25º Edição do Búzios Cine Festival começa nesta quinta-feira (28)

O festival é aberto à população buziana com mostras de filmes para todas as idades


De 28 de novembro a 1º de dezembro, acontece o evento que já faz parte da história da cidade: o Búzios Cine Festival, esse ano em sua 25ª edição, levando para moradores e visitantes uma programação com filmes inéditos em sessões de pré-estreias, que acontecem no Gran Cine Bardot, além de sessões populares de grandes sucessos da sétima arte, no cinema da Rasa.

O público, poderá assistir aos filmes no Gran Cine Bardot, retirando os ingressos 30 minutos antes das sessões.

A abertura do Festival, na quinta-feira dia 28, terá a exibição para convidados de ‘As Golpistas’, escrito e dirigido por Lorene Scafaria, filme que pode render uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2020 para Jennifer Lopez. A sessão será às 21h.

Outros grandes títulos estarão na programação do Festival: ‘O Jovem Ahmed’, um filme de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, exibido no Festival de Cannes; ‘Doce Entardecer na Toscana’, longa-metragem do polonês Jacek Borcuch, vencedor do Sundance Festival – Prêmio Especial do Júri de Melhor Atriz (Krystyna Janda); ‘O Último Amor de Casanova’, de Benoît Jacquot; ‘Synonymes’, do diretor israelense Nadav Lapid, que faturou o Urso de Ouro no Festival de Berlim; ‘Joel’, do cineasta argentino Carlos Sorin e ‘A Batalha Das Correntes’, de Alfonso Gomez-Rejon.

Para as sessões populares, foram escolhidos os clássicos que marcaram gerações como ‘O Resgate do Soldado Ryan’, de Steven Spielberg, com Ryan Hurst e Tom Hanks, vencedor de cinco prêmios Oscar; ‘Tootsie’, comédia de Sydney Pollack indicada a 10 Oscars, inclusive à Melhor Filme, com Dustin Hoffman e Jessica Lange; ‘Central do Brasil’, de Walter Salles, com Fernanda Montenegro, ganhador do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e do Urso de Ouro no Festival de Berlim; ‘Hook – A Volta do Capitão Gancho’, de Steven Spielberg, com Robin Williams, Dustin Hoffman e Julia Roberts; ‘Moulin Rouge – Amor em Vermelho’, musical premiado de Baz Luhrmann e estrelado por Nicole Kidman.

Nos dias 28 e 29 de novembro, o Gran Cine Bardot também se torna casa do 18º Show Búzios. Nos dois dias, trailers e campanhas dos futuros lançamentos serão exibidos e os balanços de 2019 serão apresentados, nesse encontro entre exibidores e distribuidores, que promove um importante debate sobre o futuro do cinema no Brasil.

O festival também vai contar com exposições de fotos e pôsteres voltados para o universo cinematográfico.

Inauguração do Projeto Cine Escola acontece na sexta-feira (29)

Além da exibição dos filmes, estão programadas atividades culturais, como o Projeto Cine Escola, realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com a participação de 70 alunos da Escola Municipal Profa. Regina da Silveira Ramos Vieira, em São José.

O Projeto Cine Escola vai ser inaugurado no festival com a exibição do filme Lixo Extraordinário, no Gran Cine Bardot, a partir das 15h.

A Programação

Cine Teatro Rasa

Rua Paulo de Frontin, nº18 – Búzios

Sábado, dia 30 de novembro

15h

‘Hook – A Volta do Capitão Gancho’

Duração: 2h24m / EUA

De Steven Spielberg, com Robin Williams, Dustin Hoffman e Julia Roberts

Sinopse:

Aos quarenta anos Peter Banning (Robin Williams), que um dia já foi Peter Pan, é um homem tão envolvido com o trabalho que deixou de dar atenção à família e esqueceu a sua origem. Mas o Capitão Gancho (Dustin Hoffman) seqüestra seus filhos, obrigando-o a retornar à Terra do Nunca.

17h

‘Central do Brasil’

Duração: 1h55m/ França, Brasil

De Walter Salles, com Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira

Sinopse:

Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

19h

‘O Resgate do Soldado Ryan’

Duração: 2h50m / EUA

De Steven Spielberg, com Ryan Hurst e Tom Hanks

Sinopse:

Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

Domingo, dia 1º de dezembro

15h

‘Tootsie’

Duração: 1h59m / EUA

De Sydney Pollack, com Dustin Hoffman e Jessica Lange

Sinopse:

Michael Dorsey (Dustin Hoffman) é um ator perfeccionista que não consegue emprego devido ao seu temperamento. Quando George Fields (Sydney Pollack), seu empresário, diz que ninguém vai contratá-lo por causa de seu gênio difícil, ele resolve se vestir de mulher. Com o nome de Dorothy Michaels consegue um papel em uma novela diurna que se torna um grande sucesso, mas existe um problema: ele está se apaixonando por Julie (Jessica Lange), uma das atrizes com quem contracena.

19h

‘Moulin Rouge – Amor em Vermelho’

Duração: 2h10m / Austrália, EUA

De Baz Luhrmann, com Nicole Kidman e Ewan McGregor

Sinopse:

Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge

Gran Cine Bardot

Travessa dos Pescadores, nº 88, Búzios

Sexta-feira, dia 29 de novembro

19h

‘O Jovem Ahmed’

Duração: 1h30m/ Bélgica, França

De Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, com Idir Ben Addi e Olivier Bonnaud

Sinopse:

Ahmed é um menino muçulmano de 13 anos de idade que vive na Bélgica. Seguindo as palavras de um imã local, e inspirado nos passos do primo extremista, ele começa a rejeitar a autoridade da mãe e da professora. Quando se convence de que a professora é uma pecadora por ministrar um curso de árabe sem utilizar o Corão, Ahmed decide matá-la para impressionar os líderes religiosos e agradar a Alá. Depois do ato, o adolescente precisa lidar com as consequências.

21h

‘O Último Amor de Casanova’

Duração: 1h38m/ França

De Benoît Jacquot, com Vincent Lindon, Stacy Martin e Valeria Golino

Sinopse:

Casanova, conhecido por gostar de participar de diversão e esbórnia, chega em Londres após deixar o exílio. Nesse novo lugar, ele conhece Marianne de Charpillon, uma moça que o atrai a ponto de fazê-lo deixar sua vida de conquistador de lado.

Sábado, dia 30 de novembro

17h

‘Doce Entardecer na Toscana’

Duração: 1h36m/ Polônia

De Jacek Borcuch, com Krystyna Janda, Kasia Smutniak e Antonio Katana

Sinopse:

Maria Linde é uma polonesa descendente de judeus imigrantes que vive desde a infância em uma pacífica vila da Toscana italiana com seu marido Antonio, onde geralmente recebe a visita de sua filha Anna, seu genro Mina e seus netos Elena e Salvatore, fazendo festas para familiares e amigos. Maria, uma poetisa de espírito livre com décadas de carreira, e ganhadora do Prêmio Nobel de literatura por seus trabalhos e poemas. Mas essa vida encantadora e perfeita termina de repente quando ela se dá conta de um ataque terrorista sangrento ocorrido em Roma. Maria é chamada a fazer um discurso de agradecimento pelo Prêmio Nobel na prefeitura em frente ao prefeito e ao resto da cidade, mas confusa e perturbada com o ataque, ela faz um discurso rejeitando inesperadamente o prêmio devido ao ato violento.

19h

‘As Golpistas’

Duração: 1h50m/ EUA

De Lorene Scafaria, com Jennifer Lopez, Constance Wu, Julia Stiles e Cardi B

Sinopse:

Em entrevista concedida a Elizabeth, jornalista da New York Magazine, a ex-stripper Destiny conta em detalhes como conseguiu o emprego e conheceu Ramona ícone do meio que logo se tornou sua grande amiga. Devido à crise financeira que abalou Wall Street em 2008, Destiny e Ramona viram o declínio na quantidade de clientes na boate em que trabalham afetar sua própria rentabilidade. Com isso, decidem elas mesmas iniciar um plano onde, juntamente com algumas amigas, vão atrás de homens em restaurantes para, após dopá-los, faturar em cima de seus cartões de crédito.

21h

‘Synonymes’

Duração: 2h03m/ França, Israel, Alemanha

De Nadav Lapid, com Tom Mercier, Louise Chevillotte e Quentin Dolmaire

Sinopse:

Yoav é um adolescente israelense que foge de seu país e parte para a França, onde vive em Paris enquanto esconde a sua identidade. Determinado a extinguir suas origens, seu principal companheiro é um dicionário de francês-hebreu.

Domingo, dia 1º de dezembro

19h

‘Joel’

Duração: 1h39m/ Argentina

De Carlos Sorin, com Victoria Almeida, Diego Gentile, Joel Noguera e Ana Katz

Sinopse:

Incapazes de ter filhos, Cecília e Diego recebem um telefonema da agência de adoção para a qual se registraram, há algum tempo. A chegada súbita de Joel, um garoto de 9 anos com uma história muito dura, vai mudar o curso de suas vidas.

21h

‘A Batalha Das Correntes’

Duração: 1h 47m/ EUA

De Alfonso Gomez-Rejon, com Benedict Cumberbatch e Michael Shannon

Sinopse:

Ambientado no final do século XIX, a Guerra das Correntes, que foi uma disputa entre Thomas Edison e George Westinghouse sobre como deveria ser feita a distribuição da eletricidade. Edison fez uma campanha pela utilização da corrente contínua para isso, enquanto Westinghouse defendia a corrente alternada.

 

 

*Colaboração: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

Categorias: Armação dos Búzios Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias