BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (10)

Cabo Frio participa de premiação do 'Cidades Empreendedoras' do Sebrae; #15MinutosNoRC traz Miguel Alencar; Briga virtual inoportuna em Búzios; Iguaba Grande terá escola militar; Câmara iguabense começa votar contas de ex-prefeita; Vice de Araruama manifesta repúdio a delator; Os 'sem asfalto' de São Pedro da Aldeia... e muito mais!


SÉTIMA COLOCAÇÃO

Aconteceu nesta terça-feira (10) a cerimônia do Prêmio Cidades Empreendedoras e Cabo Frio participou da edição deste ano, de forma inédita, e faturou o sétimo lugar na colocação. O evento aconteceu no Centro de Convenções Sul América Seguros, na capital do Rio. O prefeito comentou pelo telefone, enquanto voltava, o orgulho da conquista: “Entendemos que a importância de participar deste tipo de evento é melhorar o ambiente de negócios para as pequenas e microempresas de Cabo Frio e, porque não dizer da região. Outrossim, nos permite aparecer no cenário empresarial do Estado do Rio de Janeiro”, disse ele. Adriano levou na comitiva o procurador Geral, Dr. Bruno Araguti; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Matheus Mônica; o subsecretário de Fazenda, Paulo César; a secretária de Educação Márcia Almeida, além da coordenadora do Sebrae Cabo Frio, Ana Claudia.

 

 

 

PASSANDO O ROLO COMPRESSOR

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (DEM), passou com o rolo compressor, literalmente, no fim de semana, pelas ruas do Peró, tão esburacadas e largadas há tanto tempo. Em tempo, para quem acha que essa obra foi graças aos "checões" distribuídos pelo governador Witzel, ledo engano. O dinheiro é de recurso próprio da Prefeitura mesmo, porque sobre o material do DER ainda não há notícia. O governador já está sendo chamado de velhaco aqui na Região dos Lagos.

 

 

 

#15MINUTOSNORC

O servidor da Prefeitura de Cabo Frio vai ter que penar mais um pouco com os constantes atrasos salariais. Pelo menos até fevereiro. Segundo o secretário de Governo, Miguel Alencar, o município só vai conseguir começar a normalizar os pagamentos a partir de fevereiro, época de maior arrecadação de tributos. Sobre o réveillon, a única certeza é que haverá fogos na Praia do Forte. Miguel foi o entrevistado do #15MinutosNoRC nesta terça-feira (10). Ele é titular da pasta desde março deste ano, quando se licenciou da Câmara para compor o governo de Dr Adriano (DEM). Mas disse que é pré-candidato à vereança novamente ano que vem. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

 

 

EMENDAS IMPOSITIVAS

Logo após a entrevista ao Portal RC24h, dada em seu gabinete, o secretário Miguel Alencar recebeu o colega e vereador Vinícius Corrêa (PP), líder do governo na Câmara. Na pauta, as demandas dos vereadores para as emendas impositivas ao orçamento de 2020 e outras. Nem todos conseguiram fazer estas emendas específicas, mas os que mais se destacaram foram Luis Geraldo (Republicanos), que é presidente da Casa, pedindo a criação de um Centro de Especialidade Odontológica infantil; Aquiles Barreto (SD), com emendas destinadas ao Mercado Sebastião Lan e Hospital da Mulher; Letícia Jotta (PSC) para um Centro de Reabilitação em Tamoios e o próprio Vinícius, que destina uma ambulância para a comunidade de Maria Joaquina. Ao todo, 31 emendas foram elaboradas.

 

 

 

DERAM BOLO

Frustração. Esse é o sentimento dos moradores do Morubá, comunidade do bairro Braga, em Cabo Frio. É que estava programada para esta terça (10) de manhã a visita dos mesmos, a exemplo do que foi feito no Manoel Corrêa recentemente. A população diz que se sente abandonada por lá e queria uma atenção especial para poder fazer seus pedidos e reclamações, principalmente no que diz respeito à violência policial. Segundo representantes da comunidade, só apareceram alguns representantes dos vereadores Rafael Peçanha, Jefferson Vidal e Letícia Jotta.

 

 

 

 

 

 

INOPORTUNA

Ainda sobre a briga virtual das vereadoras de Búzios Gladys Nunes (PROS) e Joice Costa (PP) - destaque na coluna de ontem, Gladys bem que poderia ter esperado mais uns dias para detonar a colega parlamentar. Já era sabido que Joice estava de licença por uns dias para tratar da saúde, mas o que a coluna não sabia era da seriedade do problema. Médicos detectaram um tumor (benigno) no cérebro da vereadora, que passou por uma cirurgia nesta terça (10), num hospital de Ipanema, na capital. Acontece que Gladys sabia disso. Briga um tanto inoportuna. Faltou empatia né vereadora? O resultado disso é que agora o comentário no balneário é que Joice subiu no gosto do público.

 

 

 

 

'MINHA FUTURA PREFEITA!'

Essa foi a frase dita pelo governador Wilson Witzel (PSC), a plenos pulmões, no microfone, ao avistar a vereadora Gladys Nunes (PROS) no evento em Búzios, semana passada, durante agenda cumprida pelo governador na Região dos Lagos. Como escrito na foto, uma imagem vale mais que mil palavras. Enquanto uns ficam com pires na mão, Gladys, ao que parece, já está em alta conta com o chefe do executivo estadual.

 

 

 

 

 

 

ESCOLA MILITAR DE IGUABA

Vem novidade para a área de educação de Iguaba Grande. Está prevista para abril de 2020 a inauguração de uma escola militar no município, fruto de várias reuniões e incansáveis articulações do executivo iguabense junto ao governo estadual. Nesta terça-feira (10), o prefeito Vantoil Martins (Cidadania), acompanhado do vice, Alexandre da Farmácia, estiveram no Rio, onde se reuniram com o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, e o subsecretário Bernardo. Na ocasião, foi firmada a parceria que vai permitir a construção da escola. O local onde será erguida a instituição ainda não foi divulgado.

 

 

 

CONTAS DA EX-PREFEITA

As contas da ex-prefeita de Iguaba, Grasiella Magalhães, referente aos exercícios de 2013, 2016 e 2017, começaram a ser votadas na noite desta terça (10), na Câmara. A de 2013 foi reprovada pelo TCE, ao contrário das outras duas, que receberam parecer favorável do Tribunal. Para aprovar a de 2013, Grasiella prefeita precisaria de oito votos. As outras, de seis. Até o fechamento da coluna a sessão ainda acontecia. Vale ressaltar que a votação acontece em duas sessões, quinta-feira (12) tem mais.

 

 

 

PROMULGADO BILHETE ELETRÔNICO

O presidente da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, Thiago Felix (PSC) publicou nesta terça-feira (10), a promulgação da revogação da Lei nº 2.223/2019 referente ao sistema de bilhetagem eletrônica para os passeios náuticos. A Lei foi discutida em sessão na plenária do último dia 31 de outubro, e devido às controvérsias da redação, os veadores atenderam à solicitação dos barqueiros e profissionais do turismo náutico e encaminharam o projeto para revisão do Executivo. Como o prefeito Renatinho não se posicionou dentro do prazo regimental de 15 dias (para sanção ou veto da Lei), a Câmara decidiu publicar oficialmente a revogação da medida.

 

 

 

PESQUISAS VOADORAS

A essa altura do campeonato, as pesquisas estão voando por todas as cidades. Os institutos da região não param de trabalhar. E no final de novembro, um conhecido instituto esteve fazendo sondagens em Arraial do Cabo. A pesquisa foi amplamente divulgada pela oposição, logicamente por mostrar um dos candidatos deles muito bem posicionado. Conversando com responsável, descobrimos que as coisas não são como dizem. O estatístico acabou revelando que os dados foram vazados de forma estratégica, escondendo o real líder da pesquisa, forçando a barra para um determinado candidato. E para piorar, na estimulada, dois nomes importantes (Andinho e Mellman) foram deixados de fora. Com isso, um determinado nome ficou naturalmente inflado. Já do lado do governo, o vazamento dessa pesquisa parece que não assustou. Disseram que esse mesmo instituto errou (e muito) na eleição suplementar de Cabo Frio, por isso, os números apresentados não chegaram a causar preocupações.

 

 

 

OS "SEM ASFALTO"

Tudo indica que o povo vai continuar sem asfalto em São Pedro da Aldeia. Não adiantou o governo municipal arrumar parte fiscal e viabilizar um empréstimo na Caixa Econômica Federal, com juros modestos, que os vereadores não estão com mesmo empenho. Em véspera de eleição é assim. Ainda mais que dois dos seis pré-candidatos a prefeito de São Pedro, são vereadores e não querem votar o projeto de jeito nenhum. Para eles (oficialmente) o prefeito Chumbinho pode tirar vantagens e eleger o sucessor. Já o governo se defende alegando que a oportunidade é única (devido as baixas taxas de juros) e que o dinheiro vai direto para as contas das empreiteiras, portanto, não tem como haver desvios ou mutretas. E agora? Com prazos se esgotando, sonho de ver ruas da cidade pavimentadas parece que vai desfalecer por causa de birra política.

 

 

 

MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO

O vice-prefeito de Araruama, Marcelo Amaral (PSD), emitiu nota de esclarecimento sobre a matéria divulgada pela revista Época, em que seu nome é citado na delação feita pelo ex-presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira. Disse que seu nome foi equivocadamente incluído na delação, que não foi beneficiado por caixa 2 e sequer conhece o delator. "Hoje fui surpreendido com a divulgação de uma matéria em que meu nome é equivocadamente incluído numa suposta relação de candidatos que teriam sido beneficiados por doações irregulares de campanha. Devo registrar que não conheço esse senhor! Jamais tive qualquer contato com ele, com a Fetranspor ou a Rio Ônibus. Nessa época, fui candidato a deputado federal, prestei devidamente minhas contas, que foram aprovadas sem nenhuma ressalva pela Justiça Eleitoral, onde todas as doações foram regularmente declaradas. Portanto, quero deixar aqui minha expressa manifestação de repúdio a essa matéria, por ser absolutamente sem qualqquer sentido. Estarei tomando todas as medidas cabíveis para que a verdade prevaleça".

 

 

 

PLANO VERÃO DA PROLAGOS

As ações desenvolvidas pela Prolagos para minimizar os impactos provocados pelo elevado consumo de água tratada durante a alta temporada foram apresentadas ao promotor Vinícius Lameira, na sede da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, na tarde desta terça (10). A gerente do setor jurídico, Niela Morato Dutra Cançado, e o gerente Operações, José Vicente Marino, detalharam o Plano Verão, elaborado em parceria com os municípios da área de concessão e protocolado na Agenersa. Entre os destaques está a instalação de 21 novas estações de bombeamento nos cinco municípios da área de concessão. As unidades aumentarão a pressão na rede de distribuição, beneficiando o abastecimento em áreas elevadas. Representantes da Enel também participaram do encontro.

 

 

 

UNACON APROVADA

Após cinco horas de debate, os vereadores de Macaé aprovaram o projeto de Lei 24/2019, que autoriza o Executivo a criar uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no município. O motivo de tamanha discussão foi a indicação explícita do Instituto de Medicina Nuclear e Endrocrinologia Ltda., vinculado ao Hospital Dr. Beda, de Campos dos Goytacazes, como fornecedor dos serviços de oncologia, tais como atendimento clínico, hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, entre outros. Ao todo, foram apresentadas oito emendas ao projeto. Três delas acabaram sendo retiradas pelos seus autores, por terem ficado sem objeto ou terem sido contempladas pelas emendas de outros parlamentares. Outras três, propostas por Maxwell Vaz (SD), foram rejeitadas pela maioria em plenário. Ao final da discussão, o PL já emendado (com as alterações aprovadas incluídas) foi aprovado com oito votos favoráveis e nove abstenções. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias