BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (7)

Prefeito de Iguaba Grande anuncia edital de concurso para o próximo mês; Mudanças na prefeitura de Cabo Frio; Dr Adriano vai conceder títulos de propriedade em bairro cabo-friense; Pré-candidato cabista escolhe a cor política; Bola fora em Búzios; A saga do roubo das lixeiras em Araruama; Pré-matrícula normalizada em São Pedro da Aldeia... E muito mais!


CONCURSO À VISTA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), anunciou, nesta segunda-feira (6), que dentro de 30 dias será lançado o edital para concurso público da Prefeitura. O chefe do executivo iguabense, juntamente com o vice-prefeito, Alexandre da Farmácia (PSB), os secretários de Governo, Jales Lins, de Administração, José Antônio Carvalho e o procurador Peter Samerson, se reuniram com o IBDO - Instituto Brasileiro de Incentivo ao Desenvolvimento Organizacional para discutir os ajustes da publicação do edital. "Estou muito feliz. Quem quiser se tornar um funcionário público da prefeitura de Iguaba pode começar a se preparar", comentou Vantoil.

 

 

 

 

MUDANÇAS EM CABO FRIO

O superintendente de Eventos, Clóvis Barbosa, deixou o cargo nesta terça-feira (7), voltando a ser Assessor Especial do gabinete do prefeito Dr. Adriano (DEM). A mudança se deve à facilidade de acesso que Clóvis tem ao gabinete do governador Witzel, desta forma, consegue maior proximidade com governo do Estado no ano de eleição. Quanto ao novo gestor da pasta de Eventos, será o empresário Weverton de Andrade, proprietário da boate Tróia. A passagem de serviço já começou e o primeiro desafio do novo gestor será o Carnaval. Resta saber como será a postura de Weverton, afinal, o "Cotonete" (apelido de Clóvis), apesar de pouco tempo na função, sempre foi elogiado pelos produtores da cidade por ser humilde, atencioso, e principalmente, sem deslumbres com a função. Já aquele que o substitui é visto por muitos na cidade, como uma postura diametralmente oposta. Isso sem jamais ter tido a oportunidade de assumir um cargo tão importante para uma cidade como Cabo Frio. Torcemos para que o povo "queime a língua" e Weverton seja tão bacana quanto era Cotonete. Mas essa resposta, só o tempo dará. 

 

 

 

O NOVO ÉLCIO?

Aliás, a mudança na pasta teve como principal articulador, é claro, o secretário de Governo, Miguel Alencar. Diga-se de passagem, Miguel vem cumprindo um papel cada vez mais destacado no governo de Dr Adriano. Tem até quem o chame de "Élcio Azevedo de Adriano". Para quem não se lembra, Élcio Azevedo era um dos principais secretários das eras Marquinho Mendes e Alair Corrêa, um cara que entende tudo da máquina pública e era bastante articulado para fazer as coisas acontecerem dentro do governo. Sobre outras mudanças que poderiam acontecer no secretariado cabofriense dentro em breve, não é verdade. Podemos destacar que tudo não passou de fake news (ou barriga, como se diz no jargão jornalístico), que o pastor Fabrício Valadares iria assumir a Secretaria de Assistência Social. Dona Marta está em boa conta e tem todo apoio de Adriano, segundo disse Miguel.

 

 

 

TÍTULOS NO JACARÉ

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano (DEM), vai conceder título de propriedade para os moradores do bairro Jacaré. A regularização da área começou no início deste ano, depois que o chefe do executivo assinou dois decretos de desapropriação dos terrenos, que abrangem quase todo o local e parte do Parque Estadual da Costa do Sol. Ainda segundo Dr. Adriano, o objetivo é oferecer à população total prioridade para permanência na área ocupada, passando a ter acesso ao registro e documentação do imóvel. As desapropriações foram negociadas com a família proprietária dos imóveis, o que permitiu que fossem realizadas sem nenhum impacto financeiro para o governo municipal. As ações no bairro acontecerão ao longo de 2020.

 

 

 

DECEPCIONADO

O pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), em suas andanças diárias pela cidade, parou hoje na rodoviária - que inclusive foi inaugurada por ela no início da década de 1980. Disse que na época até foi criticado por colocar um serviço público numa área então desabitada. Acontece que o tempo passou, aquela área está habitada até demais e a rodoviária se tornou um equipamento parado no tempo, praticamente um dinossauro. Não acompanhou o crescimento da cidade. Estou no "Tô Aqui no Gabriel" tomando uma água para refrescar do calor e me deparo com bancos em condições deploráveis", lamentou.

 

 

 

QUEM FALA O QUE QUER...

Depois que o vereador Vanderlei Bento (PMB) resolveu criar um fundo municipal para garantia do 13º do funcionalismo público, isso virou objeto de bate-boca na rede social, conforme noticiado aqui na Boca Miúda. O parlamentar acabou se desentendendo com Olney Vianna, membro da executiva do Sindicaf, que é o sindicato dos servidores. O detalhe é que nessa contenda Vanderlei foi chamado de "hipócrita" e devolveu o ataque chamando Olney de "pelego" - uma ofensa e tanto para quem é sindicalista. Este fez diversos ataques ao vereador, mas que logo foram apagados. Entretanto, a assessoria de Vanderlei afirma ter os "prints" desses ataques. Conclusão: os ânimos se acirraram, e agora Vanderlei quer saber tudo, todos os detalhes sobre o funcionamento do Sindicaf. É que segundo o vereador, Olney garante a presença dele como membro do sindicato há mais de duas décadas e agora especula-se que Vanderlei vai pedir um levantamento geral do sindicato, ao estilo pente fino. Ou seja, quem fala o que quer escuta o que não quer. Como Olney "falou um monte", acabou cutucando a onça com vara curta. Vanderlei quer saber "tintim por tintim" sobre o sindicato.

 

 

 

ESCOLHEU O BRANCO

Depois que o deputado estadual Dr Serginho (PSL) e Walter Lúcio, o Tê, fizeram uma articulação anunciando de maneira precoce a pré-candidatura de Tê, representando os laranjas de Arraial do Cabo - importante destacar que embora Serginho seja do PSL, o laranja não é referente a Bolsonaro, mas uma tradicional cor no município cabista que representa a família Cardoso Brito - havia expectativa que Tê tentava manobrar e pegar o grupo de Andinho (inviabilizado politicamente). Só que Andinho não gostou da precipitação do primo Tê e do ex-advogado Dr Serginho, acabou que o grupo do ex-prefeito cabista tem feito reuniões com a cor laranja, anunciando seu irmão Deivinho como pré-candidato. Então, coube a Tê escolher uma cor diferente porque em Arraial do Cabo política é representada através de cores. Nesta segunda-feira (6), Tê anunciou que a cor que ele irá usar na campanha será a branca. "Eu escolhi o branco porque é símbolo da paz e reflete todos os raios luminosos proporcionando clareza total e isso é o que eu quero para o meu futuro e o futuro de Arraial (...) e eu sou aquele que sempre estarei de braços abertos para acolher todas as cores do meu povo", disse. Com essa mistura toda Tê tem que tomar cuidado para não acabar "passando em branco".

 

 

 

QUAIS SÃO AS CORES

Ainda sobre a Arraial e falando em pré-candidatura, para 2020 já estão confirmados os seguintes nomes: Renatinho Vianna, Marcelo Magno, Tê, Ton Porto, Deivinho, Henrique Melman e Vitor Lopes. É muita gente para disputar uma cadeira. Já se sabe que Dr Henrique é azul, Deivinho é laranja, Renatinho é amarelo e Tê é branco, restando saber quais serão as cores dos demais candidatos.

 

 

 

 

FALTA DE VISÃO

O atendimento ao ator Tony Ramos no hospital municipal de Búzios, na noite de segunda-feira (6) - onde ele foi diagnosticado com gastroenterite – foi um dos assuntos mais comentados no país inteiro e rendeu polêmica o dia todo no balneário. Foi a 'pauta' dos internautas nesta terça-feira (7). Principalmente porque o ator e a mulher, Lidiane, elogiaram o atendimento prestado pelos médicos. Contudo o prefeito André Granado (MDB) sequer se manifestou. Comeu mosca! Poderia ter aproveitado essa "onda" boa para promover ainda mais seu governo, até porque a melhoria na área da saúde tem sido uma de suas metas e o hospital estava sendo alvo de muitas reclamações: filas, atendimento ruim, falta de medicamentos, entre outros. Inclusive, no mês passado, o chefe do executivo de Armação dos Búzios deu uma incerta na unidade de saúde e gostou do que viu: nada de filas e atendimento normalizado. Agradeceu aos funcionários e mandou servir um belo café da manhã para a equipe. Com o atendimento a uma das maiores celebridades da teledramaturgia brasileira, faltou visão dos membros do governo. O assunto poderia ter sido mais bem explorado, afinal, eram inúmeros os comentários de cidadãos buzianos na rede social elogiando a equipe do HRP, revelando que o bom atendimento não se limita apenas aos famosos.

 

 

 

O 'ROUBO' DAS LIXEIRAS

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (sem partido), foi para o Facebook contar sobre o misterioso roubo das lixeiras da cidade. "Roubaram todas as lixeiras, da orla do centro da cidade até a Pontinha. Não sei o que se passa na cabeça de um indivíduo desse (...) não sei qual foi o intuito disso", disse Lívia. Contudo, fontes ligadas à oposição disseram que o motivo do "sumiço" das lixeiras não foi bem esse, mas sim que os equipamentos tiveram que ser retirados por determinação da justiça. Ocorre que, em maio do ano passado, a prefeita recebeu determinação judicial que retirasse a cor lilás - usada por ela na campanha de 2016 - de todos os bens públicos ou de uso do município, tais como imóveis, móveis, repartições públicas, veículos, equipamentos urbanos, instrumentos publicitários e meios de divulgação, inclusive no site oficial da prefeitura, já que configuraria "lesaão ao erário" por conta de promoção pessoal. A Lei determina a obrigatoriedade, por parte da administração pública, de manter as cores da bandeira de Araruama: vermelha, amarela, azul, cinza, preta e branca.

 

 

 

 

NORMALIZADO

Depois de muita tensão e reclamações dos pais na rede social da prefeitura de São Pedro da Aldeia, a pré-matrícula online foi normalizada na tarde de ontem. Por causa do volume de acessos, o sistema bugou pela manhã e ninguém havia conseguido fazer o cadastro. Mas conversando com o secretário de Educação, Alessandro Teixeira, ele explicou que a questão foi resolvida. Tanto é que pouco depois das 15h - que foi o horário remarcado para início da inscrição online, já tinha escola com quase todas as vagas preenchidas. O próximo passo agora é o período de efetivação das matrículas - presencialmente -, entre os dias 13 e 17 de janeiro. O não comparecimento dentro do prazo implicará na perda da vaga. Somente serão efetivadas as matrículas após análise presencial da documentação exigida.

 

 

 

PRIMEIRA DO ANO

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Pedro da Aldeia realiza nesta quarta (8), às 19h, a 193ª reunião ordinária, a primeira do ano de 2020. O encontro é aberto à população, no auditório do Cine Estação, onde vão participar o comando do 25º BPM, 125ª DP, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, além de membros convidados da sociedade civil organizada. As reuniões do Conselho acontecem toda segunda quarta-feira do mês. Nesta, a pauta do encontro inclui a apresentação de um balanço das polícias Civil e Militar, dos números de 2019, além do planejamento das operações policiais durante o carnaval. 

 

 

 

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

A Câmara Municipal de Rio das Ostras divulgou nesta terça (7) que o período de sessão extraordinária acontece entre os dias 8 e 16 de janeiro, começando às 17h30, com o propósito de debater e votar a Lei Orçamentária Anual (LOA). O motivo é que a LOA não conseguiu os sete votos necessários (de um total de 13) para que a matéria fosse aprovada dentro do prazo constitucional e foi rejeitada. A matéria voltou para o governo que a reenviou para nova votação. Sem a aprovação dessa lei, licitações de secretarias correm o risco de não acontecerem por falta de previsão orçamentária para 2020, podendo promover a interrupção de serviços públicos básicos, além de investimentos em obras.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias