A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session8cb2df1b30781b5069fcdde3e6e0b91281123726): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Rádio Costa do Sol FM inova e investe em sustentabilidade com instalação de Usina de Energia Solar | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Rádio Costa do Sol FM inova e investe em sustentabilidade com instalação de Usina de Energia Solar

Sistema irá suprir 100% do consumo de energia da emissora de Araruama, que ainda aposta em outros meios de preservação ecológica


A preocupação com a sustentabilidade e consciência ecológica, além dos constantes problemas com a qualidade do fornecimento de energia elétrica na Região dos Lagos, fez a Rádio Costa do Sol FM 101.7 de Araruama inovar. A emissora é a primeira no estado do Rio de Janeiro a inaugurar instalação da própria Usina de Energia Solar, que será capaz de abastecer 100% de toda a rádio.

Pensando na preservação do meio ambiente, a rádio vai ainda veicular uma campanha para conscientizar a população. O sistema utilizado pela Costa do Sol FM é capaz de produzir 24 mil kw/mês de energia elétrica com os 520 painéis solares fotovoltáicos instalados. Energia limpa suficiente para abastecer os estúdios, parque de transmissão e geradores, garantindo que a rádio continue no ar ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana.

Tarcisio Diamantino da Costa, diretor executivo do Sistema MDC - que abrange, além da 101.7 FM de Araruama, outras duas rádios e uma emissora de TV em Belo Horizonte, em Minas Gerais -, garante que são "as pequenas ações desse tipo que movem o mundo e são investimentos que a empresa não mede esforços para realizar". 

Ainda segundo Tarcisio, o cuidado com o meio ambiente é um ponto importante no grupo, que tem origem familiar com o pai, Manoel Diamantino da Costa. "Somos uma empresa pioneira no uso de energia limpa. Também adotamos o uso de canecas de cerâmica e copos de vidro, diminuindo o descarte de copos de plástico".

A Costa do Sol FM ainda investe em um sistema de captação de água de chuva, que é utilizada em toda a limpeza da emissora, além da jardinagem e áreas externas, uso de papelaria reciclada, coleta de lixo seletiva e distribuição de brindes ecossustentáveis.

 

PLANEJAMENTO ENERGÉTICO BRASILEIRO FALHA EM PRIORIZAR SOLUÇÕES LIMPAS


Conforme o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2029), a maior parte dos investimentos previstos nos próximos dez anos está concentrada na indústia do petróleo e gás natural, indo contra a tentdência global de descarbonização.

A perspectiva de expansão do parque de termelétricas movidas a carvão mineral continua. Segundo o PDE, ainda há previsão de aumento expressivo na capacidade instalada de termelétricas a gás natural de 12,9 GW em 2019, para 35,7 GW em 2029. A projeção do crescimento de usinas solares em uma taxa inferior a 1 GW por ano é um fator inibidor da transição para uma matriz elétrica limpa para o Brasil e, dado os preços econômicos obtidos por projetos solares nos últimos leilões, contraria a premissa de contratar fontes que impactem menos a tarifa de eletricidade ao consumidor.

O investimento de empresas na produção e consumo de energia limpa é de total importância, já que o impacto no eio ambiente é mínimo tanto no quesito de instalação quanto manutenção, bastando apenas manter a superfície limpa e sempre voltada para a luz do dia. E, além disso, ao investir em um sistema fotovoltáico, a economia pode chegar em até 95% na conta de energia.

 

 

*Com informações do Tudo Rádio e Greenpeace.

Categorias: Araruama Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias