COLUNISTA RC24H/ RAFAEL PEÇANHA: Vamos às ruas!

'Em janeiro, início do pico de arrecadação municipal, de forma contraditória, é maior o número de funcionários que receberam calote do governo do que no mês anterior – o caos'


Na última quarta-feira, Cabo Frio viu mais um quinto dia útil com servidores sem salário de dezembro e décimo-terceiro. Desta vez, o estrago é ainda maior, se ampliando a cada mês. Em janeiro, início do pico de arrecadação municipal, de forma contraditória, é maior o número de funcionários que receberam calote do governo do que no mês anterior – o caos. Os companheiros da Comsercaf, Saúde, Educação, aposentados e outros já estão mobilizados e terão meu total apoio.

Com raras exceções, o poder judiciário se omite e os instrumentos de enfrentamento a esse abuso recorrente têm se esgotado e se mostrado cada vez mais ineficientes.

Eu vim dessa luta, sendo servidor concursado presente nas lutas da categoria desde sempre no nosso município, e, estando vereador, tenho buscado todas as ferramentas legislativas e jurídicas para esse combate, mas o sistema, em grande parte, bloqueia esses avanços. Nestes 3 anos de mandato, continuei me fazendo presente, na medida do possível, nas assembleias e atos dos servidores, como outra forma de enfrentamento destes males.

Nesta quinta-feira (9), o dia amanheceu em um novo capítulo dessa série de terror: várias escolas municipais anunciaram suspensão das atividades, devido ao não pagamento dos servidores da educação.

É vergonha atrás de vergonha, descaso atrás de descaso! Não me resta alternativa, a não ser seguir nesta dupla missão (ações parlamentares + mobilizações), intensificando, a partir de agora, a luta nas vias da cidade. Vim das ruas, sigo nelas e nelas lutaremos sempre. Nesta sexta-feira, dia 10, o Sepe-Lagos convoca para ato público no Largo de Santo Antônio. Eu vou. Vamos? Ou você prefere deixar tudo como está?

 

 

 

 

 

Rafael Peçanha é professor concursado das redes municipais de Cabo Frio e Macaé, historiador especialista em Sociologia Urbana pela UERJ, mestre e doutor em Antropologia pela UFF. Vereador pelo município de Cabo Frio, líder da oposição,  presidente das comissões de direitos humanos e de defesa das pessoas com deficiência, segundo colocado nas eleições suplementares para prefeito em 2018 com 14.113 votos.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias