Mobilidade Urbana de Cabo Frio esclarece sobre intervenções na Avenida Assunção

O parecer técnico sobre intervenções na Avenida Assunção foi finalizado em 14 de outubro e está disponível para a população


A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabo Frio emitiu nota para esclarecer sobre o fechamento do retorno da Avenida Assunção.

De acordo com o parecer técnico elaborado pela Secretaria, emitido em 14 de outubro de 2019, tanto as alterações já realizadas, quanto as que ainda serão feitas ao longo da via, foram propostas por cidadãos cabo-frienses.

Conforme a pasta, o retorno para o Corpo de Bombeiros, na altura da R. Nilo Peçanha,  foi solicitado pelo próprio Grupamento. Já a readequação das vagas de estacionamento na Av. Assunção, em frente ao Charitas, foi solicitada por Otávio Fernandes; e o fechamento do retorno imediatamente após a sede da Prefeitura foi solicitado pelo vereador Rafael Peçanha, em 2 de setembro de 2019. Ainda há a solicitação da criação de vagas de táxi próximo ao Canal do Itajuru, feito por Luis Claudio.

A partir destas solicitações, foi feita uma análise técnica sobre a viabilidade de um projeto de intervenção na Avenida Assunção, levando em conta as solicitações e com base nas determinações normativas legais exigidas tanto pelos órgãos nacionais responsáveis quanto pelo Plano de Mobilidade Urnaba (PlanMob). A idealização do projeto contou com a parceria da equipe de planejamento da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade.

Para a elaboração deste parecer técnico, a Mobilidade Urbana realizou diversas visitas técnicas no local para avaliar as condições de geometria e fluxo da via. Foi feita uma contagem volumétrica de veículos obtida “in loco” e também com dados do PlanMob. Observou-se um elevado fluxo de veículos na Avenida Assunção, que em dias úteis, chega a abranger 8.494 veículos de passeio em um período de 6 horas nos dois sentidos. O laudo aponta que o fechamento do retorno causará melhor fluidez dos automóveis que trafegam neste trecho da Av. Assunção, devido ao prolongamento do percurso até o retorno seguinte.

A principal intervenção do trecho em estudo é o fechamento do retorno imediatamente posterior ao prédio da Prefeitura. Esta ideia partiu da solicitação do vereador Rafael Peçanha, que descreve uma demanda dos moradores do entorno com o intuito de realizar a melhoria do trânsito e redução de risco para a travessia de pedestres na área. Ao realizar a visita técnica no local, foi constatado que no final da tarde, com o fechamento do comércio e retorno das pessoas para casa, há um grande fluxo no local, potencializado pelos veículos que saem da Travessa Mário Fisher, bem como a entrada e saída dos veículos no estacionamento existente no canteiro central.

Em agosto de 2019, foram feitos testes de fechamento do retorno e direcionamento do fluxo para o retorno seguinte, que está localizado a 128 metros a frente. Os resultados obtidos e a reação popular foram extremamente positivos, tendo em vista que a fila de veículos para a entrada no retorno foi deslocada para uma área em que a concentração de veículos é reduzida, logo proporciona segurança na travessia dos pedestres e redução significativa do trânsito.

Como alternativa a substituição desse retorno, o deslocamento passa a ser feito no retorno localizado próximo à rua Anibal Cruz nos dois sentidos, e no retorno próximo a Câmara Municipal, no sentido Passagem – Centro. A opção por otimizar esses retornos se dá pelo fato de não se localizarem próximos à ruas transversais e/ou estacionamentos que possam criar retenções. Também não há vagas de estacionamento no canteiro central e não existe confluência entre as vias, o que dá ao motorista que sai da Travessa Mario Fisher tempo suficiente para realizar a troca de faixa e utilizar o retorno com segurança.

Também foi levada em conta a necessidade de estimular a redução da velocidade dos automóveis no entorno, pois pela proximidade com a Prefeitura de Cabo Frio, pontos de ônibus e hospitais, há uma maior circulação de pedestres, por isso será instalada ainda uma faixa elevada para facilitar a travessia.

O ponto de ônibus existente no local também foi sinalizado da forma correta, visto que os ônibus acabavam parando na faixa de rolamento, o que prejudicava a fluidez do trânsito e a travessia segura de pedestres.

Além do fechamento do retorno, há outras intervenções previstas ao longo da Avenida Assunção, que podem ser consultadas pelo link. A Secretaria de Mobilidade Urbana informa ainda que todo cidadão cabo-friense pode ter acesso a este parecer e outros estudos na sede da secretaria, que fica na Rua João Pessoa, nº 516, na Vila Nova.

Categorias: Cabo Frio Trânsito

Fotos da notícia




Outras notícias