BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (10)

Prefeito de Cabo Frio participa de reunião conjunta no Rio e o 'bicho pega' na cidade, com manifestações por causa dos atrasos salariais; Em Arraial do Cabo, prefeito luta para pagar o salário de dezembro; Sexta-feira teve posse de conselheiros tutelares em Iguaba Grande; Presidente da Câmara de Búzios deve ter alta na próxima semana; Prefeita de Araruama é destaque na imprensa nacional... E muito mais!


POSSE NO ESTADO

Enquanto o "bicho pegava" em Cabo Frio, com protesto nas ruas pelo atraso salarial, o prefeito Dr Adriano (DEM), foi para a capital, onde participou de reunião conjunta para apresentação do novo titular da secretaria estadual de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Altineu Côrtes (foto à esq.) e posse do novo subsecretário estadual de Conservação da Biodiversidade e Condições Climáticas, Antônio Marcos Barreto, prestigiado ambientalista. Na oportunidade, foram apresentadas pautas da pasta para 2020. Adriano também se encontrou com o subsecretário de Saneamento Ambiental, Marcelo Delaroli. Não só Adriano, mas outros representantes da Região dos Lagos aproveitaram a ocasião e pedir, novamente, atenção especial à lagoa de Araruama. O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flavio Moreira, e o assessor de Adriano, Clóvis Barbosa, também acompanharam o prefeito no encontro.

 

 

 

CAOS NA CIDADE

A sexta-feira (10) foi de ato público pelas ruas do centro da cidade e orla da Praia do Forte dos funcionários da Educação, que cobram o pagamento do salário de dezembro e o 13º. Um pouco antes, os manifestantes fecharam a ponte Feliciano Sodré, causando longo engarrafamento, um verdadeiro nó no trânsito. Um faixa com a frase "Adriano prefeito caloteiro" foi colocada no ponto mais alto da ponte e um tempo depois retirada pela Posturas. O vereador Rafael Peçanha (PDT) também participou da manifestação. "É vergonha atrás de vergonha, descaso atrás de descaso. Não me resta alternativa, a não ser intensificar a luta nas vias da cidade", disse. Segundo o Sepe Lagos - sindicato da categoria - "agora é manter a mobilização e garantir a presença de máximo de trabalhadores possível na próxima assembleia, dia 20 de janeiro". Quem também estava com o salário atrasado e cruzou os braços foram os funcionários da Comsercaf. Mas esses tiveram mais "sorte" e receberam o pagamento nesta sexta e voltaram aos trabalhos após as 14h.

 

 

 

DEU POSSE NO TEMPLO

Enquanto a manifestação "comia solta" nas ruas de Cabo Frio, e antes de seguir para o Rio de Janeiro, o prefeito Dr Adriano (DEM) participou de uma outra solenidade. Apesar da polêmica em torno do local da posse dos novos conselheiros tutelares de Cabo Frio, a cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) no Centro Evangelístico Internacional (CEI), em São Cristóvão. Nesta quinta (9), a Rede de Matriz Africana da Região dos Lagos publicou uma nota de repúdio onde classificou a medida como um atentado ao estado laico e aos direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros do 1º e 2º distritos, eleitos para a gestão 2020/2023, e seus suplentes foram empossados em cerimônia que contou com a presença do prefeito, Dr. Adriano (DEM), e da secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e da Mulher, Marta Bastos.

 

 

 

ATRASO EM ARRAIAL TAMBÉM

Aliás, não é só em Cabo Frio que o servidor está com o salário atrasado não. Arraial do Cabo também está passando por dificuldade em fechar o mês de dezembro do funcionalismo. O prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) "tá catando moedinha" para pagar seu pessoal. O pagamento era para ter saído até o quinto dia útil, mas ele não conseguiu. A expectativa é que com a arrecadação do IPTU ele consiga sanar os problemas até dia 30. Entretanto, o início do ano foi fraco em arrecadação, o que está dificultando o depósito do salário dos servidores.

 

 

 

CONFRATERNIZAÇÃO DAS GUERREIRAS

Ainda sobre Arraial, no próximo domingo (12) acontece a confraternização das "Guerreiras Cabistas", grupo de mulheres altamente envolvidas na política e que apoiam o prefeito Renatinho Vianna. O grupo se formou na pré-campanha a prefeito em 2016 e agora elas farão essa celebração.

 

 

 

 

 

ENCONTRO COM CONSÓRCIO

Quem também participou do encontro da Seas, no Rio, foi o secretário de Governo de São Pedro da Aldeia, Eron Bezerra. "O fortalecimento da gestão ambiental tem que ser prioridade. Essa articulação conjunta e a união entre os prefeitos e municípios com o Estado é muito importante para que todos esses projetos sejam realizados em 2020", comentou o secretário aldeense. Na oportunidade, se encontrou com o amigo Valber (PTB), prefeito de Tanguá. Aliás, Eron é cidadão tanguaense, título que recebeu no final do ano passado. O homem forte do prefeito Chumbinho (MDB) também trouxe novidade do encontro. Em conversa com o secretário estadual de Ambiente, ficou decidido que no próximo dia 17, sexta-feira que vem, Altineu Côrtes estará no município aldeense, onde fará reunião com os municípios que integram o consórcio Lagos São João. "Witzel determinou para estarmos atentos aos problemas e inteirados das situação dos municípios", disse Côrtes, no vídeo abaixo:

 

 

 

 

É FAKE

Não passa de fakenews a notícia que anda circulando na cidade de que o deputado cabo-friense Dr Serginho (PSL) não vai mais concorrer esse ano e que vai apoiar o colega - e também deputado - Subtenente Bernardo (PROS). Se não for pela 'Aliança' de Bolsonaro ou pelo PSL ele vai concorrer por outro partido. Disse que é pré-candidatíssimo. Quem deu a informação correta foi Léo Mendes - na foto com a dupla parlamentar -, que inclusive estuda vir candidato a vereador na coligação de Serginho.

 

 

 

 

 

 

PRÉ-CANDIDATO

O empresário Vitor Martins, proprietário de um grupo empresarial de oito empresas em Cabo Frio, é pré-candidato a vereador. E para alcançar o objetivo, ele tem se movimentado de maneira bastante interessante. Essa semana fechou patrocínio exclusivo com Bloco Carnagay (um dos maiores da cidade que atrai mais 20 mil pessoas). O detalhe que Vítor é hétero, muito bem casado e evangélico. Mas segundo disse, quer se eleger “para representar o povo sem olhar o que a pessoa é, mas sim, o que a pessoa tem no coração”. Com uma visão empresarial diferenciada, ele entende que apoiar o Carnaval da cidade impulsiona a economia local e ajudar um bloco que sofre discriminação é questão de estratégica. "Sou do contra mesmo. Ninguém quer ajudar? Eu ajudo. No meu coração não cabe preconceito. Aprendi na igreja que todos somos filhos de Deus. Não me importa se são LGBT's ou não. O que me importa é que fazem uma festa bonita que ajuda a valorizar o turismo. O bloco é de todos, até dos héteros, e eu não tenho preconceito com nada nessa vida", disse Vítor. Não é bobo não, hein? Olho nele...

 

 

 

TRABALHAR NA VELOCIDADE

O prefeito Vantoil Martins (Cidadania) e diversas autoridades prestigiaram nesta sexta-feira (10) a posse dos novos conselheiros tutelares de Iguaba Grande, realizada no Instituto Genária Viana. Na solenidade também estavam o vice, Alexandre da Farmácia (PSB), o secretário de Obras, Paulo Rito, a secretária de Ação Social, Cláudia Souza, os vereadores Miqueias Gomes (MDB), Zé da Água Viva (PSB), o subsecretário de Saúde, Renato Santos, e muitos outros. "Parabenizo aqueles que serão os representantes da nossa sociedade com a missão de proteger e defender os direitos das nossas crianças e adolescentes. Nossa gestão vai caminhar de braços dados e dar condição de um trabalho com eficiência. E que vocês estejam imbuídos conosco para trabalhar numa velocidade de pronta resposta para nosso povo, que espera dias melhores", disse Vantoil.

 

 

 

DE VOLTA

A presidente da Câmara de Búzios, vereadora Joice Costa (PP), internada no Rio por complicações pós-cirúrgicas e que esta semana foi para a enfermaria, teve uma evolução significativa em seu quadro de saúde e é provável que segunda-feira (13) retorne para o blaneário. Ela apresentou melhoras, inclusive já conversou com amigos por telefone, e graças a Deus está se recuperando para voltar aos trabalhos. Joice teve que voltar às pressas, no último dia 30 para a capital, numa UTI móvel, dando entrada na unidade de terapia intensiva no Hospital de Ipanema em decorrência de uma infecção adquirida na cirurgia que ela fez no começo de dezembro, na cabeça, para remoção de um tumor. A situação foi bastante grave, mas ela conseguiu obter uma bênção divina e já está se recuperando, para tranquilidade dos familiares, amigos e daqueles eleitores que admiram e respeitam Joice.

 

 

 

NA IMPRENSA NACIONAL

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (sem partido), ganhou destaque na imprensa nacional sobre a acusação de usar o cargo para favorecer a entrega de mais de 100 chaves dos apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida - o Condomínio Dolce Vitta -, no bairro Areal. A denúncia foi feita por dois vereadores: a presidente da Casa, Penha Bernardes (MDB), e Oliveira da Guarda (MDB), como já publicado aqui na Boca Miúda. O caso está tendo repercussão nacional e já foi objeto de matéria no SBT Rio da última quarta (8) e no jornal O DIA desta sexta-feira (10). O detalhe é que a prefeita continua caladinha, ainda não se manifestou.

 

 

 

PRESENÇA DE ANITTA

A abertura do Festival de Verão de Saquarema, ocorrida na noite desta quinta-feira (9), foi um sucesso. A Praça do Coração transbordou de tanta gente que foi assistir ao show da cantora Anitta, que arrasou no palco. Entre tantos fãs, moradores e turistas, a prefeita Manoela Peres (DEM) também estava lá tietando a artista. "Os eventos são grandes responsáveis pelo turismo em nossa cidade, são importantes atrativos e geram oportunidades de movimentar ainda mais a economia do município", disse.

 

 

 

CAIXA 2

A Operação Calvário, que mira em um suposto esquema de corrupção na Paraíba, abriu novas frentes de investigação na política do Rio de Janeiro e de São Paulo. Um acordo de delação cita caixa dois à campanha do governador Wilson Witzel (PSC), e propinas aos ex-deputados Cândido Vaccarezza (Avante) e Leonardo Picciani (MDB), que envolveram o lobista Jorge Luz, delator da Operação Lava Jato. A delação é de Daniel Gomes da Silva, empresário que detinha contratos na área da Saúde da Paraíba, mas também atua em outras regiões, como no Rio de Janeiro. Ele foi preso na operação em dezembro de 2018. A delação de Daniel traz conversas de WhatsApp, áudios de reuniões com o ex-governador Ricardo Coutinho, a quem atribui o papel de líder da organização criminosa instalada na administração naquele Estado. Um dos anexos se refere a suposto caixa dois de R$ 115 mil à campanha do governador Wilson Witzel. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias