A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session2adc33b4eb338d207cd92e1727d2c27fb3348854): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

COLUNISTA RC24H/ RAFAEL PEÇANHA: Na rua, na chuva, na fazenda | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

COLUNISTA RC24H/ RAFAEL PEÇANHA: Na rua, na chuva, na fazenda

'O problema do pagamento do funcionário público em Cabo Frio é semelhante ao das chuvas em nossa cidade. Tratam-se de questões históricas e estruturais, que partem da irresponsabilidade do atual e dos antigos governantes'


Nesta semana tive a oportunidade, mais uma vez, de participar dos protestos dos servidores municipais nas ruas de Cabo Frio, o que faço há anos, bem antes do mandato, tendo em vista ser concursado da rede municipal de educação e há muito tempo engajado nas lutas da categoria - que também já duram muitos governos.

Aliás, o problema do pagamento do funcionário público em Cabo Frio é semelhante ao das chuvas em nossa cidade. Tratam-se de questões históricas e estruturais, que partem da irresponsabilidade do atual e dos antigos governantes, e que sempre são propositalmente "esquecidos" quando resolvidos pontualmente, voltando à tona cada vez que o caos se instala de novo.

Cabe, portanto, uma reformulação estrutural na folha de pagamento, na transparência das receitas e despesas e na captação de recursos para sanar de vez o quadro, assim como se deve fazer com as galerias, sistemas de drenagem e tubulações lotadas, que colaboram com o transtorno causado pela explosão da natureza que o humano não é capaz de conter.

Passa pela Secretaria de Fazenda - ou pelo menos deveria passar - esse novo modelo de gestão dos recursos públicos, tratando cada cidadão como um investidor, dando a cada qual seu direito e sua parcela neste grande plano de recuperação fiscal. Acredito que assim, seja na rua, na chuva ou na fazenda, estamos construindo juntos, todos, este caminho de transformação para Cabo Frio.

 

 

 

Rafael Peçanha é professor concursado das redes municipais de Cabo Frio e Macaé, historiador especialista em Sociologia Urbana pela UERJ, mestre e doutor em Antropologia pela UFF. Vereador pelo município de Cabo Frio, líder da oposição,  presidente das comissões de direitos humanos e de defesa das pessoas com deficiência, segundo colocado nas eleições suplementares para prefeito em 2018 com 14.113 votos.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias