Tamoios, distrito de Cabo Frio, recebe Vila Encantada de Natal

Atividades da caravana itinerante acontecem das 9h às 21h


A Praça de Unamar, em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, recebe nesta sexta-feira (13), a terceira edição da Vila Encantada de Natal. As ações acontecem das 9h às 21h com oficinas de enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis, oficinas de canto e coral, espetáculo teatral e cinema.

De acordo com os organizadores, a oficina de canto e coral será ministrada por professoras da Escola de Música da Rocinha, e como ponto alto da atividade, os participantes serão convidados a subir ao palco no início da noite para um breve recital de Natal.

“Todo o plano pedagógico para construção das atividades da Vila Encantada de Natal, desde o planejamento ate? a execução, se baseia em quatro pilares: arte e cultura, sustentabilidade, educação ambiental e acessibilidade. Materializamos isso através de conteúdos que contribuam para a realização de um evento inspirador, socialmente justo e ecologicamente correto”, destaca Priscylla Mesquita, diretora geral do evento.

Em 2018, a oficina de enfeites natalinos recolheu meia tonelada de garrafas pet por meio do grupo Reciclação, do Morro dos Prazeres, no Rio, e que ministra as oficinas. Ainda segundo a organização, para participar das oficinas de Natal, que são gratuitas, é preciso chegar cedo para garantir a vaga.

A Vila Encantada de Natal é um evento itinerante que percorre várias cidades do estado e promove diversas atividades com intuito de compartilhar arte, cultura e tecnologia. Além das oficinas, haverá também um globo de neve gigante; a exibição do filme “Olaf – em uma aventura congelante” (curta-metragem da Disney) e a encenação do espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”, com os personagens de Papai Noel (Beto Vandesteen); Árvore de Natal (Paula Frascari); Duende (Luis Fernando Bruno); Estrela (Nady Oliveira); Boneco de Neve (Luiz Borges).

O espetáculo conta com efeitos especiais que vão surpreender o público e cenário produzido com animações interativas, transformando a carreta palco em um grande acontecimento nas localidades onde se instala. O filme Olaf e o espetáculo teatral Vila Encantada de Natal contarão com tradução em libras e audiodescrição.

“Esse ano levaremos arte e cultura de forma ainda mais acessível. Sabemos da nossa responsabilidade em criar condições para que todos os públicos possam ter acesso a? experiência de celebração de uma tradição universal que evoca valores de fraternidade, solidariedade e paz entre os povos, como o Natal. Por isso fazemos questão que o evento ocorra em praças pu?blicas e que toda a sua programação seja gratuita, favorecendo o acesso a? todos os grupos e classes sociais”, afirmou Priscylla.

O evento é promovido pelo governo estadual por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em parceria com a Enel e com apoio da Prefeitura de Cabo Frio.

Sinopse da caravana “Vila Encantada de Natal”
Nesta quinta edição, a caravana itinerante apresenta programação lúdica e afetuosa ao ar livre que resgata a magia dos festejos natalinos com espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que ilumina” e a exibição do filme em curta-metragem “Olaf – uma aventura congelante” (Disney), ambos com tradução em libras e audiodescrição e um Globo de Neve Gigante, uma réplica dos globos de cristal com neve para que pais e filhos possam interagir e fazer fotografias. Também promove Oficinas de Arte junto à população, canto e coral, enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis produzidos com material reciclável.

Sinopse do espetáculo “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”
Papai Noel decide cancelar o Natal, pois as crianças já não acreditam mais no espírito natalino. Inconformados, os símbolos do Natal Duende, Estrela, Árvore e Boneco de Neve vão bolar um plano para trazer de volta a magia natalina e fazer deste Natal o mais especial de todos os tempos.

Categorias: Cabo Frio Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias