BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (22)

Prefeito de Búzios vai ao Rio pedir reforço policial; Manifestantes da Educação ganham banho forçado da vizinha do prefeito em Cabo Frio; Arraial do Cabo finaliza pagamento de servidor nesta quinta (23); Pré-candidato de Iguaba passa por preocupação em família; Prefeita de Araruama assina termo que beneficia área rural; Convênio dá desconto a servidor de São Pedro... E muito mais!


MAIS EFETIVO

O prefeito de Armação dos Búzios, André Granado (MDB), esteve no Rio de Janeiro nesta terça (21), onde se reuniu com o secretário estadual da Polícia Militar, coronel Figueiredo, e com o chefe da Assessoria Parlamentar da PMERJ, tenente-coronel José Ramos. Foi buscar reforço. Na pauta, foram discutidas as possibilidades de aumento de efetivo de policiais para o balneário, além do número de viaturas, da integração com o Proeis e um convênio com a PM no sistema de câmeras de monitoramento do município. Uma boa medida nesta alta temporada de balneário lotado, e lembrando que para o Carnaval Búzios está sendo considerado o destino mais procurado pelos foliões brasileiros, segundo uma pesquisa nacional.

 

 

 

ESTRANHA UNIÃO

Mirinho Braga (PDT) e o pré-candidato a prefeito de Búzios Leandro do Bope juntos? A repercussão da união dos dois caiu de maneira controversa no bairro da Rasa. Fontes nos informaram que estranharam um pouco, principalmente porque o sargento vinha prometendo mudanças, dando a entender que não queria ninguém da velha política buziana no projeto que tem para a cidade. De maneira geral, a população tem dificuldade em entender esses ligações políticas. Porque veja, Mirinho, ex-prefeito do balneário, inelegível por improbidade administrativa, tem o PDT na mão, e pra colocar no jogo essa sigla de tanta tradição, certamente deverá ter um bom espaço no governo de Leandro (secretarias).

 

 

 

SE ENCONTROU COM WITZEL

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (DEM), teve audiência com o governador Witzel (PSC) nesta quarta-feira (22), quando ficaram reunidos boa parte da tarde. Disse que foi muito bem recebido e aproveitou para solicitar uma base do programa Segurança Presente na cidade e também um reforço no efetivo da PM para o Carnaval. Adriano também voltou a solicitar estadualização do Hospital da Criança, pediu massa asfáltica, entre outros assuntos. Saiu otimista de mais uma reunião com o chefe do Estado e voltou a afirmar que o governador tem um olhar diferenciado para o interior. "Acredito que todas as solicitações serão atendidas", disse o prefeito à coluna.

 

 

 

BANHO FORÇADO

Nesta terça (21), durante ato dos funcionários da Educação de Cabo Frio por conta do atraso salarial, os manifestantes percorreram as ruas do centro da cidade e foram para a frente do prédio onde mora o prefeito Dr Adriano (DEM), na Rua Alex Novellino. Por lá entoaram gritos de ordem, cantaram musiquinhas, etc, quando, em dado momento, tomaram um banho "forçado". Uma vizinha de Adriano parece que não gostou muito do barulho que a turma estava fazendo, pegou um baldão e mandou água direto da sacada onde estava. Segundo a coluna apurou, a vizinha seria uma senhora bastante impaciente. Mas, com o calorão que está fazendo na cidade os manifestantes até gostaram.

 

 

 

 

 

COBROU O MP

Esta terça (21) foi de audiência pública em Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio, para debate do extenso rol de reclamações dos usuários de ônibus que moram na região, junto com o Ministério Público e a comissão de Direitos Humanos da câmara de vereadores. Entre os principais problemas levantados pelos presentes, o alto valor da passagem, a demora e o não cumprimento dos horários nos trajetos propostos, a falta de higiene e manutenção dos veículos e o não atendimento da empresa aos locais mais afastados. Apesar da oportunidade, a adesão foi baixíssima, não só de moradores mas de representante dos poderes executivo e legislativo. Quem participou foi o vereador Rafael Peçanha (PDT), pré-candidato a prefeito este ano, que aproveitou a oportunidade para dar aquela "cutucada" do bem no promotor Vinícius Lameira. "Aproveitei para cobrar do MP avanços no caos da Educação em Cabo Frio", disse o parlamentar.

 

 

 

 

PAGAMENTO EM ARRAIAL

Em contato com a coluna, o prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) garantiu que finaliza nesta quinta-feira (23) o pagamento do funcionalismo de Arraial do Cabo. Foi difícil, mas com o aumento da arrecadação - "graças ao empenho da nossa equipe", disse - foi possível fazê-lo, sem precisar contar com royalties. Segundo o chefe do executivo, a previsão é que as finanças sejam equalizadas, assim como os próximos salários.

 

 

 

 

 

MEDIDAS EMERGENCIAIS

A propósito, Renatinho voltou ao batentes esta semana, após alguns dias 'de molho' por conta de um princípio de pneumonia. Se reuniu ontem com parte do secretariado para discutir medidas emergenciais já pensando na chegada das chuvas de verão. O encontro foi convocado pelo titular da Segurança Pública, Bruno Monteiro. A preocupação com as encostas, principalmente na estrada de acesso à cidade, a RJ-140, na altura da Prainha, que cedeu na última chuva de maio do ano passado, está na lista. A Prefeitura aguarda as obras prometidas pelo governo do Estado para restaurar o local. Os secretários apresentaram medidas que podem ser iniciadas, como, por exemplo, melhorar as condições da via alternativa que passa por trás da antiga Álcalis, utilizada durante a interdição do principal acesso, quando a estrada cedeu com a forte chuva de maio de 2019. "Todos os secretários ficaram responsáveis por apresentar as planilhas com todo o levantamento de custo de cada ação proposta e, a partir daí, o que for de responsabilidade do município, faremos todo o possível para que seja executado", concluiu Renatinho.

 

 

 

CONVIDOU CHUCHU

Ainda das terras cabistas, sobre o ano eleitoral, o vereador Junior Chuchu contou que recebeu um convite que o deixou bastante animado. É que o deputado federal Felício Laterça o chamou para tocar o PSL em Arraial do Cabo, ao que o parlamentar aceitou de pronto. Ano passado, numa ida a Brasília, Chuchu já tinha firmado uma aproximação com o deputado e chegou a apresentar vários projetos nas áreas do esporte e da saúde, ao que Laterça demonstrou grande empolgação.

 

 

 

 

EM RECUPERAÇÃO

O pré-candidato a prefeito de Iguaba Grande, Rodolfinho Pedrosa (PR), está respirando mais aliviado. É que ontem ele estava bastante apreensivo por causa do filhinho Nicolas, que passou por uma cirurgia do coração, no Rio, e até pediu orações na rede social. Graças a Deus deu tudo certo e o pequenino já está se recuperando na UTI. "Peço que continuem orando por ele, para que se recupere o mais rápido possível e possa ir logo para casa, para brincar e fazer muita baguncinha", comentou. 

 

 

 

COOPERAÇÃO TÉCNICA

Em Araruama tem notícia que pode ser boa para o produtor rural da região. A prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido) sacramentou um convênio com a Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado. Ela recebeu no gabinete a presidente da instituição, Stella Romanos, e na oportunidade foi assinado Termo de Cooperação Técnica de Extensão Rural do RJ, onde o governo do estado coloca a disposição do município máquinas e equipamentos como suporte às estradas rurais.

 

 

 

 

 

 

BOLSAS DE ESTUDO

Os servidores de São Pedro da Aldeia, bem como seus dependentes diretos, a partir de agora terão desconto que podem chegar a 50% nas mensalidades para cursos de graduação e 40% nos de pós-graduação na Estácio. Na terça (21), o prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) sacramentou uma parceria da prefeitura com a instituição, fechando convênio com o consultor comercial e o diretor da universidade, Raphael Smith e André Escafura, respectivamente. Na ocasião, os gestores da universidade entregaram ao chefe do executivo o Certificado de Registro de Convênio. Participaram da reunião os secretários de Governo, Eronildes Bezerra, e de Educação, Alessandro Teixeira. A data e local do vestibular gratuito dos servidores públicos ainda serão divulgados. "É uma oportunidade única para a qualificação do profissional", disse.

 

 

 

 

MACAÉ APP

A prefeitura de Macaé lançará nos próximos dias o "Macaé APP", aplicativo de celular que oferece diversos serviços ao cidadão. Nele, é possível realizar várias atividades, como enviar reclamação e negociação online junto ao Procon, pesquisar o endereço e as informações de diversos setores administrativos. Também será possível realizar agendamento de serviços públicos diretamente pelo celular, sem a necessidade do cidadão se deslocar presencialmente aos órgãos públicos como acontece hoje. A versão de teste será publicada nos próximos dias e as funcionalidades serão agregadas ao app progressivamente e em parcerias com as demais secretarias municipais.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias