BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (24)

Folia de Carnaval liberada na Orla Malibu; Atraso de salários segue dando o que falar em Cabo Frio; Rafael Peçanha contra-ataca; Mirinho Braga mexendo com quem está quieto; Joice Costa voltando à ativa; Mais uma iniciativa assertiva do governo Vantoil Martins; Grasiella vai voltar?; E muito mais!


ORLA LIBERADA

Aconteceu uma reunião no fim de tarde desta sexta-feira (24) em que participaram prefeito Dr Adriano, os assessores Especiais, Clóvis Barbosa e Sergio Ribamar; secretário de Turismo, Paulo Cotias; e o coordenador de Eventos, Weverton Andrade, para definir as últimas questões do Carnaval 2020. Weverton e Cotias conseguiram convencer o prefeito da importância dos blocos voltarem a desfilar pela orla Malibu, na Praia do Forte. Os blocos foram proibidos desde a volta do ex-prefeito Marquinho Mendes, que cedia a pressão do Convention Bureau. A entidade cismou que os blocos eram ruins para a cidade. Mas Weveron que é empresário e já teve comércio na orla (Biroska Chic) foi voz determinante na discordância dessa percepção equivocada da entidade e acabou atendendo aos apelos da ABACCAF e dos presidentes das agremiações. Paulo Cotias também fez um levantamento do ano passado que demonstrou que a folia de 2019 foi fraca, tumultuada e sem atrativos para os jovens e foliões que ficavam desgarrados pela orla. Com isso, esse ano, a alegria está de volta com blocos como das Damas, Carnagay, Acadêmicos de Cabo Frio, Família é Mole Mas é Meu, e o tradicionalíssimo, Costa Azul. O detalhe é que nessa edição, a prefeitura promete oferecer infraestrutura como gradil e Guardas Municipais para garantir o ordenamento. 

 

 

 

 


DEVOLVENDO A TRADIÇÃO

Ainda sobre a liberação do Carnaval na Orla Malibu, no ano passado, na madrugada de terça-feira de carnaval, um jovem foi baleado e outras quatro pessoas ficaram feridas em um tiroteio que aconteceu em frente ao Hotel mais badalado da cidade. O crime aconteceu justamente para mostrar que a teoria do Convention Bureau caiu por terra. O local não teve blocos, e por isso, as pessoas ficavam como “baratas tontas” consumindo drogas, bebidas e ouvindo as famosas “caixinhas de som” com músicas de péssimo gosto. A ideia da prefeitura esse ano é oferecer diversão com ordenamento para que esse tipo de situação não volte a se repetir: “o que estamos fazendo é somente devolver uma tradição de Cabo Frio que é o Carnaval de rua dos blocos, uma coisa que nunca deveria ter parado”, reconheceu o prefeito Adriano.

 

 

 

 

PEGADINHA DA FAZENDA

Para nossa surpresa, ao contrário do que foi publicado a pedido da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio, a Prefeitura não terminou de quitar os salários de todos os servidores municipais. A informação foi divulgada na coluna Boca Miúda desta quinta (23) e logo desmentida por funcionários da Saúde e da Educação, que seguem sem receber o salário referente a dezembro. Na tarde desta sexta (24), a equipe da Secretaria de Fazenda encaminhou uma nota ao Portal RC24h reconhecendo que ainda não havia quitado os salários de contratados da Educação e de contratados e comissionados da Saúde, ressaltando que “todos acima já receberam seu 13º diferentemente de outras categorias”. Ainda de acordo com a Secretaria de Fazenda de Cabo Frio, a previsão é de que “talvez tudo seja resolvido na segunda-feira (27) com a entrada dos Royalties, zerando assim toda a folha salarial”. Ao tomarem conhecimento do novo prazo estabelecido pelo município, os servidores que seguem sem pagamento foram às redes sociais lamentar mais um final de semana na pindaíba.

 

 

 

 

RAFAEL CONTRA-ATACA

Após todo o bafafá sobre o fechamento de um retorno no Centro de Cabo Frio, Rafael Peçanha veio a público responder as acusações de que teria indicado a polêmica intervenção com o intuito de favorecer um empresário. O vereador ressaltou que protocola centenas de requerimentos que tem como base, exclusivamente, pedidos feitos pela população, e observou que quase todos são barrados pelo Executivo, que é o responsável por avaliar a importância e viabilidade de cada solicitação. “A obra é ruim? Pode ser. Ela está sendo feita? É uma decisão do Poder Executivo. Ao contrário do que alguns vendem, vereador não faz obra. São centenas os pedidos que faço ao Poder Executivo, neste governo e em governos passados, e que não são atendidos, muitos, nem respondidos, das cobranças sobre transparência nas contas públicas ao respeito com o trabalhador desta cidade” – rebateu, complementando: “As relações entre o poder executor da obra, que é o Poder Executivo, e qualquer empresário, ou com os técnicos que, em tese, elaboraram um estudo técnico para a mesma, não são de minha responsabilidade. A mim coube e cabe apenas o papel de ouvir a voz da população (...) Aos adversários, que coam um mosquito, mas engolem um camelo, apenas meus sentimentos de pena, por perderem tanto tempo, que poderia ser utilizado em favor de uma cidade que agoniza” – disparou.

 

 

 

 

ACOMPANHANDO DE PERTO

Vantoil Martins foi conferir pessoalmente a ação do Programa Fila Zero, que trouxe uma Carreta de Exames para realizar mais de 200 atendimentos na Praça Edyla Pinheiro através de uma parceria com a Prefeitura. Ele conversou com moradores que foram atendidos e constatou a eficácia da estrutura e do serviço prestado, que foi muito elogiado pela população. De acordo com o prefeito de Iguaba, a iniciativa do Programa Municipal Saúde Móvel atendeu diversas especialidades e acabou com a angustia de moradores que esperavam há anos para realizar exames específicos. Mais uma iniciativa assertiva do governo Vantoil Martins e do secretário de Saúde Valdeci Junior, que também acompanhou de perto a ação.

 

 

 

 

GRASIELLA VEM AÍ?

Mesmo considerada inelegível, Grasiella Magalhães segue mobilizando aliados e recebendo todo apoio do Partido Progressista (PP) no intuito de engrenar uma pré-candidatura para a eleição municipal deste ano. Mesmo com tanta confiança, todos sabem que a situação de Grasi dificilmente será revertida por uma manobra jurídica, a única alternativa que pode viabilizar o sonho de Grasiella de retornar à Prefeitura de Iguaba.

 

 

 

 

 

VISITA DA PROLAGOS

Sobre a nota “Pressionando a Prolagos”, publicada na coluna Boca Miúda desta quinta-feira (23), a concessionária esclarece que encaminhou técnicos à orla de Iguaba Grande, onde, ao lado do prefeito Vantoil Martins e secretários, vistoriou a rede coletora de esgoto e o sistema de drenagem. Durante a visita, foram constatadas marcas na areia provocadas pelo escoamento da água de chuva, bem como, de ralos do asfalto, que arrastam sujeira e geram limo. Na próxima semana, a concessionária dará suporte à prefeitura em ações de limpeza e melhorias nesses locais. A pedido do prefeito, a concessionária está estudando a ampliação da rede coletora às margens da laguna.

 

 

 

 

MEXE COM QUEM ESTÁ QUIETO...

O ex-prefeito de Búzios, Mirinho Braga (PDT), foi para as redes sociais acusar a Coluna Boca Miúda e a editora Renata Cristiane de fake News, porque informamos que ele está inelegível, após fechar apoio ao pré-candidato a prefeito, Leandro do Bope. O detalhe é que esse fechamento não caiu bem no gosto popular e o que se comenta na classe política é que foi um tiro no pé. Mas o Mirinho não gostou de ver essa notícia publicada por aqui e resolveu desqualificar nosso jornalismo e atacar a editora acusando de mentir sobre sua inelegibilidade. Pois eis que acionando alguns amigos advogados que conhecem o processo, acabaram levantando a ficha corrida do arrogante pedetista e descobrimos que além de ser inelegível ele também já foi condenado a 21 anos de cadeia, que o Dr Magno conseguiu diminuir para 18 (nossa, quanta diferença). Mas não é só isso, Mirinho talvez seja o político que mais processos possui na Região dos Lagos, em todas as esferas jurídicas, mas especialmente na criminal. Criminal! Ou seja, é como diz um advogado experiente no ramo: “Mirinho é um multiprocessado e um multi-inelegível”. Mas até aí nada de novo, afinal, "quem não o conhece que o compre". Mas o que pega mal é Leandro do Bope, “cana dura” fazer fechamento com uma cara que tem várias condenações inclusive criminais, que podem levá-lo sim para prisão. Como pode um policial colar num condenado? Por isso o povo estranhou demais. E com justiça.

 

 

 

 

RETORNO DE JOICE

Conforme havíamos antecipado na coluna Boca Miúda desta quinta (23), Joice Costa (PP) recebeu alta nesta sexta-feira (24) após quase um mês de internação e já retornou para Armação dos Búzios. Ela está saudável, se sentindo bem e recebendo todo o carinho e atenção de amigos e familiares. A expectativa é de que a vereadora retome suas atividades parlamentares já ao fim do recesso, no dia 2 de fevereiro.

 

 

 

 

 

 

JANTAR COM ALIADOS

Nesta quinta (23), Henrique Melman promoveu um jantar em sua mansão do Pontal do Atalaia com o intuito de estreitar laços com lideranças políticas. Dentre as presenças, a que mais chamou atenção foi a de Mazinho, ex-candidato a prefeito de Arraial e chefe de gabinete do deputado federal Gutemberg Reis (MDB). Vários advogados que estiveram presentes analisaram o processo de Melman, e concluíram que a candidatura dele é totalmente viável. Durante o encontro, Mazinho teria declarado apoio formal, porém oficial, à candidatura de Henrique Melman, fortalecendo ainda mais as esperanças do experiente político de retornar à Prefeitura de Arraial do Cabo.

 

 

 

 

REUNIÃO COM LATERÇA

O prefeito Cláudio Chumbinho recebeu, nesta sexta-feira (24), o deputado federal Felício Laterça. Na ocasião, o parlamentar ouviu as demandas e necessidades de São Pedro da Aldeia e se colocou à disposição para buscar soluções na capital federal. Entre os principais assuntos abordados estiveram a retomada das obras das creches da Rua do Fogo e Porto do Carro, feitas com repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Conseguimos a liberação de uma emenda de R$ 300 mil e recebemos a garantia do Laterça de que ele iria intervir junto ao presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento da Educação para resolvermos definitivamente os problemas de nossas creches. Sem dúvidas foi uma reunião muito interessante e produtiva” – destacou Eron Bezerra, secretário de Governo.

 

 

 

 

SEMPRE PRESENTE

A prefeita Lívia de Chiquinho segue no melhor estilo “corpo a corpo” prestigiando todas as inciativas promovidas pela Prefeitura de Araruama. Desta vez, ela conferiu de perto o atendimento do “Projeto Expresso Da Saúde: Exames No Seu Bairro”, realizado no Mataruna. A prefeita também visitou a obra de asfaltamento das ruas Julinha e Rosa dos Ventos, no bairro Areal, que tem previsão para serem inauguradas no dia 6 de fevereiro. Nos bastidores, Lívia segue tentando estreitar ainda mais os laços com o governo estadual no intuito de conseguir recursos para novas intervenções. Esta semana, ela conseguiu, através de um Termo de Cooperação Técnica de Extensão Rural junto à Emater, que máquinas e equipamentos fossem disponibilizados para dar suporte nas estradas rurais do município.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias