A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionfe8cc2c13e60047f7e4fe7060d0de044da60c511): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (17) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (17)

A (i)mobilidade urbana de Cabo Frio; Os atrasos salariais em Cabo Frio e Arraial; TCE aprova contas de 2018 de André Granado e Henrique Gomes; Esclarecimento em Búzios; Chumbinho reunido com empresários italianos; Iguaba ganha cinturão de esgoto e aposta nos atrativos de sua orla; Vereadora de Araruama questiona lotação de vagas de concurso; Macaé e a geração de novos postos... E muito mais!


(I)MOBILIDADE URBANA

A prefeitura fez um retorno exclusivo de emergência para os bombeiros na saída da Avenida Nilo Peçanha com Avenida Assunção. A etapa seguinte, segundo o prefeito Dr Adriano (DEM), é fechar o retorno logo após o prédio da prefeitura, inclusive as obras começaram nesta quinta (16). Não precisa ser muito inteligente, nem precisa ser engenheiro de trânsito para ter certeza que a fluidez não vai rolar naquela área. Não é possível que uma avenida do tamanho da Assunção só vá ter um retorno lá no final para quem queria voltar para o Centro. Nós temos informações fidedignas de que, ao contrário do que disseram para Adriano - que seria um planejamento de mobilidade urbana -, trata-se tão somente de uma manobra para tentar favorecer um único comércio que fica justamente na altura do outro retorno, no intuito de agitar o movimento por ali. Estamos esperando ansiosamente o retorno após a prefeitura para fazer as reportagens do longo congestionamento que vai se formar na Assunção. É ver para crer, mas que tem caroço nesse angu tem. Recebemos essa denúncia, e a mesma parece ter mais fundamento do que a explicação oficial dada, de que o plano de mobilidade urbana garante que não vai ter problema.

 

 

(I)MOBILIDADE URBANA II

Bem, a fofoca sobre o fechamento do bendito retorno após a Prefeitura é que Dr Adriano atendeu a pedido de um secretário para favorecer o comércio que tem naquele local. Contudo, hoje (17), a administração municipal enviou release de esclarecimento acerca das mudanças qie estão sendo realizadas na Avenida Assunção. No documento constam quais foram as solicitações e os respectivos autores das mesmas. No caso da saída de emergência para os Bombeiros, o pedido partiu da própria corporação. Quanto à readequação das vagas de estacionamento na via, em frente ao Charitas, a solicitação partiu de Otávio Fernandes; o solicitante do fechamento do retorno imediatamente após o paço municipal foi o vereador Rafael Peçanha.

 

 

 

PROJETO PIONEIRO

Dr. Adriano recebeu, na manhã desta sexta-feira (17), empresários italianos que têm interesse em implantar uma empresa de internet por fibra ótica no Polo de Desenvolvimento Econômico. Na ocasião, eles apresentaram o projeto pioneiro no Brasil que foi bem aceito pelo chefe do executivo. A reunião foi intermediada pelo vereador Jefferson Vidal (PSC) e acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Matheus Mônica.

 

 

 

TÁ DIFÍCIL

Está sendo difícil sobreviver nos últimos meses para quem é servidor em Cabo Frio. Janeiro então, nem se fala. Nem os constantes protestos feitos nas ruas - três em menos de uma semana - deram jeito. No caso da Educação, por exemplo: era para todos os estatutários terem recebido nesta sexta (17), já que no dia anterior entrou recurso do Fundeb para isso. E nem todos receberam, segundo disse o Sepe Lagos. A previsão é que os demais recebam quarta-feira que vem, dia 22. Antes disso, na segunda-feira (20), o Sepe fará assembleia (às 18h, na E. M. São Cristóvão) para resolver os rumos do movimento. "E organizar as próximas ações da categoria para forçar o prefeito Adriano e seus secretários cúmplices a cumprirem a lei e pagarem todos os servidores da educação que estão com salários e direitos em atraso", disparou o sindicato, em nota.

 

 

 

 

CONTAS APROVADAS

As contas de 2018 do prefeito de Búzios, André Granado (MDB), e do vice-prefeito, Henrique Gomes (PSDB), foram aprovadas TCE. Na votação, a relatora, Andrea Siqueira, enumerou 25 ressalvas, mas defendeu a aprovação do documento. Agora o documento segue para a Câmara de vereadores, onde terá que ser analisado e votado pelos parlamentares. Caso as contas sejam rejeitadas no legislativo municipal, os gestores podem ficar atér oito anos inelegíveis. Vale lembrar que as contas de 2018 estiveram sob responsabilidade do prefeito e do vice por causa das sucessivas trocas de comando no executivo, que começaram naquele mesmo ano e em 2019, após seguidas decisões judiciais de afastamento e retorno do prefeito ao cargo. André retornou à cadeira no último dia 13 de novembro, após dez afastamentos e consequentes entradas de HG. Apesar do parecer prévio favorável, a prefeitura de Armação de Búzios não alcançou equilíbrio financeiro em 2018, quando o município apresentou um déficit de R$ 37,5 milhões.

 

DEBATENDO NO FACE

Ainda de Búzios, outra novidade é que Henrique Gomes (PSDB) vai postar toda quarta-feira um vídeo novo dele falando sobre os principais problemas da cidade e o que ele tem feito em sua gestão como vice-prefeito. Uma espécie de prestação de contas com boas pitadas de farpas ao chefe do executivo. Como neste vídeo, o primeiro, postado dois dias atrás. Nele, HG fala sobre as ações de seu governo enquanto prefeito - assumiu várias vezes entre 2018 e 2019, durante afastamento de André Granado (MDB) e não poupou críticas ao mesmo. "Como vice eleito dessa cidade, todas as vezes que fui convocado pela justiça a assumir o poder executivo mostramos a capacidade de administrar essa cidade (...) A instabilidade política serviu para duas coisas: primeiro, para saber a diferença quem entra e sai. Segundo, a forma como deve ser tratada nossa população. As pessoas têm o direito de opinar. Porque aqui, hoje, se você tiver divergências no governo, começa a perseguição", disparou HG.

 

 

 

 

ESCLARECENDO

Sobre a nota da contadora que passou a perna na vereadora e pré-candidata a prefeita de Búzios, Gladys Nunes (PROS), por não ter prestado contas de campanha de Gladys à deputada estadual no prazo estipulado, e que por isso a parlamentar por pouco não perde a elegibilidade, cabe esclarecer que a tal contadora, de nome Sheila, não foi indicação do também pré-candidato Alexandre Martins (Republicanos), como afirmamos na Boca desta quinta (16). A que Alexandre contratou na época de sua campanha chama-se Leila, a qual hoje em dia nem presta mais serviços ao empresário, segundo ele informou à coluna. 

 

 

 

 

 

PAGAMENTO EM ARRAIAL

Quem também está com dificuldades em pagar o salário do servidor é o prefeito Renatinho Vianna (Republicanos). Hoje (17) ele pagou mais uma parte e continua "catando as moedas" para poder quitar. Ao mesmo tempo, garantiu que o mês que vem será menos difícil, já que a arrecadação aumenta nesse início de ano. "Como a previsão, a partir do dia 30, é bem positiva, em janeiro não teremos tanto problema assim".

 

 

 

NOVA PRAÇA

A boa notícia do Cabo é que, finalmente, a prefeitura conseguiu liberação da justiça para reformar a praça do Sindicato, próximo ao estádio e à rodoviária, que está uma "aberração", segundo o prefeito. Renatinho explicou que estava aguardando anuência da justiça para começar a mexer, já que o governo anterior pagou quase 80% da obra, que praticamente ficou estagnada desde então. O espaço está cercado há anos. "A gente absorveu a responsabilidade, solidariamente, e estávamos todo esse tempo tentando a permissão. Felizmente, a saída, segundo estudos, será demolir e fazer essa nova área de lazer, conforme abaixo-assinado e movimento feitos por moradores e comerciantes do entorno", disse Renatinho.

 

 

 

 

TECNOLOGIA ITALIANA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, recebeu nesta sexta-feira (17), em seu gabinete, empresários italianos da área de tecnologia que estão interessados em investir no país. Durante a visita, os empresários conheceram o município e se mostraram satisfeitos com o desenvolvimento e a acolhida que encontraram na cidade aldeense. Também participaram do encontro o ex-jogador do Flamengo e tetracampeão mundial, Aldair, e profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

 

 

 

CINTURÃO DE IGUABA

Prefeitos das cidades da Região dos Lagos se reuniram na manhã desta sexta-feira (17) com o secretário estadual do Ambiente, Altineu Cortes, para discutir assuntos relacionados à recuperação da Lagoa de Araruama. A reunião foi convocada pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João, que anunciou que Iguaba Grande será beneficiada com a construção de um cinturão de esgoto, obra que terá impacto direto na Laguna. Orçado em pouco mais de R$ 1 milhão, o projeto será 100% executado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, ou seja, terá custo zero para o município. O prefeito de São Pedro da Aldeia e presidente do Consórcio Lagos São João, Cláudio Chumbinho, acredita que os trâmites licitatórios estejam concluídos até o próximo mês, e que a verba já esteja liberada a partir de março. Além disso, Chumbinho também sinalizou a possibilidade de abertura de um segundo canal, além do Canal Itajuru, que é o único que faz a troca da água da lagoa com o mar. Esse segundo canal poderia ser em Praia Seca (Araruama), e estudos estão sendo feitos para analisar a viabilidade. 

 

 

SAÚDE NA PRAIA

O vice-prefeito de Iguaba, Alexandre da Farmácia (PSB), esteve nesta quinta-feira (16) acompanhando o projeto da Prefeitura, chamado "Saúde na Praia". Aliás, a orla iguabense está bastante movimentada dia e noite, com o IguaVerão, promovendo atividades esportivas e shows musicais. É uma das grandes apostas do prefeito Vantoil Martins (Cidadania), diversificar os atrativos e levantar o turismo na cidade. 

 

 

 

 

 

QUAL O CRITÉRIO?

A sempre combatente Penha Bernardes (MDB) foi para as redes sociais para, mais uma vez, questionar os atos do executivo. Fora a saga do Minha Casa Minha Vida, cuja denúncia dá conta que a prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido) teria favorecido vários "dos seus" com apartamentos - em detrimento dos que estavam na lista da Caixa -, o imbróglio da vez é a lotação dos funcionários que passaram no último concurso público. Tem gente de Praia Seca que foi lotado em São Vicente, por exemplo. "Analisei o edital com o jurídico e não tem uma norma dizendo que o concursado poderá escolher o local, mas nada impede que cobremos transparência da administração pública. Tem que haver um critério de lotação, sem isso se contribui para o favorecimento aos 'amigos' que escolhem para onde querem ir. Quem se sentir lesado deve procurar a Defensoria Pública, Ministério Público ou o sindicato dos servidores. Ou mesmo abrir processo administrativo solicitando seu remanejamento. Quem está em estágio probatório também tem esse direito", disse Penha. O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) também já moveu ação solicitando transparência na distribuição dessas vagas.

 

 

 

 

 

GERAÇÃO DE EMPREGO

Macaé continua sendo o município que mais tem gerado emprego na Região dos Lagos e Baixada Litorânea. Esta semana, o anúncio foi que o início da construção do Terminal Portuário da cidade, o Tepor, prevista para começar daqui a seis meses, deve abrir, de imediato, duas mil colocações. Em três anos, a expectativa é de chegar a sete mil vagas. E, conforme expectativa da Prefeitura, no total das obras o número sobe para 17 mil. Conforme o executivo acrescentou, o mercado será aquecido mais ainda pelas instalações de várias termelétricas, algumas com licenças ambientais já liberadas e uma em construção na RJ-168.

 

 

 

DISCURSO NAZISTA

O secretário especial da Cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim, copiou uma citação do ministro de propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels, em um pronunciamento, e o caso ganhou grande repercussão. A fala infeliz foi destaque nas redes sociais e até nos principais veículos de impresa da Europa, e tanto o nome do secretário quanto o de Goebbels foram parar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.O vídeo foi divulgado para anunciar o Prêmio Nacional das Artes, projeto no valor total de mais de R$ 20 milhões, do governo de Jair Bolsonaro. Pelo discurso, Alvim acabou afastado do cargo. No Facebook, o ex-secretário afirmou que tudo não passou "uma coincidência retórica".

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias