BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (21)

Prefeito de Cabo Frio apresenta novo secretário oficialmente e sindicato protesta por salário e benefícios não pagos; Iguaba quer urgência na recuperação da Lagoa; Pré-candidato de Araruama bate recorde em live; Ceasp a todo ritmo em São Pedro; Em Búzios, pré-candidato bate mãozinha na Rasa; Bilhetagem eletrônica tem poucos interessados em Arraial do Cabo... E muito mais!


TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (DEM), apresentou oficialmente, o novo secretário de Educação, Ian Eduardo de Carvalho Barreto, nesta terça-feira (21), na sede da pasta. O advogado substitui Márcia Almeida, que deixou o cargo, segundo a Prefeitura, por motivos pessoais, e destacou a necessidade de um trabalho técnico e colaborativo. "Estou aberto para aprender e dividir a gestão com todos vocês. Vamos lutar para garantir a dignidade do servidor e da rede municipal", disse Ian. Apesar de não ser professor, Ian tem muita experiência na parte jurídica do setor, no qual trabalha há anos, e o prefeito está apostando no jovem. Ele é filho do finado Carlos Alberto, que é também nome da única escola pública Municipal, no bairro Colinas do Peró. O "pessoal" só não entendeu muito foi o sorrisão da turma aí na foto, dada a situação nefasta em que se encontram os funcionários da Educação e o barulho que o movimento grevista tem feito.

PROTESTO DE NOVO

Mas, enquanto as palavras de dr Ian não se tornam realidade, os funcionários vão continuar indo para as ruas protestar. Ontem teve assembleia do Sepe, que optou pela continuidade da greve nas escolas, e nesta terça (21), teve ato no centro da cidade, afinal de contas já são 21 dias do mês de janeiro e nada de salário de dezembro nem 13º salário. Lembrando que esta é a quarta manifestação da categoria por conta do atraso salarial. As outras aconteceram dias 10, 14 e 16 de janeiro. Segundo a Prefeitura, o pagamento deve ser finalizado nesta quarta (22).

 

 

 

MAIS UM CORTE

Depois do prédio da secretaria de Educação de Cabo Frio ficar às escuras por falta de pagamento, como publicado aqui na coluna de ontem, outro alvo de corte de energia elétrica, no mesmo dia, foi o Museu e Casa de Cultura José de Dome, o Charitas. E o pessoal não perdeu tempo, dizendo que o mesmo carro que parou lá na Seme para executar o primeiro serviço seguiu dali direto para o casarão... Quanta maldade!

 

 

 

 

COBRANÇA URGENTE

A situação da lagoa de Araruama é crítica e os municípios têm se reunido para buscar soluções imediatas. Entre o ano passado e este, o governador Wilson Witzel veio à Região dos Lagos e deixou esperança acesa, mas por enquanto sem ações concretas. Aproveitando a vinda do secretário de estado do Ambiente, Altineu Côrtes, a Iguaba Grande, no último dia 17, prefeitos fizeram seus pedidos. Chefe do executivo iguabense, Vantoil Martins (Cidadania), o anfitrião do encontro, resumiu a urgência: "Estamos esperando por resultados efetivos para a população, precisamos de ações efetivas, e estamos acreditando muito no governador, sua capacidade de articulação, técnica e sobretudo política. Nossas cidades banhadas pela laguna não estão mais suportando o empobrecimento turístico e ambiental. Iguaba Grande e São Pedro estão pagando um preço um pouco maior, pois não são banhadas pelo mar. É o momento de todas as autoridades entrarem para a história como sendo aqueles que recuperaram o nosso maior cartão postal, a nossa maior riqueza", disse o prefeito. Não só o governo, mas é preciso que a população também se engaje nesse "mutirão" pela lagoa. A verdade é uma só: Vantoil quer evitar que essa promessa seja mais uma do estilo do “poderoso checão” que ele entregou aqui, mas dinheiro que é bom mesmo, não veio, só a performance do Witzel e comitiva enorme.

 

 

 

BATENDO RECORDE

O pré-candidato a prefeito de Araruama, André Mônica (PDT), fez nesta segunda-feira (20) mais uma das suas lives semanais, quando recebeu como convidados os vereadores de oposição Penha Bernardes (MDB) e Oliveira da Guarda (MDB). O que mais impressionou foi que a transmissão durou 1h20m, com média de público de 250 pessoas. Até as 18h de hoje já tinha cerca de 5 mil visualizações. Conversando com o pessoal que atua em comunicação em Araruama, esse número é altamente expressivo, muito superior ao que costuma obter até mesmo a prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido), em lives de 2, 3 minutos. Portanto, André Mônica pode ser considerado hoje, o mais badalado das redes sociais, está sabendo atuar muito bem nesse segmento. André tem seu eleitorado cativo, voto consolidado, já foi prefeito e vem se articulando com muita habilidade para tentar chegar novamente ao paço municipal. Fazendo essa dobradinha com Penha e Oliveira da Guarda, o projeto dele sai ainda mais robustecido.

 

 

 

QUEM NÃO SE COMUNICA...

Por outro lado, outra pessoa que é pré-candidata, anunciando aos quatro cantos de Araruama e do mundo é a presidente da Câmara, vereadora Penha Bernardes (MDB), que embora estivesse lá com o também pré-candidato André Mônica, não tem se comunicado muito bem. Para ser pré-candidata a prefeita, é preciso ter mais contato com o povo, estar mais na rua e, principalmente, ter mais acessibilidade pelo telefone. Esse é um dos maiores problemas de Penha. A população de Araruama se queixa muito do quanto é difícil ter acesso a ela. E nesse ritmo, o máximo que ela vai conseguir é um espaço como vice. Mas com André Mônica, chapa 'puro sangue', as chances são muito remotas. Quem é doido de botar uma chapa 'puro sangue' do MDB? De qualquer maneira, fica uma dica para Penha: cuidar melhor da assessoria dela e começar a atender o telefone, porque a eleição é esse ano.

 

 

 

LANÇAMENTO DO CEASP

Pouco tempo atrás, publicamos que São Pedro da Aldeia teria, em breve, uma central de abastecimento, tipo a Ceasa. E olha, os trabalhos estão avançados. O empreendimento, que tem previsão de entrar em operação até o final deste ano, deve gerar mais de dois mil empregos, entre diretos e indiretos. Nos dias 7 e 8 de fevereiro, autoridades, empresários e produtores rurais convidados vão conhecer, em primeira mão, as futuras instalações da área de 90 mil m² quadrados onde será instalado o  Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia – Ceasp, às margens da Rodovia Amaral Peixoto. De acordo com um dos sócios do empreendimento, Paulo Machado (imagem), a estrutura do Ceasp vai reduzir os custos de comercialização, por conta da proximidade das regiões produtoras de hortifrutigranjeiros, além de ofertar produtos com mais qualidade.

 

 

 

BATENDO MÃOZINHA

Quem andou "batendo mãozinha" esses dias pelo bairro da Rasa - reduto de 'buzianos raiz' - foi um vereador e pré-candidato a prefeito este ano, que mora lá pelos lados de Geribá. E na Rasa, como sabemos, o time de eleitores é fechado com quem é de lá (Gladys, Leandro do Bope...). Não pense que os de fora vão chegar e conquistar... não é bem assim não. Mesmo sendo fechamento do prefeito André Granado (MDB). 

 

 

 

 

 

 

O DESEJADO

O proprietário da Folha de Búzios, Bebeto Karolla, disse que está sendo muito assediado por vários pré-candidatos a prefeito de Armação dos Búzios para compor chapa de vice-prefeito na disputa desse ano. Bebeto disse que o telefone dele não para: “Tá todo mundo me ligando”. Não quis revelar alguns desses nomes para a gente, mas disse que não está se sentindo confortável com a ideia de aceitar "porque o assunto é muito sério".

 

 

 

 

BAIXO QUÓRUM

O problema é sério, vem se arrastando há tempos, e quando há uma oportunidade de todos os envolvidos participarem, darem sugestões e fazerem pedidos, não acontece. Estamos falando da transição da bilhetagem tradicional para a eletrônica na venda dos passeios de barco, um dos pilares do turismo de Arraial do Cabo. O objetivo do bilhete eletrônico é, entre outros, ordenar e controlar a atividade, que é uma das principais rendas da cidade. Recentemente, tivemos exemplos desse "descontrole": vários barcos passando por um mesmo local, quase batendo uns nos outros, e uma outra embarcação que foi surpreendida por uma onda que por pouco não deixou turistas machucados. O Grupo de Trabalho Especial vem fazendo esse trabalho de explicar o projeto, tirar dúvidas e ouvir os pedidos dos barqueiros. Nesta segunda-feira (20), inclusive, teve mais uma reunião, aberta à população. Mas apesar da ampla divulgação por meio de ofícios para os orgãos interessados e também nas mídias sociais, o encontro teve baixo quórum. Depois vão querer reclamar... A próxima e última reunião sobre o tema será dia 27 de janeiro, às 18h, na Casa do Educador. Será a última antes da Audiência Pública, que acontece dia 31 deste mês, com local e horário a serem definidos.

 

 

 

DECRETO PELO AUTISMO

O prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, decretou (007/2020) a instituição, no município, da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O documento deverá conter a sigla CIPTEA, com objetivo de permitir a identificação das pessoas diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ainda de acordo com o decreto, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista permite prioridade em atendimentos e no acesso a serviços públicos e privados. Para acelerar o processo de conscientização do autismo na cidade estão sendo realizadas ações, como palestras informativas ministradas gratuitamente pelo Motivados pelo Autismo Macaé, o Mopam.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias