda-feira (27).

No site, deverá ser informado o histórico dos últimos dez anos, contendo as receitas, o valor arrecadado e a previsão de arrecadação futura. Além disso, terão de ser divulgadas as despesas realizadas com esses recursos e também deverão estar disponíveis os documentos de operações de antecipação dessas receitas, como contratos, análises e demonstrativos com os valores antecipados e o plano de pagamento. As informações serão atualizadas mensalmente.

"Anualmente, o Rio recebe bilhões em transferências da União referentes à participação na divisão dos royalties de petróleo. Entretanto, o destino dessa verba bilionária ainda é pouco clara para a população fluminense", justificou o autor.

*Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias