Saúde de Cabo Frio recebe vacina pentavalente

Remessa encaminhada pelo Governo do Estado começou a ser distribuída nesta segunda (20)


A saúde de Cabo Frio inicia nesta segunda (20), a distribuição da vacina pentavalente, que tem como público-alvo bebês de dois, quatro e seis meses de idade. As doses foram entregues hoje em Tamoios e na terça (21), no primeiro distrito. O imunizante protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B. O município recebeu cerca de 800 doses e a estimativa é de que nova remessa seja enviada até o fim do mês.

Desde setembro de ano passado, municípios em todo o país vêm sofrendo com a falta das doses. O abastecimento da pentavalente é de reponsabilidade do Ministério da Saúde (MS), que envia ao Governo do Estado para que este encaminhe para os municípios. As cidades, então, fazem a distribuição nos postos de saúde que possuem salas de vacina.

No entanto, segundo o MS, o desabastecimento no país foi causado porque um estoque da vacina adquirido pelo órgão federal por meio Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi reprovado em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A distribuição da pentavalente foi retomada pelo MS no dia 9 de janeiro e apesar das 1,7 milhões de doses enviadas, até então, para os estados, o número ainda é insuficiente para suprir a demanda. A vacina faz parte do calendário de rotina e, pelas regras, fica disponível o ano inteiro nas unidades de saúde do país.

 

Categorias: Cabo Frio Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias