A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessione73fe46d61b20a61e8441271cd2600e3c4ddeb36): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

VÍDEO / PERIGO NO MAR - Série de incidentes são registrados em passeios de barco em Arraial do Cabo | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

VÍDEO / PERIGO NO MAR - Série de incidentes são registrados em passeios de barco em Arraial do Cabo

Prefeito do município mandou apurar imagens que mostram embarcações quase colidindo, muita gritaria vindo dos rádios comunicadores, uma manobra equivocada que resultou em diversos passageiros derrubados por uma onda, além de uma confusão generalizada no pier de embarque


O compartilhamento de vídeos mostrando uma série de incidentes antes e durante os passeios de barco em Arraial do Cabo, gerou diversas críticas por parte da população, que questiona a postura dos prestadores de serviços e também dos órgãos que deveriam fiscalizar a atuação da categoria.

A polêmica foi tão grande que o prefeito do município, Renatinho Vianna (Republicanos), não escondeu a irritação com as imagens e exigiu uma apuração detalhada sobre os problemas mostrados, que iam desde o tráfego intenso de barcos (com muita desordem e escunas quase colidindo), e até mesmo uma briga flagrada no local de embarque.

Apesar de destacar que a Prefeitura não tem nenhuma gerência sobre o setor e que cabe à Capitania dos Portos tomar medidas cabíveis, o prefeito de Arraial afirmou que o poder público municipal irá intervir para que medidas sejam tomadas:

"Atitudes irresponsáveis como as registradas podem colocar em xeque toda imagem de uma cidade e destruir o principal produto turístico de Arraial do Cabo" - lamentou Renatinho Vianna.

Nos vídeos que viralizaram na internet, as imagens mostram barcos quase batendo um no outro, muita gritaria vindo dos rádios comunicadores, uma manobra equivocada que resultou em diversos passageiros derrubados por uma onda, além de uma confusão generalizada no pier de embarque:

 

POPULAÇÃO PREOCUPADA E DONOS DE BARCOS INDIFERENTES

As cenas que demonstraram como a falta de ordenamento e a imprudência tem causado riscos aos turistas em um dos programas mais procurados da Região dos Lagos, também gerou preocupação para moradores e visitantes de Arraial e cidades vizinhas, que fizeram diversos questionamentos quanto à segurança dos passeios de barco durante a alta temporada, período em que o ordenamento se torna mais complexo e necessário.

Com a grande quantidade de embarcações saindo do cais que fica entre as praias dos Anjos e Forno, a marina acaba ficando lotada e o tráfego em alto mar se torna completamente desorganizado.

Para dificultar ainda mais o ordenamento, alguns responsáveis pelos passeios de barco parecem indiferentes aos problemas, e acabam naturalizando os incidentes registrados como se fossem algo típico e dentro do previsto:

“Antes de mais nada, acho que cada um tem que tomar conta da sua vida. O mestre foi imprudente, fez uma manobra errada, mas é o seguinte, cada um cuida da sua vida. Todo mundo faz m****, o cara já foi demitido... Se for possível, sem comentários, valeu? Agora, se alguém tiver algum problema e quiser falar algo comigo, estarei no cais amanhã, às 8h” – declarou através de um áudio o proprietário do Betina Tour, que se identificou apenas como Fabrício.

 

MARINHA AFIRMA QUE REALIZA FISCALIZAÇÃO DIÁRIA E QUE EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS NOS INCIDENTES JÁ FORAM NOTIFICADAS

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval e da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio), esclarece que fiscaliza, diariamente, as áreas sob sua jurisdição, como as Praias do Município de Arraial do Cabo, atuando de acordo com o previsto na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lei nº 9.537/97 – LESTA) e no seu regulamento (Dec. nº 2.596/98 – RLESTA). 

No dia 12 de janeiro, data dos incidentes exibidos no vídeo da matéria, havia equipes da DelCFrio realizando Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário no município de Arraial do Cabo-RJ, por meio de embarcação e viatura, nas Praias do Pontal do Atalaia, Praia do Forno, nos Píers e no Trapiche localizados na Praia dos Anjos, além da Praia Grande e Prainha.

O proprietário da embarcação atingida por uma forte onda, como foi exibido no vídeo da matéria, já foi identificado e notificado para prestar esclarecimento sobre a ocorrência. 

A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio), mantém o monitoramento constante da situação, quanto a possíveis riscos à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica provenientes de embarcações e instaurou Inquérito Administrativo para apurar as causas e os possíveis responsáveis pelos fatos ocorridos.

A Marinha recomenda que a segurança da navegação seja primordial e que sejam respeitadas rigorosamente as normas e leis, com responsabilidade e consciência. É importante ressaltar que a responsabilidade da correta condução de cada embarcação é do seu respectivo comandante.

A MB informa que disponibiliza o número 185 para emergências marítimas, além do telefone 22-2645-5074 e o e-mail: delcfrio.ouvidoria@marinha.mil.br para o atendimento de denúncias, e incentiva todo cidadão a colaborar com a fiscalização. Ao observar uma irregularidade no mar, informe imediatamente, incluindo, se possível, o nome da embarcação e seu número de inscrição.

Categorias: Arraial do Cabo Turismo

Fotos da notícia




Outras notícias