Criação de usina para reaproveitar resíduos sólidos gera debate acalorado na Câmara de Iguaba Grande

Oposição alega que projeto irá criar um lixão no município, afirmação que foi negada com veemência pelo prefeito Vantoil Martins, que garante um plano integrado totalmente sustentável e dentro da legislação federal


A sessão da Câmara Municipal de Iguaba Grande desta terça-feira (17) foi marcada por um debate acalorado referente a criação de um sistema sustentável de gerenciamento de resíduos sólidos no município, que será implantado em local ainda não especificado. O projeto, que visa reciclar rejeitos da construção civil e galhos provenientes de podas, transformando-os em materiais que podem ser reaproveitados para diversas finalidades, foi apresentado pelo prefeito Vantoil Martins (PPS), que acabou batendo boca com vereadores de oposição após detalhar a proposta.

Assim que concluiu sua fala, o prefeito de Iguaba afirmou que sempre fez questão de ir à Câmara apresentar os projetos propostos pelo Executivo, e que desta vez não seria diferente, principalmente porque a oposição estaria espalhando a falsa informação de que o projeto da Prefeitura estaria acobertando a criação de um lixão no município:

“Esse projeto visa a criação de um Sistema Sustentável de Gestão de Resíduos Sólidos, um plano integrado de gerenciamento feito de acordo com o previsto em legislação federal. Me senti ainda mais na obrigação de vir aqui detalhar esse projeto e esclarecer possíveis dúvidas de vereadores e da audiência após tomar conhecimento de que andam espalhando, principalmente nas redes sociais, que a Prefeitura encaminhou um projeto com o intuito de criar um lixão no bairro Vila Nova. Eu não sei de onde surgiu essa fake news, não sei quem é o propagador de uma ideia tão absurda, maldosa e inoportuna com o intuito de confundiu a cabeça das pessoas. São quase 20 páginas de projeto onde tudo é detalhado minimamente, e não há nada que justifique essa interpretação descabida" – esclareceu Vantoil, complementando: 

"Jamais teríamos a pretensão de instituir um lixão em Iguaba. O que estamos criando é uma lei municipal, com base na lei federal, onde regulamentamos a destinação desses resíduos sólidos provenientes da construção civil, conhecido popularmente como cascalho, e de galhos oriundos de podas de árvores. Nosso município carece dessa legislação para garantir a destinação correta dos materiais em questão. Só com esse projeto poderemos contratar empresas habilitadas para serviços dessa natureza e adquirir todo o maquinário necessário. Inclusive, essa lei também estabelece a criação de uma comissão de fiscalização para garantir que tudo seja feito dentro das normas exigidas. Não somos inconsequentes, trabalhamos para melhorar a vida das pessoas e queremos fazer de Iguaba Grande um lugar melhor para se viver” – decretou Vantoil.

 

OPOSIÇÃO ELOGIA PROJETO, MAS NÃO ACREDITA QUE ELE SERÁ IMPLEMENTADO DA FORMA CORRETA

Os vereadores Jeffinho do Gás (PTC) e Adalberto Moreira (PP), que votaram contra a aprovação da proposta, afirmaram que, na pratica, o projeto é muito bom, mas colocaram em dúvida a execução do mesmo:

“Não assinei e nem irei assinar. Em nenhum momento eu estou criticando o projeto em si, muito pelo contrário, achei ele fantástico, de suma importância. No entanto, há um pequeno porém. Há algumas semanas, o prefeito esteve aqui e comentou que ele seria implementado no bairro vila Nova. Depois disso, recebi inúmeras ligações e fui procurado por diversos moradores do bairro que exigiam que esse projeto fosse vetado. Acredito que essa proposta exige um debate mais amplo. Sugiro que o prefeito faça uma audiência pública, se encontre com a população do Vila Nova, e coloque a questão para ser votada pelo povo. Quem garante que o local não vai virar depósito para descarte de outros tipos de lixo? Repito, acho o projeto sensacional, mas acho fundamental ouvir a população. No papel, é tudo muito lindo, mas na pratica, a gente sabe que não é assim que funciona. Deixo claro que não sou contra o projeto, mas sim contra o local onde ele está sendo especulado” – declarou Jeffinho do Gás.

Após a fala do vereador, Vantoil rebateu as afirmações garantindo que está disposto não só a abrir uma audiência pública, como também a criar uma concorrência para ver qual localidade quer ser beneficiada com a implantação dessa fábrica que irá produzir artefatos reciclados.

“Não entendo o senhor afirmar que o projeto é sensacional, votar contra, e se colocar como se estivesse defendendo o povo do bairro Vila Nova. Estou aqui justamente para esclarecer o quanto a implantação desse projeto irá trazer inúmeros benefícios para a população de Iguaba como um todo, principalmente para o local onde ele for estabelecido” – declarou o prefeito.

Na sequência, o vereador Adalberto Moreira também criticou o projeto usando como base o mesmo critério de Jeffinho, que é o possível local onde ele será implementado:

“Na teoria o projeto é excelente, mas na pratica a gente sabe que o lixo não vai ser devidamente separado e o local vai acabar virando um aterro sanitário. Certamente esse local também irá gerar problemas como barulho e poeira, e ninguém quer isso. Sugiro ao prefeito retirar o projeto de pauta, ver um local que seja totalmente oportuno, e aí sim levar adiante. Para isso, é preciso chamar a comunidade, conversar, fazer uma audiência, não é chegar aqui, aprovar o projeto e ponto final” – opinou Adalberto.

Após a declaração, Vantoil voltou a reafirmar o compromisso em cumprir rigidamente todos os critérios exigidos por lei federal, garantindo a devida separação e destinação do material que pode ser reaproveitado, com rígida fiscalização e em local adequado e certificado pelo Inea e todos os demais órgãos competentes.

Categorias: Iguaba Grande Política

Fotos da notícia




Outras notícias