COLUNISTA RC24H / RAFAEL PEÇANHA: Previsões para 2020

'Esse será o ano para lidar com as novas realidades e reagir em relação a elas, especial, unindo pessoas que pensem diferente, mas que lutem pela democracia contra a barbárie'


Olá pessoal! Na minha coluna de estreia no RC24h, quero pensar com você sobre este novo ano que começa. É claro que, em toda virada anual, temos por hábito fazer promessas e fixar metas de mudanças. Mas 2020 nos traz algumas especificidades que podem nos ajudar a não ficarmos somente na intenção. 

2019 se traduziu num ano de espantamento diante de novos comportamentos sociais e políticos, que, na verdade, sempre estiveram nas mentes e nos corações dos brasileiros, mas que agora explodem de forma não mais velada. 2020 será o ano para lidar com as novas realidades e reagir em relação a elas, especialmente, unindo pessoas que pensem diferente, mas que lutem pela democracia contra a barbárie. Se o ano passado foi de confusão e projetos pessoais de enfrentamento de todo tipo de violência, 2020 me parece ser a oportunidade da unidade em favor da inteligência. 

2019 foi um ano no qual os personagens políticos foram muito julgados - e têm de ser, afinal, foram eleitos e são pagos para isso.

2020 será o ano no qual o povo é que estará na berlinda para ser julgado, afinal, as urnas dirão se a sociedade, em seus municípios, cometerá os mesmos erros do passado ou tentarão ter a coragem de apostar numa transformação responsável. 

Essas são as minhas perspectivas para 2020. E você? O que achou? Deixe seu comentário e opinião aqui no Portal, vamos conversar. Até semana que vem!

 

 

 

 

 

 

Rafael Peçanha é professor concursado das redes municipais de Cabo Frio e Macaé, historiador especialista em Sociologia Urbana pela UERJ, mestre e doutor em Antropologia pela UFF. Vereador pelo município de Cabo Frio, líder da oposição,  presidente das comissões de direitos humanos e de defesa das pessoas com deficiência, segundo colocado nas eleições suplementares para prefeito em 2018 com 14.113 votos.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias