BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (12)

Rafael Peçanha prega unidade para 2020 durante coletiva em Cabo Frio; Arraial do Cabo tem pré-candidata para 2020; Câmara de São Pedro teve sessão extra nesta quinta (12); Lixo vira jardim em Iguaba Grande; 'Super' secretário faz visita técnica na orla de Araruama; PSOL tem eleição para novo diretório em Búzios; TCE aprova contas da prefeita de Saquarema... E muito mais!


UNIDADE É O LEMA

Nesta quinta-feira (12), o pré-candidato a prefeito de Cabo Frio Rafael Peçanha (PDT) lançou seus planos para 2020, durante coletiva de imprensa no clube Tamoyo e de cara anunciou as alianças partidárias. Vai trabalhar com Rede, Cidadania, PODEMOS e PV, sendo esse último o partido ao qual se filiará em breve (o prazo é 3 de abril). Com o slogan "Superar para unir, unir para transformar", Rafael disse que a unidade é a saída para tirar a cidade do caos. Afirmou que sua vontade de ser prefeito cresceu ainda mais após a eleição suplementar ano passado (quando recebeu mais de 14 mil votos), como também aumentou sua decepção com governos anteriores e o atual. "Não foi por livre escolha pessoal, até porque seria mais fácil concorrer à vereança novamente. E mais, que não vê a concorrência com Dr Adriano (DEM) como uma ameaça. "Acho muito difícil ele empreender uma candidatura viável mediante o péssimo governo que mostra. "O que precisamos é evitar um mal maior, de pessoas despreparadas e extremistas que possam tomar conta de Cabo Frio. Ao mesmo tempo, abrir diálogo com os que pensam diferente", disse.

 

 

ARCO DE ALIANÇAS

Acima de tudo, a análise que se faz dessa coletiva é que Rafael Peçanha quer mostrar seu tamanho e seu grupo. Veio com um slogan enorme, que mais parece um versículo bíblico, com o objetivo de formar um arco de alianças - com esquerda, centro-esquerda e centro-direita para evitar a vitória de candidatos de extrema direita. Quis exibir para a classe política e para a opinião pública as pessoas que nesse primeiro momento, com um ano de antecedência, já estão caminhando com ele nesse projeto para 2020. Se a gente comparar com a outra coletiva do PDT de José Bonifácio, ocorrida no início do mês, a de Rafael mostrou muito mais força, sem dúvida. Importante considerar que nessa tinha muito mais pedetista. Em cima dessa perspectiva de união proposta por Rafael, importante analisar que se houver interesse real em derrotar a extrema direita ou um candidato que já ocupou o posto em governos anteriores, é necessário que esses nomes mais progressistas e candidaturas alternativas se unam em torno de Rafael. Foi isso que ele quis mostrar. Hoje ele se credencia como o nome capaz de reunir essas lideranças que estão dispersas, em torno do nome dele. Inclusive deixou porta aberta para fazer composição com o próprio PDT.

 

 

 

 

PRÉ-CONCORRENTES PRESENTES

Mas a coletiva teve outro ponto alto, com a presença de duas pessoas que deram o que falar: a dos colegas de parlamento Aquiles Barreto, pré-candidato a prefeito, e Letícia Jotta, também pré-candidata a prefeita. Letícia é PSC mas está de malas prontas para o PP, enquanto Aquiles, do Solidariedade, é o queridinho de alguns segmentos da esquerda, como por exemplo o PT. Se olharmos e pensarmos que esses dois pré-candidatos estavam lá dentro da coletiva, significa que o extenso slogan já começou a operar com efeito. Ambos são duas importantes lideranças que, seguramente, se reelegeriam como vereadores e, ao que tudo indica, não vão caminhar com Marquinho Mendes (MDB) em 2020. O certo é que Marquinho perdeu o sobrinho (que é um exímio articulador político) e Beyoncé da Restinga (outra danada na articulação). Se esses dois que foram combatentes de primeira linha de MM já pularam fora do projeto dele, o que poderá acontecer com outros vereadores?

 

 

 

PREMIADOS NA OBMEP

Ainda em Cabo Frio, o prefeito Dr. Adriano (DEM) e a secretária de Educação, Márcia Almeida, saudaram nesta quarta (11), os 16 estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Nesta edição de 2019, dois alunos da rede municipal conquistaram, respectivamente, as medalhas de prata e bronze, Natan Silveira Silva e João Felipe Sophia da Costa Neves, da Escola Municipal Prof.ª Márcia Francesconi Pereira. A cerimônia de premiação ocorreu no auditório da Prefeitura, e também, contou com a presença dos pais dos alunos e as equipes diretivas das escolas municipais. Houve distribuição de brindes para os alunos premiados.

 

 

 

TURISMO 2020

A prefeitura de Cabo Frio lançou o plano estratégico de Turismo para 2020 nesta quinta (12). O secretário de Turismo, Paulo Cotias, fez um balanço desse ano e apresentou o calendário do ano que vem. Na ocasião, a equipe de Turismo e Eventos fez o lançamento da marca do setor para atrair visitantes e também divulgar a programação de fim de ano para o Réveillon. A nova marca, inclusive, surpreendeu e agradou bastante o símbolo do sol junto ao nome da cidade. Mas o que todos querem saber ainda não foi divulgado. O superintendente de Eventos, Clóvis Barbosa, afirmou que faltam alguns ajustes para confirmar a atração do dia da virada (31/12) na Praia do Forte.

 

 

 

PRÉ-CANDIDATA EM ARRAIAL

Voltando ao assunto eleições 2020, fontes fidedignas contaram à coluna que o ex-prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho (MDB), inelegível por ter tido as contas reprovadas pelo TCE, reconheceu que não tem como concorrer ao pleito municipal ano que vem. E que por isso vai apostar suas fichas na esposa, Rosana Brito, que deverá sair como candidata a prefeita. O papo é que ele não quer ficar de fora da política e vai usar do velho modus operandi de políticos da Região dos Lagos. A exemplo do que também deve acontecer por Cabo Frio, em relação a Marquinho Mendes e a esposa Kamilla Mendes (PSDB); e do que acontece em Araruama com Lívia Belo e Chiquinho da Educação, e em Saquarema com Peres, que lançou Manoela, hoje prefeita e que vai disputar uma reeleição. Se a justiça eleitoral não se blindar quanto a isso, vai virar moda.

 

 

 

LDO E FOGOS

Hoje teve sessão ordinária e extraordinária em São Pedro da Aldeia, numa quinta-feira (12) de clima um tanto tenso na Casa. Isso porque algumas matérias deram o que falar, principalmente as referentes ao pedido de exceção do prefeito para queima de fogos no dia 31 de dezembro. É que uma lei recém sancionada por Cláudio Chumbinho (MDB) proíbe show pirotécnico barulhento no município. Mas a exceção foi aprovada, para tristeza da autora, a vereadora Bia de Guga (PTB) que, claro, votou contra. Outro ponto alto foi a LDO - que precede a Lei Orçamentária Anual, estimada em R$ 352 milhões incluído o empréstimo de R$ 30 milhões que o prefeito quer contrair junto à Caixa Econômica mas que ainda não foi votado. Outros assuntos como alterações no orcamento plurianual e metas e diretrizes para 2020 também entraram na pauta.

 

 

 

E O LIXO VIROU JARDIM

Nesta quinta-feira (12), o prefeito de Iguaba Grande Vantoil Martins (Cidadania), viu de perto como atitudes simples ajudam manter a cidade em ordem. Acompanhou o trabalho numa esquina onde só havia entulho e lixo. Muita sujeira mesmo. "Essa é uma maneira de mostrar à população que uma cidade limpa não é a que mais se varre, mas sim a que menos se suja". Lembrando que basta colocar o lixo na calçada nos dias indicados pela prefeitura (tem calendário no site). Em caso de poda de árvore ou restos de material de construção, é só avisar à ouvidoria que o serviços públicos agenda a retirada dos resíduos.

 

 


'SUPER' EM AÇÃO

A quarta-feira (11) foi dia de visita técnica na orla de Araruama, que vai sediar a 1ª etapa do Campeonato Carioca de Frescobol 2020, nos dias 8 e 9 de fevereiro, a partir das 8h, em frente à Praça Antônio Raposo. O 'super' secretário da prefeita Lívia de Chiquinho, Anderson Moura (Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer) teve a colaboração dos craques Rogério, que é coordenador do Frescobol na cidade; Carlos Eduardo (Kaká), representante da Federação de Frescobol do Rio de Janeiro (Feferj) e Célio Dias, que é diretor de Eventos Esportivos no município.

 

 

 

FILIAÇÃO EM BÚZIOS

Está marcada para a próxima segunda-feira (16), na Câmara de Vereadores, a eleição do novo diretório do PSOL Búzios para o biênio 2020/2021. Os 54 filiados e mais sete militantes de outros municípios terão direito a votar e serem votados. A atividade é aberta à toda população. O processo terá início às 18h com o credenciamento dos filiados. As chapas poderão ser formadas após esse credenciamento, que encerra às 19h. Em seguida, terão dez minutos para defender suas propostas. A votação ocorrerá de forma aberta e o resultado será imediato. A Câmara fica na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 5.400.

 

 

 

PARECER FAVORÁVEL

O TCE deu parecer favorável às contas da prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM), relativas ao exercício de 2018. O Tribunal analisou os gastos da Prefeitura, além de investimentos em saúde, educação, verbas dos royalties, dentre outros. De acordo com o relatório do Tribunal, todos os investimentos ultrapassaram os mínimos exigidos pela legislação. "Isso mostra o comprometimento da nossa gestão com a transparência, honestidade e o bom uso do dinheiro público, fazendo os devidos investimentos na cidade", afirmou a prefeita. O próximo passo é o julgamento pela Câmara de Vereadores. Mas diante da aprovação do TCE, qual vereador terá coragem de ser contra? 

 

 

 

 

MUDANÇAS NO IPTU

Após entendimento entre os vereadores, a Câmara de Macaé aprovou, nesta quarta-feira (11), dois projetos de lei para atualizar a planta genérica do município e o cálculo do valor venal dos imóveis. De acordo com a base do governo, as propostas do Executivo podem gerar uma redução média de até 12% no valor do IPTU a partir de 2021. O morador não sentirá logo os efeitos das mudanças devido ao prazo legal do princípio da noventena, que tem como base a Constituição. Ou seja, as leis que resultam na tributação precisam cumprir um prazo de 90 dias para que possam ser executadas. E esse prazo ainda não terá se esgotado em janeiro, quando terá início a cobrança do IPTU de 2020.

 

 

 

LOA 2020

A Comissão de Orçamento da Alerj aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (12), parecer favorável a 98,08% das emendas elaboradas pelos deputados ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. Com as modificações, a previsão é que o governo do Estado tenha no próximo ano um déficit de R$ 10,6 billhões, com uma receita corrente líquida de R$ 72,6 bilhões e despesas de R$ 83,2 bilhões. A votação definitiva do projeto em plenário está prevista para acontecer na próxima semana. A mesma Comissão também aprovou por unanimidade o parecer favorável a 38,7% das emendas apresentadas pelos deputados ao Plano Plurianual de 2020-23. A proposta define as metas e diretrizes orçamentárias que vão orientar o estado nos próximos quatro anos. Ao todo, 176 emendas ao texto original foram aproveitadas, seja na integralidade ou por subemenda, outras 278 emendas foram rejeitas ou prejudicadas. As duas propostas ainda precisam ser votadas em definitivo pelo plenário. A previsão é que as votações aconteçam na próxima semana.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias