A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session44a530bb7f10bd29eb6c1630ef4b181416032f8c): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (23) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (23)

Prefeito de Iguaba Grande aciona concessionária para checar língua negra na lagoa; Secretário de Meio Ambiente despacha na lagoa; Em Arraial, pagamento na conta e TPA à vista; Pré-candidato de Búzios sente o golpe; Em Cabo Frio, prefeitura termina de pagar funcionalismo; Prefeito de São Pedro faz balanço em tom de despedida; Centro Administrativo de Saquarema é inaugurado... E muito mais!


PRESSIONANDO A PROLAGOS

As péssimas condições de balneabilidade da lagoa de Araruama, está fazendo as autoridades se movimentarem. Especialmente depois do aparecimento de uma língua negra enorme desembocando em Iguaba Grande. Essa situação gerou a imediata repercussão em páginas das redes sociais nesta quinta-feira (23). Incomodado, o prefeito Vantoil Martins (Cidadania), rapidamente pressionou a concessionária responsável, fazendo a convocação de técnicos para que fossem até a cidade vistoriar algumas irregularidades percebidas pela prefeitura, tais como manilhas que estavam despejando possivelmente esgoto na lagoa de forma irregular. O próprio Gerente de Responsabilidade Social da Prolagos, Ricardo Azevedo atendeu à convocação do prefeito, e saiu em campo com ele, vistoriando os pontos denunciados pelo próprio chefe do executivo. Vantoil pediu que a concessionária faça um levantamento urgente do problema e apresente posicionamento e medidas cabíveis, o mais rápido possível. O despejo clandestino de esgoto na lagoa não é novidade para ninguém, mas não cabem mais desculpas para não agir. Após o mapeamento desses pontos, é fundamental uma resposta enérgica e célere. Sem engodos, nem embromação. 

 

 

DESPACHANDO NA PRAIA

O secretário de Meio Ambiente de Iguaba, Marco Antonio, resolveu mudar de ares e desde esta quinta-feira (23) está despachando da praia. Montou uma tenda na orla da cidade e está atendendo a população lá mesmo. Ele quer agilidade na resolução dos problemas de poluição e degradação da laguna e está recolhendo assinaturas da população para um abaixo-assinado que será encaminhado ao governador Wilson Witzel (PSC). O objetivo, segundo ele, é que se inicie "imediatamente" o desassoreamento do canal do Itajurú para haver a troca da água do mar com a laguna para que se tenha de volta uma lagoa de águas claras e sem odor. Segundo o secretário, o Estado já liberou essa verba específica. 

 

 

 

 

PAGAMENTO E TPA

Depois de duas semanas de atraso, a prefeitura de Arraial do Cabo concluiu o pagamento dos funcionários e o saque estará disponível nesta sexta-feira (24). Outra novidade é que também nesta sexta haverá reunião técnica sobre a Taxa de Preservação Ambiental, a TPA, que gera a expectativa de quando entrar em funcionamento, melhorar o turismo na cidade. Inclusive já tem data para a licitação da empresa que vai operar o sistema de cobrança: 17 de fevereiro. "Tudo respaldado pelo STF e pelo TCE", frisou o prefeito Renatinho Vianna (Republicanos). A aposta é que já comece a ser cobrada a partir do próximo mês. O chefe do executivo cabista acredita que a TPA trará várias soluções ao mesmo tempo em curto espaço de tempo: mobilidade urbana, aumento da arrecadação e controle da segurança pública. 

 

 

 

ADEQUAÇÕES NO PORTAL

Após ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região determinou nesta quinta (23) que o governo de Arraial do Cabo faça uma série de adequações em seu Portal da Transparência. O município tem o prazo de 60 dias para realizar as mudanças necessárias, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil por descumprimento injustificado. Ao divulgar a decisão em seu site oficial, o MPF observou que, em julho de 2018, já havia feito a mesma exigência ao município de Armação dos Búzios, assim como também cobrou correções no Portal da Transparência de Araruama em outubro daquele mesmo ano. Entre os problemas detectados na época estão a existência de links que não estavam disponíveis para consulta, sem registros ou que direcionam para arquivos corrompidos.

 

 

 

ALTA À VISTA

Após 25 dias de internação, sendo destes dez de UTI, a presidente da Câmara de Búzios, vereadora Joice Costa (PP), finalmente deverá voltar para casa nos próximos dias. Ela continua internada num hospital do Rio depois de ter passado por uma delicada cirurgia no cérebro e dias depois, ter que voltar a ser internada por complicações pós-cirúrgicas. Ela conversou com a coluna por telefone e disse que tem esperança de receber alta nesta sexta-feira (24) ou, no mais tardar, segunda-feira (27). Contou que nesse período todo teve plena consciência que o que ocorreu foi uma benção, "eu renasci", disse ela. A parlamentar afirmou ter fé de que vai estar pronta para voltar aos trabalhos dia 2 de fevereiro, quando termina o recesso do legislativo.

 

 

 

SENTIU O GOLPE

Ainda sobre Búzios, continua grande a repercussão sobre o apoio do ex-prefeito Mirinho Braga ao pré-candidato Leandro do Bope. Acontece que na cidade andam dizendo que essa "união" foi um tiro no pé, principalmente porque Leandro sempre pregou que seria a renovação para o balneário, longe da velha política. O fato dele se unir a um político inelegível por improbidade administrativa, contradiz a teoria. A má repercussão levou o militar a postar um vídeo no Facebook ontem. Disse que a política "chegou num ponto onde os adversários não respeitam mais nada, nem amizade e nem famílias (...) Sou preparado para o combate e estou acostumado a enfrentar bandidos, esses ataques não me deixam preocupados. Quem me apoia me enxerga como renovação na política", disparou.

 

 

 

 

PAGAMENTO SAIU

Enfim saiu o pagamento dos servidores que esperavam desde o dia 8 deste mês para receberem o salário. Porque apesar da prefeitura ter sinalizado que o dinheiro sairia escalonado, havia uma esperança, mas que foi se apagando com o correr dos dias. Muitas manifestações, fechamento de ponte, massacre virtual do prefeito Dr Adriano (DEM) e até campanha para distribuição de cesta básica a funcionário sem salário. Segundo a administração municipal, foi pago 100% do funcionalismo.

 

 

 

CONVOCAÇÕES DE 2009

O novo secretário de Educação de Cabo Frio, Ian Carvalho, tem muito pepino pra descascar nessa missão de ter assumido a pasta. Ele deu início aos trabalhos nesta semana, após Márcia Almeida deixar o cargo por motivos pessoais. Uma das principais reivindicações dos funcionários do setor é que a convocação dos aprovados no concurso de 2009 aconteça o mais breve possível, esse ano ainda. Entretanto, o jovem secretário disse que não pode garantir isso sem antes "avaliar os termos legais" do acordo judicial. O sindicato pediu que o secretário faça essa avaliação junto ao procurador municipal, mas Ian rebateu dizendo que isso só poderá ser feito se o Sepe Lagos enviar uma solicitação por ofício pedindo à Seme que abra um processo administrativo para que seja realizada essa tal avaliação jurídica das condições estabelecidas no acordo. Isso ainda vai longe...

 

 

 

TOM DE DESPEDIDA

Mesmo ainda com 11 meses de governo pela frente, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB), foi para o Facebook fazer uma autoanálise. Fez uma espécie de balanço dos mandatos e se disse orgulhoso do legado. Listou suas ações em todos os setores, de meio ambiente a geração de emprego e desenvolvimento econômico. E, neste caso, honra seja feita, não está tendo pra ninguém: o município aldeense é, atualmente, na Região dos Lagos, quem mais atrai empresas. Virou referência para as cidades vizinhas.  Sabe aquela história de primo pobre? Agora é coisa do passado.

 

 

 

DE OLHO NAS ESCOLAS

O trio de oposição ao governo de Lívia de Chiquinho (sem partido), vereadores Penha Bernardes (MDB), Oliveira da Guarda (MDB) e Professora Valéria (PP), foi para o Facebook fazer nova denúncia contra o executivo de Araruama. Segundo os parlamentares, muitas denúncias de pais de alunos chegaram até eles sobre dificuldades em matricular os filhos. Os três foram para a porta da secretaria de Educação e lá encontraram vários deles, mas que não quiseram gravar. Disseram que as reclamações são de falta de vagas em escolas perto de casa e até preocupação com a falta de merenda. Os vereadores disseram que vão acompanhar o processo.

 

 

 

 

NUM SÓ LUGAR

A prefeita Manoela Peres (PDT) inaugurou ontem o Centro Administrativo Ézio Ferreira Costa.  A unidade, que funciona na Avenida Saquarema, 4299, no Porto da Roça, reúne secretarias e serviços essenciais num só lugar. O Centro funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, com exceção do Café da Manhã do Trabalhador, que funciona entre 5 e 7 horas da manhã. "Aqui reunimos os principais serviços da Educação e do Desenvolvimento Social, além de órgãos importantes como o Ministério do Trabalho, Detran, Junta Militar, Emater e INSS. Essa obra representa um salto de qualidade na prestação de serviço público", declarou a Manoela.

 

 

 

AGORA É LEI

As concessionárias que administram rodovias estaduais estão obrigadas a contabilizar e divulgar o número de veículos pagantes em suas respectivas praças de pedágio. A determinação é da lei 8.698/2020, de autoria do deputado Welberth Rezende (PPS), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), e publicada pelo Diário Oficial do Executivo no dia 15 de janeiro. A Agência Reguladora fiscalizará o cumprimento da norma e deverá manter, em seu site, a informação diária do número de veículos pagantes em cada praça de pedágio das rodovias concedidas. De acordo com o autor da norma, atualmente esses lançamentos são feitos por estimativa, com dados fornecidos pela própria concessionária. Ainda segundo o deputado, é necessário que os municípios que sediam essas praças de pedágios possam ter acesso às informações dos números reais de veículos pagantes, para que as secretarias municipais de Fazenda possam fazer os lançamentos reais do ISSQN incidente na operação. Mas, por enquanto, ninguém está levando a sério...

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias