COLUNISTA RC24H / AQUILES BARRETO: Saúde sucateada

"Todo fim de ano é comum que as pessoas façam planos para o próximo ano, criem expectativas, renovem as esperanças sobre vários aspectos da vida pessoal e profissional. E em Cabo Frio isso não é diferente. No entanto, com todos os acontecimentos que temos visto, fica até difícil saber o que esperar de 2020"


Faltam apenas três semanas para a chegada de 2020. E todo fim de ano é comum que as pessoas façam planos para o próximo ano, criem expectativas, renovem as esperanças sobre vários aspectos da vida pessoal e profissional. E em Cabo Frio isso não é diferente. No entanto, com todos os acontecimentos que temos visto, fica até difícil saber o que esperar de 2020: UPA de Tamoios sendo fechada para reforma justo no momento em que a demanda é maior por conta do verão; mais de 200 médicos sendo demitidos (também às vésperas do verão) porque acumulavam mais cargos do que deveriam; teto de escola desabando; alunos sem saber onde vão estudar em 2020 porque o governo decidiu acabar com o Ensino Médio na rede municipal; incertezas com relação ao fechamento do ano letivo de 2019; salários atrasados, e como se não bastassem tantos problemas, esta semana o Hospital de Tamoios suspendeu o atendimento alegando ter recebido determinação do Cremerj, obrigando pacientes a procuraram atendimento em Rio das Ostras, que fica a 13 Km de distância. O Cremerj, por sua vez, teria negado qualquer determinação para fechar a unidade. 

Mais uma vez, o que se vê é falta de organização, de planejamento, de compromisso com a população, algo que estamos denunciando há muito tempo, e que agora ganhou apoio inclusive da OAB Cabo Frio, que esta semana promoveu uma reunião com participação do Ministério Público e outras entidades. Na ocasião, o órgão confirmou algo que todos nós já percebemos: o sucateamento rede pública de saúde na cidade em detrimento do fortalecimento da rede privada, o que tem causado sérios problemas como demora no atendimento e falta de médicos.

Outro exemplo disso foi constatado, nesta terça-feira (10), no Hospital do Jardim Esperança: vários pacientes reclamando da demora no atendimento e da falta de exames. Uma mãe contou que a filha estava com febre há três dias, e em nenhum momento os médicos do Hospital do Jardim pediram exames para a criança: apenas aplicavam injeção de Dipirona. Preocupada, ela levou a menina na UPA de São Pedro da Aldeia, onde um raio-x confirmou que a criança estava com pneumonia. Um caso grave de omissão que, por sorte, não terminou em mais uma tragédia.

Ou seja, sem planejamento, sem compromisso com a população, de nada adianta a possibilidade de termos um aumento no orçamento para a saúde em 2020. Mesmo assim vamos continuar fazendo nossa parte. Para o orçamento do ano que vem, por exemplo, cada vereador tem um valor específico para destinar a algumas pastas. Do valor que me cabe, 50% estou destinando exclusivamente para a saúde. Esperamos, agora, que o prefeito também faça a parte que lhe cabe, e comece, de fato, a governar a cidade.

 

 

 

*Aquiles Barreto é vereador em segundo mandato (2013 a 2016 / 2017 a 2020), ex-presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio (2017/2018) e ex-prefeito interino do município (maio a julho de 2018). É formado em Administração pela Universidade Estácio de Sá, e em Comércio Exterior pela UFRJ.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias