BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (6)

Presidente da Câmara de Búzios continua internada no Rio; Líder da oposição em Cabo Frio entra com mais uma representação junto ao Ministério Público; TPA de Arraial em fase final; Prefeito de Iguaba participa de votação de Associação de Moradores; Lívia descansa em sítio e anuncia obras em Araruama; Sistema de pré-matrícula dá dor de cabeça em São Pedro da Aldeia... E muito mais!


NA ENFERMARIA

A saúde da presidente da Câmara de Búzios, vereadora Joice Costa (PP), ainda inspira muitos cuidados. Apesar da dificuldade em se conseguir informações concretas, fontes bem próximas da parlamentar informaram que o caso dela foi realmente muito grave. Tanto é que teve que voltar para o hospital de Ipanema, no Rio, onde fez a cirurgia no cérebro, de UTI móvel. Lá, permaneceu toda a semana ainda na Unidade de Terapia Intensiva. Mas nesta segunda-feira (6) veio uma boa notícia: Joice teve uma melhora e está na enfermaria. De qualquer forma, essa falta de informações concretas, têm gerado especulações de todos os lados, o que não é bom para ninguém, afinal, é preciso responsabilidade com a questão.

 

 

 

CACIQUE TUCANO

O vice-prefeito de Búzios, Henrique Gomes, agora faz parte da executiva estadual do PSDB. Na última sexta (3), em reunião na sede do partido no Rio, HG foi incluído e agora atua diretamente das decisões do partido, pelo menos na Região dos Lagos, e essa nova conquista fortalece cada vez mais a candidatura dele a prefeito em 2020. Quem também esteve por lá foi o prefeito de Macaé, Dr Aluízio, e o presidente do partido no Rio, Paulo Marinho. Marinho comemorou o ingresso de Henrique na Executiva do partido. "É um importante quadro e um líder experiente que soma nos novos rumos do partido no estado". 

 

 

 

MARCAÇÃO CERRADA

O vereador e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (PDT), entrou com uma representação junto ao Ministério Público, denunciando o atraso no pagamento dos servidores e no 13º da categoria. Rafael lamentou a ineficiência do Judiciário em denúncias anteriores que fez sobre o assunto, mas ressaltou algumas diferenças neste caso, como a aprovação da Câmara para que prefeito remanejasse R$ 90 milhões do orçamento para pagar servidor. O parlamentar também notificou a secretaria de Saúde, pedindo explicações sobre a licitação de R$ 52 milhões em medicamentos na antevéspera de Natal. Para Rafael, "a prefeitura já gastou milhões em medicamentos, quer gastar mais, mas ninguém vê remédio em posto ou hospital". O vereador também quer informações sobre a licitação dos parquímetros, que não consta no Portal da Transparência. É marcação cerrada.

 

 

 

FALTA POUCO

De Arraial do Cabo, o prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) informou que até o final desta semana deverá ficar pronto edital de licitação para contratação da empresa que colocará em funcionamento o sistema de cobrança da Taxa de Proteção Ambiental (TPA). A aposta é que a taxa já comece a ser cobrada a partir do próximo mês. Renatinho está bastante focado nisso. O chefe do executivo cabista acredita que a TPA trará várias soluções ao mesmo tempo em curto espaço de tempo. A primeira delas é que a TPA será um dispositivo para melhorar a questão da (i)mobilidade urbana no município. O segundo ponto trata do aumento da arrecadação, sendo que esses recursos - que serão fiscalizados pelo conselho municipal do setor - tenham destinação carimbada para ações voltadas ao Meio ambiente, como a recuperação de áreas degradadas, recolhimento de lixo e campanhas de conscientização ambiental entre outras. A terceira solução é que a TPA também vai colaborar para o controle da segurança pública. O sistema é automatizado e funciona através do Denatran, ou seja, as placas de veículos são lançadas no sistema, ficando mais fácil monitorar em caso de carro roubado, por exemplo.

MENINA DOS OLHOS

Ainda sobre o município cabista, devem começar ainda nessa semana as obras da outra parte do hospital do município, autorizadas após a inauguração do Pronto Socorro - ocorrida no último dia 30 de dezembro. Aliás, o Pronto Socorro é 'menina dos olhos' do prefeito. A reforma de outra parte do HGA só foi possível com a inauguração do PS que dará suporte para as obras de reforma do hospital possam acontecer sem prejudicar tanto a população.

 

 

 

ELEIÇÃO EM SAPEATIBA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), esteve em Sapeatiba Mirim, neste domingo (5), onde participou da votação para escolha da nova diretoria da Associação dos Moradores e Amigos de Sapeatiba Mirim. O pleito aconteceu das 8h às 13h, com três chapas disputando, saindo vencedores o presidente Fábio Júnior e o vice João Ventura. O secretário de Obras, Paulo Rito, e o vereador Miqueias Gomes (MDB) também foram até lá votar.

 

 

 

 

 

 

SAÚDE NA PRAIA

Ainda de Iguaba, o vice-prefeito Alexandre da Farmácia (PSB) foi cedinho nesta segunda-feira (6) para a orla da cidade. Afinal de contas teve início o Projeto Saúde na Praia, com aulas segunda, quarta e sexta às 7 horas, durante os meses de janeiro e fevereiro. Mas não quis botar o corpo para mexer não. Fez a foto, circulou por lá junto com o secretário de Turismo Marcelo Durão e depois foi para a Prefeitura.

 

 

 

 

NO SÍTIO

De Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido) curtiu o domingão com o maridão e ex-prefeito Chiquinho da Educação. Muito bate-papo e descontração nesse encontro bem família, no sítio de um amigo, em São Vicente. Na conversa, a chefe do executivo araruamense certamente contou do pacotão de obras que vem por aí. Em seu último ano de mandato, mas com vistas à reeleição, Lívia  não perde tempo mesmo. Ainda no fim de semana, pelo Facebook, disse vai inaugurar uma série de obras, projetos e serviços durante os meses de fevereiro - dia 6 é aniversário da cidade, 161 anos - e março. "Não marquem nada na agenda para os meses de fevereiro e março, reservem para as inaugurações que serão quase todos os dias! Estarei aguardando vocês para as diversas obras que serão entregues".

 

 

BUGOU

O assunto em São Pedro da Aldeia nesta segunda-feira (6) foi a dificuldade que os pais enfrentaram nesse primeiro dia de pré-matrícula escolar. O que era para facilitar a vida dos responsáveis virou uma tormenta, já que o sistema bugou "por causa do grande volume de acessos simultâneos", segundo informou a Prefeitura. A secretaria de Educação avisou que teve que reprogramar o início do cadastro para as 15h, já que nenhuma pré-matrícula foi realizada. A data é até 10 de janeiro.

 

 

 

REDUÇÃO DA ALÍQUOTA

Ainda não aconteceu, mas a expectativa do governador Wilson Witzel (PSC) é reduzir o quanto antes a alíquota do ICMS, especialmente, das três tarifas mais elevadas: energia, combustíveis e comunicações. Segundo o governador, a redução será resultado do novo programa de combate à sonegação neste imposto. Para compensar a perda de receita com a mudança das alíquotas, o governo aposta no aumento de arrecadação que virá com o sistema eletrônico que está sendo preparado e será implantado por volta de abril. Outro motivo para a animação do governador é que ele vai antecipar o pagamento dos salários do funcionalismo estadual para o dia 7, apesar do vencimento no 10º dia útil. Os recursos já foram transferidos pelo Tesouro Estadual aos bancos e o dinheiro entrará nas contas dos servidores nesta terça-feira (7).

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias