COLUNISTA RC24H / AQUILES BARRETO: Educação: planejamento e compromisso

'É fim de ano, tempo de renovarmos nossas esperanças para o novo ano que se aproxima. E a minha esperança é de que o atual governo finalmente comece a governar a favor da nossa população, dos nossos estudantes'


Existe uma frase que diz que “o trabalho de um educador é irrigar o deserto, não derrubar floresta”. Da mesma forma, o trabalho de um gestor público é investir em educação, facilitar o acesso de crianças e jovens às salas de aula, e não o contrário, como temos visto acontecer em Cabo Frio nos últimos dias. Desde a semana passada temos recebido diversas notícias lamentáveis sobre os rumos da Educação em nossa cidade. Não bastasse os constantes atrasos de pagamento e o pagamento escalonado de servidores, que acontece desde maio deste ano, fomos surpreendidos com a possibilidade de fechamento da Escola Municipal Luis Lindemberg (Guarani), o fim de um dos turnos na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho (Vila Nova) e o anúncio do fim do período integral na Creche Vovó Cinha (Praia do Siqueira).

É preciso lembrar ao governo que quem fecha uma escola pública, favorece a criminalidade. Por isso, em 2017, quando o Ministério Público recomendou que o município não realizasse mais novas matrículas para o Ensino Médio, alegando ser obrigação do governo do Estado, fiz questão de me juntar à luta a favor da manutenção, porque entendo que Educação não é gasto, mas investimento. Foram muitos encontros, reuniões e audiências públicas até que saísse a decisão em favor da Educação. Uma vitória que comemoramos até hoje.

Em março deste ano, quando o atual governo anunciou a demolição do prédio da Escola Luis Lindemberg, o compromisso anunciado era a construção de uma nova escola já para o ano letivo de 2020, com 12 salas de aula, sala de artes, quadra coberta e um anfiteatro para 280 pessoas, que ficaria disponível para a utilização da comunidade em uma área construída com o total de aproximadamente 3 mil m². A capacidade da nova escola seria para cerca de 850 alunos. Já estamos em dezembro e nada disso saiu do papel. Nem a licitação.

Na mesma época, o governo também anunciou que a demolição e limpeza do terreno seriam realizadas de forma gradual, a fim de obter o reaproveitamento do entulho, e que a previsão era concluir todos os trabalhos em 30 dias. No entanto, nove meses já se passaram e o terreno continua cheio de entulhos que acumulam água parada e servem de esconderijo para vários insetos e ratos. Além de planejamento, vemos que falta compromisso por parte do governo.

Com relação ao fechamento do terceiro turno na Escola Arlete Rosa Castanho, cabe ressaltar que ela é a única unidade escolar pública 100% destinada a alunos com deficiência auditiva em toda nossa região. O governo chegou a emitir nota informando que a suspensão se deve ao baixo número de alunos, visto que apenas cinco estudantes frequentam a turma e somente dois são moradores de Cabo Frio. A nota informa, ainda, que os alunos serão encaminhados para a rede estadual de Ensino, que no entanto não possui nenhuma escola preparada para receber esses estudantes.

Por fim, e não menos importante, recebemos com tristeza a informação de que em 2020 a Creche Vovó Cinha não terá mais atendimento em período integral, e o que mais nos chamou a atenção nesse fato foi a justificativa de que isso teria sido um pedido da própria comunidade. Pessoalmente acho pouco provável que um pai, ou uma mãe, afirmem que não precisam de uma creche em período integral, porque conversando com as pessoas, com pais e mães, percebemos que a demanda é justamente o contrário: a necessidade de mais vagas em período integral para que possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados e recebendo os estímulos educacionais necessários nesta fase inicial da vida.

É fim de ano, tempo de renovarmos nossas esperanças para o novo ano que se aproxima. E a minha esperança é de que o atual governo finalmente comece a governar a favor da nossa população, dos nossos estudantes. O futuro de Cabo Frio depende disso.

 

 

 

*Aquiles Barreto é vereador em segundo mandato (2013 a 2016 / 2017 a 2020), ex-presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio (2017/2018) e ex-prefeito interino do município (maio a julho de 2018). É formado em Administração pela Universidade Estácio de Sá, e em Comércio Exterior pela UFRJ.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias