A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session2abc8e24dbc6024e4c9b3aaf8049392487f8731c): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Golpe do WhatsApp clonado faz vítimas na Região dos Lagos | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Golpe do WhatsApp clonado faz vítimas na Região dos Lagos

Cibercriminosos se passam pelo usuário e pedem transferências no aplicativo


É preciso ter cuidado e atenção redobrada ao receber mensagens via WhatsApp de amigos alegando problemas financeiros e pedindo ajuda para transferências e pagamentos. Um golpe no aplicativo tem feito diversas vítimas na Região dos Lagos. O chamado "golpe do WhatsApp clonado" permite que o golpista tenha acesso aos contatos do usuário e mande mensagens pedindo dinheiro emprestado. 

Conforme a polícia, a operação de clonagem se dá pelo uso de um chip novo pelos criminosos. Eles solicitam às operadoras o resgate do número da vítima escolhida e conseguem acesso a toda a lista de contatos, que está diretamente ligada ao número do chip. A partir daí, os golpistas começam a enviar mensagens solicitando empréstimos, sejam para comprar eletrônicos, pagar dívidas, garantir entrada em imóvel, entre outras coisas.

Nas últimas semanas, diversos internautas relataram ter sido vítimas do golpe. 

"Atenção a todos amigos. Meu zap foi clonado. Estão pedindo dinheiro emprestado em meu nome. Não façam, é golpe", alerta uma usuária do aplicativo.

Já uma outra internauta, conta que um membro de um grupo do qual faz parte entrou em contato pedindo ajuda para efetuar uma transferência. Ela logo desconfiou e negou o pedido.

"Hoje recebi mensagem de uma pessoa do grupo pedindo para fazer uma transferência. Não conheço a pessoa, por isso tal pedido não faz o menor sentido. Compartilho aqui, pois podem ter clonado o celular dela".

A polícia recomenda que os depósitos e transferências nunca sejam feitos de imediato e que liguem para a pessoa que mandou a mensagem, telefonando diretamente para confirmar a veracidade da mensagem.

Além disso, perceber que o WhatsApp foi clonado não é muito difícil. Para que a linha seja transferida para o golpista, o chip fica sem sinal e, durante o uso do smartphone, o aplicativo pede que o número seja novamente verificado. Como o usuário está sem sinal, não consegue receber o SMS de verificação e fica impossível de se comunicar.

Como forma de precaução, o WhatsApp possui um recurso de verificação em duas etapas. Ativando a proteção, caso alguém ative o aplicativo em outro celular, será necessário, além do SMS de verificação, uma senha de 6 digitos cadastrada previamente.

Para habilitar a autenticação, abra o WhatsApp no celular e siga o caminho Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas.

Categorias: País

Fotos da notícia




Outras notícias